__________________________________________________________________________________________ LONDRES EM 8 DIAS

A capital do Reino Unido, se destaca como uma das cidades mais importantes do mundo e um grande destino turístico também. O rio Tâmisa serpenteia a cidade com suas belas pontes que ligam os flancos do Tâmisa dando vida e charme a Londres. Dentre nativos e imigrantes dos quatro cantos do mundo, a capital inglesa possui mais de sete milhões de habitantes que falam uma infinidade de línguas e representam grande número das religiões existentes.

Rio Tâmisa - Londres

Londres é uma metrópole global, diversificada um caldeirão cultural que os londrinos têm orgulho. Cada zona da cidade tem sua própria característica e peculiaridade que oferecem aos visitantes inúmeros pontos turísticos, dentre eles: palácios, parques, praças, avenidas, pontes do Tâmisa, museus, galerias de artes, teatros, restaurantes, pubs e muito calor humano.

Diante de tantas atrações, a melhor maneira de começar a conhecer Londres é pelo centro. A cidade é movimentadíssima e vive diuturnamente com uma energia incrível!

*Dicas:

-Moeda, Libra Esterlina. -Governo Inglês, Monarquia Parlamentarista. -Estação principal de trem “London St Pancras”. -Cuidado! A cidade possui 5 aeroportos, veja o seu. -Londres é enorme, hospede-se no centro ou próximo.  -Peça um mapa turístico no hotel e trace sua rota diária. -Prato típico, "Fish and Chips" (peixe com batatas fritas). -Restaurante Bella Itália, pratos a partir de 7 a 17 libras, em Convent Garden possui cinco unidades. -Tome muita água, compre nos supermercados é bem mais barato. -Compre um SimCard e fique conectado à internet 24 horas. Usamos o SimCard adquirido em Bruxelas. -Se usar muito transporte público, adquira o “London Pass”. -Quase todos museus de Londres a entrada é grátis.

*QUANDO FOMOS

Londres foi a quinta cidade que visitamos em nosso tour sobre trilhos pela Europa. Havíamos passado por Bruxelas e Bruges na Bélgica, Colônia na Alemanha, Amsterdã na Holanda e para finalizar nossas férias chegamos a Londres em meados de julho de 2018, verão europeu, céu estava limpo, temperatura agradável e muitos turistas chegando na Estação Central “London St Pancras” para desfrutar das belezas que a cidade oferece aos visitantes. Foi nesse clima que desembarcamos para uma estada de oito noites na eclética e charmosa capital inglesa.

*ONDE FICAMOS

Londres possui uma infinidade de hotéis espalhados por todas as regiões da cidade, que atendem os mais diversos gostos. Na nossa opinião, o melhor lugar para hospedagem é no centro, principalmente se é a sua primeira vez em Londres. Essa região divide-se em bairros e os mais procurados são: Westminster, Soho e Covent Garden. São neles que estão os principais pontos turísticos da capital inglesa.

Durante nossas viagens sempre procuramos a região central das cidades ou o mais próximo possível, assim fica fácil de fazer quase tudo a pé. Em Londres, para nossa estada de 8 noites, reservamos o Royal National Hotel, localizado na região do Covent Garden, zona central de Londres. Ao lado do hotel, está a praça "Russell Square" com vários pontos de transporte público, inclusive a estação de metrô Russell e, à alguns passos, fica o fabuloso Museu Britânico “British Museum”.

*Dicas:

-Hotel Royal National***. -Endereço: Bedford Way, 38-51 – Londres. -Café da manhã continental – Grátis. -Café da Manhã completo - Sobretaxa de 5 euros por pessoa. -Ótima localização, limpo, funcionários atenciosos.

*O QUE FIZEMOS

A Capital Britânica é uma cidade repleta de atrações que requer dos visitantes tempo para conhecê-la com calma. Por isso, nossa dica é dividir a cidade por região e explorar ao máximo o que cada uma delas oferece. Para nossa estada de 8 noites na cidade, a partir do extenso mapa turístico de Londres, preparamos roteiros por região, e se puder, passe pelo menos um dia em cada uma das seguintes regiões:

1.Região Central de Londres

-British Museum, Covent Garden, Covent Garden Market. -Palace Theater, Royal Ópera House. -Trafalgar Square, The National Gallery, Piccadilly. -Regent’s Street (Zara, H & M, Apple Store, Burberry). -Leicester Square e Chinatown.

Essa foi nossa primeira viagem a Londres, ficamos hospedados na região central da cidade, próximo ao Museu Britânico, com isso, facilitou bastante conhecer logo o centrão da capital inglesa, iniciando pelo Museu Britânico.

*The British Museum

O Museu Britânico, fundado no ano de 1753 possui uma grandiosa coleção permanente que inclui antiguidades egípcias, entre elas a famosa Pedra Roseta, os frisos do Parthenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, possui também, o maior acervo de múmias, que supera até os museus do próprio Egito.

O lugar é riquíssimo, com tanta história de vários lugares e de vários povos, fica até difícil descrever em palavras. Ver tudo numa única visita, torna-se praticamente impossível. Mas, como a entrada é gratuita você pode retornar várias vezes se assim desejar.

*Dicas:

-Endereço: Great Russell Street, Bloomsbury, Londres. -Horário: Sábado a quinta-feira das 10 às 17:30 horas. Sexta-feira das 10 às 20:30 horas. -Entrada: grátis (o museu é mantido pelo governo britânico e por doações, ao final da visita, se desejar, deixe sua contribuição).

