________________________________________________________________________________ VARSÓVIA
Varsóvia é a capital e maior cidade da Polônia. Está localizada às margens do rio Vístula, a cerca de 260 km da costa do mar Báltico. A cidade foi duramente atacada e bombardeada, entre 1939 e 1944, pelos alemães na segunda guerra mundial, onde 75% de suas construções viraram ruínas, só na Insurreição de Varsóvia (Levante heroico pela liberdade) entre agosto e outubro de 1944 morreram 200 mil pessoas, devido aos ataques sem piedade pelas tropas de Hitler como repressão ao marcante Levante de Varsóvia.
A cidade renasceu das cinzas, foi reconstruída com ajuda de outras nações e arquitetos colaboradores, preservando ao máximo suas origens. Mas, a Varsóvia do final do século XX deu um salto e vem se modernizando com construções de arquitetura moderna e arrojada.
*QUANDO FOMOS
Se não estiver interessado na prática de esportes invernais, a melhor época para conhecer a Polônia e especialmente a cidade de Varsóvia é do começo de maio ao final de setembro, nessa época as temperaturas podem ultrapassar os 25ºC. Visitamos a cidade em julho de 2013.
*ONDE FICAMOS
Sempre digo! Hospedagem em qualquer lugar vai depender muito das preferências de cada viajante. Sempre procuramos nos hospedar nas proximidades das atrações turísticas, tipo centro histórico. Nas cidades europeias, geralmente, os pontos turísticos estão concentrados na região central, Praça do Castelo.
Em Varsóvia, nos hospedamos próximo ao centro histórico, ótima localização e dá para caminhar até a cidade antiga.
Radisson Blu Centrum Hotel – Grzybowsha, 24 - Varsóvia.
*O QUE FIZEMOS
Varsóvia sofreu grande destruição no século passado devido à segunda guerra mundial. Hoje a cidade está reconstruída, conservada, bonita, limpa e seu centro histórico repleto de casarões, castelos, igrejas, praças, bares, restaurantes e muitos turistas. Além do Centro Histórico, há outras atrações na cidade que vale visitar, com destaque para o Palácio da Ciência e da Cultura, o Parque Lazienkowski, Igrejas, Palácios e Praça da Sereia.
A cidade é bem servida por seu sistema de transporte público, bondes elétricos, ônibus e metrô. Eles alcançam boa parte das principais atrações. Mas, a cidade é bem agradável para explorá-la a pé também.
1º DIA
*Golden Terraces
Vindo da Cracóvia, chegamos a Varsóvia no final da tarde. Após hospedagem, seguimos para o Golden Terraces Shopping Centre, localizado ao lado da Aleja Janna Pawla II (Av. João Paulo II). O complexo comercial é ultramoderno, teto em curvas de vidro, que de longe parece com ondas do oceano.
Aqui ficamos até o final da noite, tomamos aquela cervejinha polonesa e jantamos. Muito bom! Vale a visita.
2º DIA
*Palácio da Cultura e Ciência
O Palácio da Cultura e Ciência, projetado pelo arquiteto russo, Lew Rudniew, e erguido nos anos 1952 a 1955, é o edifício mais alto de Varsóvia e o maior símbolo da arquitetura do regime socialista soviético na cidade. A imponente construção de 230m de altura até o pináculo foi um presente da União Soviética para o povo polonês no período pós-guerra como símbolo de poder e força do regime socialista sobre os poloneses.
Devido a sua altura é fácil de ser visto de qualquer ponto da cidade e está localizado ao lado da Aleja Janna Pawla II - Av. João Paulo II uma das principais artérias de Varsóvia.
*Parque Lazienkowski
O Parque é uma grande e bela área dentro de Varsóvia com muito verde, jardins, lagos, barcos e pequenos animais e aves. O local é ótimo para passear, relaxar e curti a natureza e possui diversas atrações, com destaque para o Palácio Lazienk e o Monumento a Chopin.
O palácio, construído no século XVII, que parece flutuar sobre um lago, foi usado como residência de verão da realeza polaca e nos jardins, está um monumento em homenagem a Frederic Chopin.
No momento da nossa visita o dia estava ensolarado o que deixou o passeio ainda mais proveitoso. No verão é mais bonito! O local é muito agradável, limpo, organizado e bem cuidado. Na Europa é assim!
*O Castelo Real
O Castelo Real de Varsóvia é um antigo palácio polaco que serviu de residência oficial dos Reis da Polônia. A construção original data do século XIII, mas, no ano de 1596, houve a mudança da capital da Polônia de Cracóvia para Varsóvia, e o palácio passou a ser a residência do rei. O castelo também foi bastante danificado durante a II Guerra e restaurado na década de 1970. Hoje, no Castelo Palácio funcionam museu e centro cultural.
*Praça do Mercado
Conhecida como Praça da Sereia, foi destruída durante a segunda guerra mundial e totalmente reconstruída nos moldes original. A Praça do Mercado é muito bonita, cheia de cafés, restaurantes, lojinhas de souvenir e gente por todos os lados, ótimo lugar para sentar e degustar uma cerveja e a cozinha polonesa, relaxar e apreciar o vai e vem da cidade. Imperdível!
*O Barbakan
Antigas muralhas de Varsóvia, o lugar é ótimo para caminhar e apreciar artistas pintando e expondo seus trabalhos. O Barbakan é um complexo de fortificação, preservado e bem conservado, que nos leva a uma viagem de volta ao tempo, possui bons restaurantes e a Basílica de São João Batista, a mais antiga das igrejas de Varsóvia, construída em 1339. Bem interessante!
*Nowy Swiat Street
Nowy Swiat é uma avenida com sequência de cafés, restaurantes, lojas, calçadas largas e bem decoradas. O local é bem interessante para caminhar num final de tarde ensolarado como tivemos, afinal estávamos no verão. A avenida é movimentada com muita gente bonita. Vale a pena a caminhada!
3º DIA
Depois do café da manhã, saímos de Varsóvia em viagem pela rodovia A2, região da Grande Polônia, atravessando a ponte sobre o Rio Oder na fronteira polonesa alemã, com destino a Berlim a cidade símbolo da reunificação.
-Para visitar o roteiro de Berlim clique aqui: Berlim-Alemanha
___________________________________________________________________________________________
Eu Fui e Recomendo - julho de 2013