_________________________________________________________________________________________________ ISRAEL

 

Vindo da Jordânia, entramos em Israel pela fronteira terrestre de Allenby. Israel está localizado no Oriente Médio, ao oeste, faz fronteira com o Egito e banhado pelas águas do Mar Mediterrâneo, ao sul está o Mar Vermelho, ao leste a Jordânia, o Líbano e Síria estão ao norte.

O Estado de Israel foi criado na terra dos Patriarcas, dos reis e dos profetas da Bíblia. Declarou sua independência no ano de 1948, tendo como regime político a democracia parlamentarista. Nessas terras, os judeus estabeleceram-se e cerca de 79% da população do país é judaica, sendo o restante árabes com a maioria de muçulmanos e uma parte é de árabes cristãos. O pequeno país possui cidades importantes dentre elas: Tel Aviv, localizada na costa do Mediterrâneo, e Jerusalém, nas montanhas da Judeia. 

Tel Aviv e Jerusalém - Israel

O país enfrenta grandes problemas de natureza geopolítica com os vizinhos árabes, especialmente com os Palestinos, devido as disputas por áreas, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Além dessas disputas, devido à importância para a fé das três religiões (o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo) tem feito da Terra Santa, o centro de conflitos e guerras que duram até hoje. Países da comunidade árabe não reconhecem Israel, oficialmente como Estado.

Apesar de ser geograficamente pequeno, Israel possui uma diversidade climática fantástica que se divide em três zonas:

*Clima Mediterrâneo – Predomina no norte de Israel, região da Galileia. Verão quente e baixos índices pluviométricos. Inverno frio e com chuvas, a neve cai nas Colinas do Golan e em alguns pontos de Jerusalém.

Região da Galileia - Israel

*Clima Semiárido – Presente no centro do país. É uma transição entre o clima mediterrâneo e o deserto, as chuvas são geralmente escassas. 

Região da Jeudeia - Israel

*Clima do Deserto – Esse é bem marcante na parte sul de Israel. A região é seca durante todo o ano, com ausência total de chuvas.

Região do Deserto - Norte de Israel

*Dicas:

-O Estado de Israel não exige visto para brasileiros.

-O serviço de imigração não carimba o passaporte, apenas fornece ao turista um tíquete com foto e data de entrada no país, que deve ser apresentado no momento da saída do país.

-Moeda: Shekel – R$ 1,00 = 0,95 Shekel – U$ 1.00 = 3,70 Shekel (fevereiro/2019).

-Em Israel você geralmente pode pagar com dólar e euros em todos os lugares.

-Caixas eletrônicos e casas de câmbio estão disponíveis em vários lugares.

-Idiomas: Hebraico, árabe, inglês e francês são as línguas oficiais de Israel.

-Religião: Judaísmo. O sabbat é a denominação que os judeus dão ao dia de descanso semanal. O sabbat judaico começa às 17 horas da sexta-feira até às 17 horas do sábado.

-Durante o sabbat dos judeus, o comércio, os restaurantes, as lojas e o transporte público param de funcionar. Ficam abertas apenas pouquíssimas lojas pertencentes aos árabes muçulmanos.

*QUANDO FOMOS

Viajar para o Oriente Médio no verão pode não ser uma boa escolha, devido as altas temperaturas. Portanto, para nosso tour por Israel, escolhemos o período do inverno, dessa forma, chegamos a esse país em meados de fevereiro de 2019 para uma estada de dez dias pela Terra Santa. Nesse período as temperaturas oscilam de 8 a 23 graus e dias ensolarados. Clima perfeito!

*ONDE FICAMOS

Para nosso tour de dez dias pela Terra Santa, fixamos hospedagem em três regiões distintas de Israel. Nossa primeira parada foi em Jerusalém, região da Judeia, onde ficamos por quatro noites. Depois de explorar as atrações dessa região, seguimos para a Galileia e nos hospedamos num Kibbutz por duas noites. Dando sequência ao tour pela Terra Santa, partimos da Galileia para Tel Aviv, na Costa do Mediterrâneo, onde ficamos por quatro noites.