*Covent Garden

O distrito de Covent Garden, região central de Londres, é dominado por estabelecimentos comerciais, teatros, restaurantes, pubs e fast foods. No coração do bairro está o Covent Garden Market (Apple Market), um complexo de lojas, restaurantes, souvenir, artesanatos e muita animação, o local é bem turístico.

O mercado está localizado numa praça, tipo calçadão, onde é proibida a circulação de veículos. Isso é muito bom! Porque os artistas de rua estão sempre fazendo apresentações musicais, circenses e brincadeiras. Confira!

*Palace Theater – Teatro do Palácio

O prédio do Palace Theater é uma imponente estrutura de tijolinhos vermelhos que se destaca entre os outros edifícios. Construído em 1891, o Teatro do Palácio tem capacidade para 1.400 lugares e oferece apresentações de peças teatrais e musicais. Quando passamos por aqui estava em cartaz o musical “Harry Potter and the Cursed Child” (Harry Potter e a Criança Amaldiçoada).

Nessa região do Covent Garden há vários outros teatros, a exemplo do Royal Ópera House, sede da Royal Ópera, do Royal Ballet e da Orquestra da Ópera Real.

*Dicas:

-Palace Theater. -Endereço: Av. Shaftesbury, 113 - Soho – Londres.

*Trafalgar Square

A Trafalgar Square é uma praça no centro da capital inglesa, criada em 1830 para comemorar a vitória da Marinha Real Britânica nas Guerras Napoleónicas em especial a Batalha de Trafalgar. No centro da praça está a grandiosa Coluna de Nelson, rodeada de quatro leões de bronze, construídos a partir do metal fundido dos canhões franceses. Esse obelisco é um tributo ao almirante Nelson, falecido quando estava à frente da armada britânica na Batalha de Trafalgar.

A Praça é animadíssima e disputada a qualquer hora do dia por turistas na tentativa de fazer boas fotos, mas com paciência consegue-se. O logradouro é um símbolo de grande importância social e política para os londrinos.

Na parte alta da praça está o magnífico prédio da National Gallery. Não deixe de visitar!

*The National Gallery

A National Gallery é a maior pinacoteca do Reino Unido, fundada em 1824, abriga uma coleção com mais de 2.300 peças de artistas europeus do período entre o século XIII e o século XX.

A Pinacoteca, desde que foi inaugurada em 1838, tem como objetivo tornar a arte acessível a pessoas de todos os níveis sociais. Dessa forma, oferece palestras e eventos para o público, muitos deles gratuitos.

Para quem não domina o inglês ou quer conhecer a galeria no seu próprio ritmo, são oferecidos áudio-guias em diversos idiomas, inclusive em português. A Pinacoteca é a mais bonita que já visitamos, tanto as obras como a beleza arquitetônica no interior do prédio. Confira!

*Dicas:

-Endereço: Trafalgar Square – Londres. -Metrô: Estação Leicester Square. -Horário: Diariamente das 10 às 18, Sexta-feira 10 às 21. -Entrada: Gratuita para a coleção permanente e paga para exposições temporárias.

*Piccadilly

A Praça Piccadilly é sinônimo de lazer, compras e diversão. Aqui possui grande quantidade de lojas, cinemas, teatros, casas noturnas e muitos restaurantes para variados gostos. O lugar é dos mais animados de Londres com vida intensa dia e noite, sem falar nas belas fachadas dos prédios que a rodeiam.

Se puder faça uma visita a noite também, a praça fica muito bonita, especialmente quando as luzes começam a brilhar. A praça é conhecida por seus painéis luminosos de neon e pela fonte e estátua de Eros situada ao centro do logradouro.

Estando na Piccadilly aproveite para fazer uma caminhada pela Regent Street, repleta de lojas de marcas internacionais (Zara, H&M, Apple, Burberry). Esqueça os preços em libras!

*Chinatown e Leicester Square

O Chinatown de Londres não é diferente de outros em diversas cidades mundo a fora. O lugar é um autêntico pedacinho da China dentro da capital inglesa. O pequeno bairro chinês é bem completo, possui a decoração clássica chinesa, comida típica, lojas, livrarias, jornais e muita cultura oriental, um verdadeiro oásis para os chineses que vivem em Londres. O lugar é ótimo para passear sem pressa no final da tarde e experimentar a diversidade da cozinha chinesa.

Outro lugar pertinho do Chinatown e a Leicester Square, uma das praças mais famosas da cidade. A praça é um reduto da boemia, muito frequentada por londrinos e turistas, fica pertinho de Piccadilly Circus e de Trafalgar Square. Se você ainda tiver energia, o lugar é excelente para curti a noite. Não ficamos, afinal o dia foi intenso, no outro dia iriamos explorar a região de Westminster.

2.Região de Westminster e Saint James   

-Green Park, Palácio de Buckingham. -Victoria Memorial, Saint James’s Park. -Abadia Westminster, Palácio Westminster. -Torre do Relógio e o Sino Big Ben.

*Green Park

Começamos nosso tour em Westminster pelo Green Park, essa grande área verde localizada ao lado do Palácio de Buckingham, entre o Hyde Park e o Saint James’s Park. Diferentemente desses dois, o Green Park não possui grandes lagos, nem seus imponentes memoriais ou estátuas. Porém, a beleza está composta por centenas de árvores gigantes, ótimo para fugir do barulho da cidade e fazer um passeio relaxante.

*Palácio de Buckingham

Construído em 1703 para o duque de Buckingham, sendo que em 1762 o rei George III adquiriu o edifício para ser utilizado como residência privada. O interior do palácio pode ser visitado durante poucas semanas do ano, normalmente entre julho e outubro. Existem dois tipos de visita: uma delas é para visitar os Salões do Estado e a outra inclui, além dos salões, as Cocheiras Reais e a Galeria da Rainha.

Ao visitar o Palácio, mergulhe na história, saiba uma pouco sobre a família real britânica e as histórias de monarcas desde os tempos medievais até os tempos modernos. Estando por essa região de Londres, aproveite para ver a troca da guarda.

*Dicas:

-A visita ao Palácio varia de £13 a £42. -Horário de visita: De 21 de julho a 31 de agosto: 9:30 às 19 horas. De 1º de setembro a 30 de setembro: 9:15 às 18 horas.

*Troca da Guarda

Além das visitas ao Palácio de Buckingham, durante o ano acontece a Troca da Guarda em frente ao palácio, uma cerimônia que mobiliza milhares de turistas, onde os guardas que fazem a segurança são substituídos com muita pompa, acompanhados por uma banda musical e pela cavalaria real. O ato tem um colorido especial, devido ao tradicional fardamento vermelho e o longo chapéu de plumas na cor preta.

-Troca da Guarda: De maio a julho – diariamente as 11:30. Demais meses – dias alternados.

*Victoria Memorial

Outra atração em frente ao Palácio de Buckingham é o Memorial da Rainha Vitória, trata-se de um monumento localizado no centro dos Jardins da Rainha no início da extensa avenida “The Mall”, que liga do Memorial até a Trafalgar Square. Ao lado da avenida está o Saint James’s Park.

*Saint James’s Park

Esse é o mais antigo dos parques Reais de Londres. O parque não é tão grande e é menos conhecido que os demais. Porém, sua localização privilegiada, praticamente em frente ao Palácio de Buckingham, faz com que seja um dos parques mais bem cuidado de Londres.

O Saint James’s Park é muito fotogênico, perfeito para caminhar sem pressa entre árvores, lagos, cisnes, pontes e fazer boas fotos. Ah! Estava aquele calorzão do verão europeu, nem deu vontade de sair do parque, porém, caminhar é preciso e fomos até a Abadia Westminster.

*Abadia Westminster

A Abadia Westminster em estilo romano foi construída ao longo de vários séculos. O imponente templo que se eleva a margem do Tâmisa é o mais antigo e famoso da capital inglesa. No ano de 1065, a monumental Abadia foi concedida para dar abrigo aos monges beneditinos.

Dentre os acontecimentos da história recente, nessa Abadia foram celebrados o funeral da princesa Diana e o casamento do Príncipe William com a Duquesa de Cambridge. Belíssimo templo! Há pouco metros está o grandioso prédio do Parlamento Britânico.  

*Dicas:

-Horário de visita: -Segunda terça quinta e sexta, das 9:30 às 16:30 horas. -Quarta, das 9:30 às 19 horas. -Sábado, das 9:30 às 14:30 horas. -Domingo: fechada para os turistas. -Ingresso: Varia entre £9 a £20.

*Palácio Westminster

O Palácio de Westminster está localizado a margem do rio Tâmisa e abriga o Parlamento Britânico desde o ano de 1512. A rica fachada do edifício emoldura as águas do Tâmisa formando uma bela vista panorama. O edifício possui 1200 salas, 11 pátios e 3,5 Km de corredores. Para completar a ostentosa edificação, o palácio está flanqueado por duas torres: A Victoria Tower e a carismática Torre do Relógio e do Big Ben.

*Dicas:

-Visita guiada. -Sábados: das 9:15 às 16:30 horas. -Mês de agosto: Segundas, das 13:15 às 17:30 horas, Terça a sexta, das 9:15 às 17:30 horas. -Mês de setembro: Terça a sexta, das 9:15 às 16:30 horas. -Ingresso/Preço: Adulto, entre £18 e £28; estudante, entre £15,50 e £20.

*Torre do Relógio e o Sino Big Ben

A torre do Big Ben foi construída em 1858, essa torre possui 106 metros de altura e abriga quatro gigantescos relógios de 7 metros de diâmetros, situados em suas faces.

Embora muita acha que o Big Ben é o relógio, na verdade, esse pensamento não é certo, já que o Big Ben é um enorme sino de 14ton que se encontra no interior da torre. Fica aí a explicação para quem ainda não sabia!

Pena que quando passamos por Londres, o prédio do Parlamento passava por reformas e a torre que abriga os Relógios e o sino Big Ben estava coberta de andaimes. Mas, isso não seria motivo para não registrar aqui esse símbolo que tanto representa para turistas e ingleses. Aqui finalizamos mais dia na capital inglesa.

3.Região Central do Tâmisa

-Museu de cera Madame Tussauds. -Westminster Bridge, Aquário de Londres. -The London Dungeon, London Eye. -Passeio de Barco pelo Rio Tâmisa.

Nosso dia começou pelo Madame Tussauds. Você pode achar estranho, já que o museu está bem distante do Rio Tâmisa. Não se assuste, eu explico! Isso mesmo, por estar localizado totalmente fora do contexto turístico dessa região do Tamisa, fizemos a vista ao museu logo pela manhã.

*Museu Madame Tussauds

Já havíamos visitado o Madame Tussauds de Nova York, ambos possuem praticamente os mesmos personagens e estrelas. Caminhe de sala em sala, faça pose ao lado de famosos, junte-se às suas celebridades favoritas e faça um click com as estrelas de Hollywood ou com os famosos Beatles.

Vá até a Varanda Palaciana e sinta-se um membro da família Real, nem que seja de cera (risos). Finalizada a visita, almoçamos num restaurante bem ao lado do museu. Depois pegamos um Uber com destino a Westminster.

*Dicas:

-Endereço: Marylebone Rd, Londres. -Horário: Segunda a Sexta das 10 às 16 horas. -Sábado e domingo das 9 às 16 horas. -Ingressos: Bilheterias ou no site: www.madametussauds.com/london/en.  -Há ingresso combinado com outra atração, compramos Madame Tussauds com London Eye. Fica mais em conta, valeu!

*Westminster Bridge

A Ponte de Westminster foi inaugurada em 1862, projetada em arcos sobre o rio Tâmisa, é considerada a mais antiga da cidade e provavelmente a mais movimentada de Londres.

Ao atravessar a ponte, o destaque vai para a London Eye e a Torre do Big Ben, ambas localizadas as margens do Tâmisa em lados opostos. Vale muito fazer a travessia, caminhar calmamente, tanto pelo dia como a noite.

Hoje a ponte conta com proteções para pedestres, instaladas depois do atentado terrorista em 22 de março de 2017, quando uma Van invadiu a calçada fazer dezenas de feridos e vítimas fatais. Lamentável!

*Dicas:

-Endereço: Westminster Bridge. -Comprimento: 252 metros. -Largura: 26 metros. -Início da construção: 1738 -Inauguração: 24 de maio de 1862.

*Aquário de Londres e The London Dungeon

Não visitamos essas duas atrações, localizadas a margem do Tâmisa, pertinho da roda gigante London Eye, mesmo assim, faço aqui o registro para quem deseja visitá-las. Decidimos não visitar o aquário porque já conhecemos outros da mesma categoria a exemplo do fabuloso Aquário de Lisboa. Com relação ao The London Dungeon, não faz muito nosso gênero, a atração recria vários eventos históricos sangrentos e macabros com humor, um estilo humor negro.

*Dicas do aquário:

-Endereço: Country Hall, Westminster Bridge. -Horário/Funcionamento: Diariamente das 9:30 às 18 horas. -Exposição de Tubarões, pinguins, etc.

*Dicas do Dungeon

-Endereço: Riverside Building, Country Hall. -Horário/Funcionamento: Diariamente das 10 às 17 horas. -Categoria: terror com humor.

*Roda Gigante - London Eye

A monumental roda gigante foi construída no ano 2000 para comemorar a chegada do novo milênio, daí por diante, a roda gigante se converteu em uma das atrações mais famosas de Londres. A surpreendente estrutura metálica possui 135 metros de altura, 32 cabines de vidro com capacidade para 25 pessoas, cada.

A imponente roda ficou conhecida como London Eye (Olho de Londres). A London Eye gira lentamente, uma volta completa pelas alturas leva cerca de 30 minutos, com vistas panorâmicas incríveis de Londres.

A experiência é única, mesmo o ingresso sendo um pouco caro e enfrentar uma grande fila, nada disso nos tirou o ânimo de girar pelo céu londrino. Aproveite e faça belas fotos. Valeu a pena!

-Adquirimos bilhete combinado Museu Madame Tussauds e London Eye, fica mais barato comprar juntamente para duas ou mais atrações.

-Horário: -Janeiro a maio e setembro a dezembro: 11 às 18 horas. -Junho, julho e agosto: 10:00 às 20:30 horas. -Preço/Ingresso: -Adulto: £24,95. -Crianças de 4 a 15 anos: £19,95. -Maiores de 60 anos: £21,00. -Menores de 4 anos: entrada gratuita.

*Passeio de Barco pelo Rio Tâmisa

Depois de um giro na London Eye e admirar Londres do alto com vistas panorâmicas incríveis, uma ótima pedida é o passeio de barco pelo Tâmisa, preferencialmente final de tarde e início da noite.

Nosso tour sobre as águas do Tâmisa saiu do Píer ao lado da London Eye, com destino a Tower Bridge, optamos pelo passeio com ida e volta, com desembarque final no Westminster Píer, em frente a London Eye.

O passeio durou cerca de 1 hora e meia, passando pelos principais pontos turísticos da cidade, localizados as margens do Tâmisa, como: a Torre do Big Ben, o Parlamento, o Museu Tate Modern, o Capitólio da Catedral Saint Paul, a Ponte do Milênio e a belíssima Tower Bridge.

Ponte do Milênio - Rio Tâmisa - Cúpula da Catedral St Paul

O tour pelo Tâmisa nos leva a momentos inesquecíveis por paisagens, pontes e edificações em ângulos totalmente diferentes dos já vistos, além disso, sinta a beleza arquitetônica de cada ponte quando o barco mergulha sob os arcos, aproveite e faça fotos inéditas. Foi nesse clima que encerramos mais um dia na capital inglesa.

*Dicas:

-Saída: Píer de Partida, a partir das 10 horas:  London Eye, Westminster, Tower of London e Greenwich. -Duração: 45 minutos entre o Parlamento e a Tower Bridge. -Tíquetes: £12.50 (adulto) e £6.50 (crianças 4 a 15 anos). -Há passeios também com almoço e jantar inclusos.  

4.Região de Notting Hill, South Kensington e Chelsea

-Wellington Arch, Loja de Departamentos “Harrods”. -Victoria and Albert Museu, Museu História Natural. -Museu da Ciência, Royal Albert Hall, The Albert Memorial. -Kensington Gardens Parque, Palácio Kensington. -Hyde Park, Memorial Lady Diana. -Marble Arch e Oxford Street.

Essa região de Londres concentra uma diversidade de atrações e requer tempo para fazer tudo com tranquilidade. Nosso tour a pé por esses bairros londrinos começou cedo e teve como ponto de partida o Wellington Arch. Para chegar de maneira mais rápida utilize o Metrô, bem ao lado do Arco de Wellington está a estação Hyde Park Corner, linha Piccadilly.

*Wellington Arch

O Arco de Wellington está pertinho do famoso Hyde Park, localizado numa praça conhecida como Hyde Park Corner. Também conhecido como Arco da Constituição, o Wellington Arch foi edificado em 1825 para comemorar as vitórias britânicas nas guerras Napoleônicas.

Muito bonito! Lembra um pouco o Arco do Triunfo de Paris. Daqui, seguimos para a Loja Harrods.

*Loja de Departamentos Harrods.

A Harrods é a loja de departamentos mais famosa de Londres e uma das lojas mais luxuosas do mundo, portanto, seus preços são bastante elevados. Nesse milionário templo do consumo, estão grifes famosas, como: Gucci, Yves Saint Laurent, entre outras mundialmente conhecidas, além, de alguns restaurantes e cafés.

Como visita turística, a luxuosa loja oferece uma deslumbrante sala egípcia decorada com pinturas, estatuas e fontes com diferentes temas. Vale a pena conhecer a sala egípcia. Imperdível! Daqui seguimos para o Victoria and Albert Museum.

*Victoria and Albert Museum

O Victoria and Albert fundado em 1852, é considerado o maior museu de arte e design do mundo. O extenso acervo é composto por mais de quatro milhões de peças, artes decorativas procedentes de várias partes do mundo. A coleção possui artefatos de origem indiana, chinesa, coreana, japonesa, islâmica e de vários países da Europa.

A riquíssima coleção do museu expõe joias, peças de vidro, armas, armaduras, cerâmicas, móveis, peças arquitetônicas, pinturas, metais. Visite e confira a riqueza do acervo. A 300 metros está o Museu de História Natural.

*Dicas:

-Endereço: Cromwell Road (300m do Museu História Natural). -Horário: Todos os dias, das 10 às 17:45 horas (sextas até as 22 horas). -Entrada: Entrada gratuita. -Como chegar: Metrô - Estação South Kensington - Linha Piccadilly.

*Museu História Natural

O belíssimo prédio de arquitetura românica que abriga o Museu de História Natural de Londres, por si só, já é um atrativo. Porém, para completar a imponência, o museu possui uma enorme coleção, cerca de 80 milhões de exemplares.

O rico acervo está dividido em cinco categorias: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia, que vai de micro-organismos a esqueletos de dinossauros, mamutes e baleias. Dentre as exposições mais valiosas estão espécies coletadas por Charles Darwin, autor da teoria da evolução das espécies. 

-Endereço: Cromwell Road – Londres. -Horário: diariamente de 10 às 17:50 horas. -Entrada: gratuita para exposição permanente.

-Pertinho do Museu de História Natural está outro museu que merece uma visita, trata-se do Museu da Ciência.

*Science Museum – Museu da Ciência

O Science Museum foi fundado em 1857 e conta com 300 mil inventos que definiram o curso da nossa história. Com um dos acervos mais completos do mundo, o museu possui coleções de ciência, tecnologia, indústria e medicina. Alguns dos objetos de mais destaques são a máquina a vapor de Newcommen datada de 1712, a calculadora de Babbage de 1832, o módulo da nave Apollo X de 1969, entre outros inventos.

O Museu é ótimo para todas as idades! Depois da visita, seguimos para o Kensington Garden e Hyde Park.

*Dicas:

-Endereço: Exhibition Rd, Kensington, Londres. -Horário: diariamente das 10 às 18 horas. -Entrada: gratuita, porém aceita doações.

*Royal Albert Hall

Chegamos ao Hyde Park pelo portão com frente ao Royal Albert Hall, uma sala de espetáculos, shows e musicais com capacidade para cerca de seis mil espectadores que foi inaugurada 1871 pela rainha Vitória. O belíssimo prédio possui uma arquitetura geometricamente circular. Bem diferente!

-Endereço: Kensington Gore, Kensington, Londres. -Estilo: arquitetura italiana.

-Outra atração que merece destaque é o Albert Memorial, localizado em frente ao Royal Albert Hall.

*The Albert Memorial

O monumento está localizado dentro do Kensington Gardens Parque. O obelisco foi encomendado pela Rainha Vitória em memória do seu marido, o príncipe Albert, falecido em 1861. O memorial lembra uma torre de igreja, possui uma arquitetura singular riquíssima em detalhes e ao centro a estátua dourada do príncipe Albert, sentado no trono. Muito bonito! Daqui seguimos para o Kensington Gardens Parque.

-Endereço: Kensington Gardens Parque, Londres. -Inauguração: julho de 1872. -Horário: diariamente das 6 às 21 horas.

*Kensington Gardens

O Kensington Gardens, localizado ao lado do Hyde Park, é um dos espaços públicos londrino, administrado pelos Parques Reais da Cidade. Esta grande área verde na zona central de Londres, serve também para grandes shows, aqui já foi palco de alguns concertos de rock, The Rolling Stones (1969), Pink Floyd (1970), The Who (1973) e Queen (1976).

Dentro do fabuloso parque encontra-se o Palácio Kensington. O local é ideal para esquecer a correria da cidade e fazer uma pausa.

*Palácio de Kensington

Essa pequena choupana (risos) tem sido utilizada pela Família Real Britânica desde o século XVII. Ao longo dos anos, o Kensington acolheu diferentes gerações da família real, desde Guilherme III, a Rainha Vitória e até a falecida Lady Diana. O palácio admite visitas internas, onde os visitantes poderão acessar os recintos privados da realeza.

Não visitamos o Palácio internamente. Dando continuidade nosso tour a pé, seguimos para o Hyde Park em direção ao Memorial Lady Diana.

*Hyde Park

O Hyde Park é a maior área verde da zona central da capital inglesa, o logradouro é um grande pulmão da cidade e funciona como escape dos londrinos para relaxar, caminhar e pedalar tranquilamente longe do agito urbano.

Além de caminhar por vias arborizadas e esquecer a multidão la fora, no Hyde Park é possível fazer muitas atividades como: banho de sol, patinação, ciclismo, pedalinho e outros esportes. Para quem quer descansar, mas não gosta de deitar no gramado, é possível alugar espreguiçadeiras em diversas áreas do parque.

Uma das atividades favoritas tanto por turistas e londrinos é alugar um barquinho e remar no lago Serpentine, ao lado de cisnes. Outra atração para os turistas é o memorial Lady Diana.

*Memorial Lady Diana

Bem pertinho do lago Serpentine, no Hyde Park, encontra-se o Memorial Lady Diana inaugurado pela Rainha Elizabeth em 2004. O memorial à Diana é uma estrutura circular em granito, que reproduz o curso de um rio com pequenas quedas d’agua e curvas, para lembrar a vida da princesa. Quando passamos pelo memorial, era um dia quente de verão, a fonte estava cheia de crianças e adultos, molhando os pés na límpida água corrente.

Daqui seguimos pelo Hyde Parque em direção ao Marbel Arch e a Oxford Street.

*Marble Arch e Oxford Street

Esse triunfal Arco datado de 1827 foi projetado como o portão do Palácio de Buckingham. Porém, em 1851 o arco foi transferido para seu atual local, no canto do Hyde Park, esquina com a Oxford Street. O Marble Arch em estilo romano lembra o Arco de Constantino, localizado em Roma.

Depois de apreciar um pouco o monumental Arco, já era início da noite, seguimos pela Oxford Street com seus letreiros luminosos a decorar as fachadas das lojas. A Oxford é uma das famosas ruas de comércio da capital britânica. A via é repleta de lojas de marcas internacionais. O lugar é ótimo para quem deseja se livrar das libras (risos).

Shopping na Oxford Street - Londres

Foi nesse cenário que finalizamos nosso intenso tour a pé por essa zona de Londres.

5.Reigão de SouthBank e Arredores

-Saint Paul’s Cathedral, Millennium Bridge. -Museu de Arte Tate Modern, Southwark Bridge. -Borough Market, Fragata HMS Belfast. -Prefeitura de Londres e Tower Bridge.

Iniciamos nosso tour a pé por essa região de Londres pela Saint Paul’s Cathedral. Para chegar até a Catedral, você pode utilizar o metrô e descer na Estação Saint Paul. Como curtimos caminhar bastante pelas cidades, viemos a pé já do hotel.

*Saint Paul’s Cathedral

A Catedral de São Paulo, erguida entre 1676 e 1710, pertence a igreja anglicana e é a sede do Bispo de Londres. A famosa e bela Saint Paul, com uma altura de 110 metros, domina o horizonte de Londres com sua magnifica cúpula. Este enorme templo em forma de cruz possui uma chamativa decoração e belas pinturas que ornamenta o teto. No momento que chegamos, a Catedral estava lotada, havia missa, ficamos encantados com o som do órgão e a beleza do coral. Pena que é proibido fotografar no interior da Catedral. Nem tente! O controle é grande.

Pode-se visitar a cripta, porém para chegar até lá temos que encarar 257 degraus o que pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. Dessa vez não subimos, mas fica aí a informação. Depois de assistir parte da missa, seguimos pela Ponte do Milênio. 

-Visita completa: segunda a sábado, 8:30 às 16:30 horas. -Preço: adulto £18, estudante e maiores de 60 anos £16, criança 6 a 17 anos £8.

*Millennium Bridge

A ponte do milênio sobre o rio Tâmisa, inaugurada no ano de 2000, conecta duas áreas turísticas de Londres. Do lado sul da ponte está o Museu Tate Modern, o famoso museu de arte moderna da cidade, e do lado norte, fica a imponente Catedral de Saint Paul. Construída em aço, design extremante moderno e por ser de uso exclusivo para pedestres, a ponte é um verdadeiro ícone de Londres. Foi até cenário do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.

Atravesse-a calmamente, aprecie vistas encantadoras como: a cúpula da Catedral; a Tower Bridge, a ponte mais famosa de Londres; e o Shard, o prédio mais alto da Europa. Ao chegar na outra margem do Tâmisa, visite o Museu Tate Modern.

*Museu de Arte Tate Modern

O Tate Modern é o Museu de Arte Moderna mais importante do Reino Unido. A exposição permanente do Tate Modern que pode ser visitada está entre o terceiro e o quinto andar. Nesse andar possui um café, ótimo para uma paradinha e degustar um cafezinho apreciando a bela vista para o Tâmisa, Ponte do Milênio e ao fundo a Catedral de Saint Paul.

Dentre o acervo, o museu abriga obras de artistas importantes, como Pablo Picasso, Salvador Dali e outros artistas relevantes do século XX.

-Endereço: Bankside. -Entrada: gratuita. -Horário: domingo a quinta, 10 às 18 horas; sexta e sábado, 10 às 22 horas.

*Southwark Bridge

A Southwark, é mais uma das belas pontes que cruzam o Tâmisa. A ponte, projetada em arcos, liga o tráfego entre os dois lados de Londres. É um ótimo passeio contemplar as pontes de Londres e ver que cada uma delas tem estilo bem diferente.

Dando sequência ao tour, seguimos em direção ao Borough Market.

*Borough Market

Em nossas viagens sempre visitamos os mercados das cidades para comprar umas frutinhas, sentir o clima descontraído dos moradores e comerciantes. Aqui em Londres não foi diferente, fomos ao Borough Market. Este mercado é o mais antigo da cidade, funciona nesta região desde o século XIII, porém neste prédio está há 250 anos. O centro de abastecimento comercializa frutas, verduras e outros produtos. O Borough Market, abre para público às quintas, sextas e aos sábados, nos demais dias, funciona como atacadista.

Finalizada a visita ao mercado, fizemos uma paradinha para relaxar e almoçar num dos restaurantes a margem do Tâmisa, em seguida fomos a Fragata HMS Belfast.

*Fragata HMS Belfast

A Fragata Belfast é um museu flutuante ancorado nas águas do Tâmisa. O Museu mostra o dia a dia dos tripulantes em diferentes aspectos da vida em alto-mar quando da participação dessa fragata na Segunda Guerra Mundial.

A visita a embarcação percorrer as partes onde mostra a vida a bordo, cabines, cozinha, enfermaria, dormitório dos marinheiros, sala do dentista e médico, sala de comando que fazia o navio funcionar, além dos canhões.

Muito interessante visitar a Fragata e ver que a vida de marinheiro não é nada fácil, ainda mais, quando estão em combate. Quando estávamos na proa da Fragata, a Tower Bridge começou a elevar seu lastro suavemente para dar passagem a uma embarcação da marinha inglesa. Belo momento! Ao siar da Fragata seguimos em direção a City Hall.

*Dicas:

-Endereço: rio Tâmisa, ao lado da Tower Bridge. -Horário: diariamente, das 10 às 18 horas. -Preço: adultos £15,45 – Estudantes £12,35. -Crianças entre 5 e 15 anos £7,70. -Entrada gratuita com London Pass.

*Prefeitura de Londres – City Hall

Localização privilegiada, arquitetura moderna, futurista, forma oval, faz do prédio da Prefeitura de Londres um edifício singular a margem sul do Rio Tâmisa. Inaugurado em 2002, aqui funciona a câmara para as assembleias e os escritórios das autoridades que administram Londres. O design arrojado nos faz lembrar o prédio do Parlamento Alemão, em Berlim. Não visitamos o interior da prefeitura, quando chegamos já havia fechado para visitas.

Quase em frente ao icônico prédio City Hall, está a mais bela das pontes de Londres, a Tower Bridge. Vá até a ponte e confira!

*Dicas:

-Endereço: Entre a London Bridge e a Tower Bridge. -Visita/Horário: -Segunda a quinta, das 8:30 às 18 horas. -Sexta-feira, das 8:30 às 17:30 horas. -Entrada gratuita.

*Tower Bridge

A Tower Bridge é um dos símbolos mais emblemáticos da capital inglesa. A elegante ponte que embeleza o Tâmisa costuma ser diuturnamente cortejada e fotografada por turistas de várias partes do mundo.

Durante o século XIX com o crescimento urbano de Londres surgiu a necessidade de criar uma nova passagem sobre o Tâmisa e, para não afetar o crescente tráfico fluvial, a decisão foi construir uma ponte levadiça acionada por máquinas a vapor.

A ponte pode ser visitada, a exposição mostra como funcionava o sistema de elevação através de máquina a vapor desde 1894, ano de sua construção, até o ano de 1976, a partir de então, a ponte se eleva por um moderno sistema elétrico. Sem dúvida! A Tower Bridge é uma das mais belas pontes que já conhecemos. Não tinha cenário melhor para encerramos mais um dia de nossa estada em Londres. No dia seguinte, fizemos um Full Day em Greenwich.

6-Full Day em Greenwich

-Greenwich Park, Observatório Real de Greenwich. -Meridiano de Greenwich, Museu Marítimo Nacional. -Museu Marítimo Cutty Sark.

*Greenwich

O Distrito de Greenwich é histórico por abrigar o Observatório Real. Passar um dia em Greenwich é incrível! Embora seja um distrito da região metropolitana de Londres, o lugar mas parece uma cidadezinha do interior longe do agito, ruas tranquilas e seu pitoresco mercado.

O lugar é bem frequentado por turistas devido sua grande atração, o Meridiano de Greenwich, isso mesmo, a linha imaginaria que divide a terra em Ocidente e Oriente passa neste charmoso distrito e marca a longitude zero. Visita imperdível!

Mas, Greenwich não é somente a famosa linha meridional, o lugar possui o belo Greenwich Park e outras atrações.

*Dicas:

-Como chegar a Greenwich: -Barco pelo Tâmisa – a partir do píer da London Eye. -Ônibus – Pegamos na Russel Square - Linha 188. -Compre sua passagem ida e volta nas máquinas do metrô, em Greenwich só vimos um ponto de venda dentro do Greenwich Market.

*Greenwich Park

O Greenwich Park é tido como um dos parques reais de Londres. Siga os passos dos reis e rainhas ao caminhar entre as antigas árvores e vá até a parte alta do parque onde estão o Royal Observatório, o Meridiano e o Planetário.

Ao chegar no alto do parque onde está o Observatório de Greenwich, irá desfrutar de vistas incríveis, ao fundo os modernos arranha-céus que contrastam com as clássicas edificações do Museu Marítimo e do Colégio Naval.

Vista do Greenwich Parque

*Observatório Real de Greenwich

Inaugurado em 1676 e muito conhecido por ter sido um centro importante de pesquisas que contribuiu para o desenvolvimento astronômico e para o cálculo das distâncias longitudinais dos fusos horários existentes no mundo.

*Meridiano de Greenwich

Bom ressaltar que meridianos são linhas imaginárias de longitude que circulam a terra verticalmente, polo a polo. Sendo que o Meridiano de Greenwich é a principal linha já que essa marca a posição de longitude 0º e é usada como referência para dividir a terra em Ocidente e Oriente, estabelecendo os fusos horários. Percebeu a importância!

*Museu Marítimo Nacional

O museu marítimo está localizado na parte baixa do Greenwich Park, nas proximidades do Tâmisa. Inaugurado no ano de 1937 pelo rei Jorge VI, o museu é dedicado à Marinha do Reino Unido. Dentre o enorme acervo, o museu apresenta objetos que vão desde a época de Cristóvão Colombo, Titanic e histórias Londres.

-Entrada gratuita. -Horário: diariamente 10 a 17 horas.

*Barco Cutty Sark

Outra atração interessante para visitar em Greenwich é a histórica embarcação “Cutty Sark”, um antigo navio construído em 1869, com objetivo de chegar mais rápido à China de onde a Inglaterra importava mercadorias. O lendário barco, por décadas virou símbolo de modernidade e rapidez. Hoje, o navio mais rápido de sua época, após anos de navegação, 1870 a 1954, repousa suavemente, próximo a margem do rio Tâmisa em Greenwich.

A bela embarcação foi restaurada e virou ponto turístico aberto à visitação. Aqui finalizamos nosso tour por Greenwich e no dia seguinte fomos para Windsor.

-Endereço: King William Walk. -Horário: diariamente das 10 às 17 horas. -Entrada: £19,80.

7-Full Day em Windsor

Logo cedo, após café de manhã, pegamos o Metrô na estação Russel em direção a estação de trem Waterloo, ao lado do rio Tâmisa, para embarcarmos com destino a Windsor, onde está o Castelo de Windsor da Família Real Britânica. Depois de 40 minutos de viagem chegamos a estação de Windsor.

*Windsor

Situada às margens do rio Tâmisa, a 34 km de Londres. A pequena cidade é amplamente conhecida por abrigar o Castelo de Windsor, uma das residências da família real.

Windsor, atualmente possui pouco mais de 30 mil habitantes e durante a Idade Média, foi uma das cidades mais ricas da Inglaterra, devido à sua associação com a família real. Hoje a principal atração da cidade é o Castelo, erguido no ano de 1070 por ordem do rei Willian, o que levou à época, vários comerciantes a se estabelecerem na região.

*Castelo de Windsor

O Castelo é a principal atração que leva milhares de turistas partirem de Londres até a cidade de Windsor. O Castelo, construído no século XI, é de propriedade da família real e uma das residências da realeza britânica.

Nem tudo está aberto à visitação, as principais áreas e ambientes que se pode visitar no castelo são:

Salões de Estado: Dezenas de Reis já passaram pelo Castelo e redecoraram as salas e ambientes com belíssimas obras de artes, dentre elas pinturas de Rembrandt, encantadoras tapeçarias e coleções de armaduras medievais.

Casa das Bonecas da Rainha Maria: Considerada a maior e mais completa casa de bonecas do mundo. Requinte e bom gosto da coleção de objetos feitos por artistas, designers e artesãos.

Drawing Gallery: A galeria de arte do Castelo todo ano apresenta uma nova exposição de artistas famosos.

Troca da Guarda: Assim como no Palácio de Buckingham, existe também no Castelo de Windsor a cerimônia “Troca da Guarda”. Este serviço de “guarda” ao soberano acontece desde 1660.

Capela de São Jorge: A belíssima capela com capacidade para 800 pessoas está localizada dentro do complexo do Castelo. Nesta capela, em 19 de maio de 2018, aconteceu o casamento do Príncipe Harry e de Megham Markle.

Foi nesse cenário que encerramos nossa visita ao Castelo de Windsor e também nosso tour de 26 dias pela Europa (Bruxelas, Bruges, Colônia, Amsterdã e Londres). 

-Endereço: Cidade de Windsor. -Horários: diariamente, março a outubro 9:30 às 17:30 horas; novembro a fevereiro 9:45 às 16:45 horas. -Entrada: £21.20 – compre online também. -Não é permitido fotografar no interior do Palácio.

_________________________________________________________________________________________   Eu Fui e Recomendo - Julho de 2018