*Dicas/Hospedagens:

-Região da Judeia: Jerusalém Gold Hotel - Jaffa St, 234 - Jerusalém.

-Região da Galileia: Kibbutz Lavi Hotel – Tiberíades, Galileia.

-Kibbutz, é uma pequena comunidade autônoma com base no trabalho agrícola e na propriedade coletiva dos meios de produção. Caracteriza-se por uma organização igualitária, democrática com prestação de serviço voluntário entre integrantes da comunidade.

-Região Costa do Mediterrâneo: Gil Gal Hotel -  Ness Tsiyona Street, 7 - Tel Aviv.

*O QUE FIZEMOS

Vindo do Egito, passamos pela Jordânia e chegamos a Terra Santa pela fronteira terrestre em Allenby (Jordânia/Israel). Nessa fronteira, nos despedimos da equipe de apoio Jordaniana e, depois dos procedimentos imigratórios dos dois países, no lado Israelense, já estavam o guia e o motorista a nos esperar. Aqui, nosso grupo composto de 13 pessoas embarcou numa confortável Van com destino a Jerusalém, região da Judeia. Nosso guia foi Gal Wajshop, essa simpática brasileira de jaqueta azul.

Jerusalém - Israel

Israel é territorialmente pequeno, porém, o rico patrimônio histórico, cultural e religioso, faz desse país, um lugar fascinante que merece ser visitado. Esse farto acervo, em especial o histórico e o religioso, espalha-se por todo território israelense, e não poderia ser diferente, afinal estamos falando da Terra Santa. 

Entretanto, a maior parte dessa farta riqueza concentra-se em duas regiões: Na Judeia e na Galileia.

Foi diante desse cenário, que viajamos por dez dias pelas terras das três religiões monoteístas e de origem abraâmicas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, quando, na oportunidade, visitamos a Judeia, a Galileia e a Costa do Mediterrâneo.

Cupula Dourada - Candelabro Judaico - Via Dolorosa

No intuito de oferecer ao leitor uma compreensão melhor da viagem que fizemos para o território de Israel, resolvi dividir o roteiro pela Terra Santa por região e em três páginas, da seguinte forma:

1-Região da Judeia

*Jerusalém – Museu de Israel, Museu do Holocausto, Jardim Getsemani, Monte das Oliveiras, Cidade Santa Amuralhada, Muro das Lamentações, Cenáculo (Sala da Última Ceia), Via Dolorosa, Igreja do Santo Sepulcro, Monte Sião, Tumba do Rei Davi, o Domo da Rocha (a cúpula dourada) e o Jardim da Tumba.

*Massada – Fortaleza do rei Herodes, Campo Romano e Mar morto.

*Ein Kerem - Santuário da Visitação de Maria, a sua prima Isabel e a João Batista.

*Belém – Igreja da Natividade, Gruta do Nascimento, Vale dos Reis Magos, Capelas de São Jerônimo e São José.

Veja roteiro completo aqui: Jerusalém  

Massada - Belem - Mar Morto

2-Região da Galileia, Haifa e Cesareia

*Vale do Jordão – Yardenit (Centro batismal do Rio Jordão).

*Monte Tabor – Basílica da Transfiguração.

*Safed – Ruelas estreias, Sinagogas e construções de pedra, são o charme dessa cidade judaica, que fica próxima as Colinas do Golam.

*Nazaré – Basílica da Anunciação e a Carpintaria de José.

*Monte das Beatitudes (cenário do Sermão da Montanha).

*Tabgha – Local da multiplicação dos Pães e Peixes.

*Cafarnaum – Antiga Sinagoga, a Casa de Pedro e o Mar da Galileia.

*Haifa, a cidade portuária, o Monte Carmelo, o Monastério de Stella Maris e os Jardins do Templo da Fé Bahá'i.

*Cesareia - O Teatro Romano e a Fortaleza dos Cruzados.

Veja roteiro completo aqui: Galileia

Cafarnaum - Mar da Galileia - Safed

3-Costa do Mediterrâneo

*Tel Aviv – Orla Marítima, o Porto Velho, a Arquitetura Bauhaus, o Bairro Neve Tzedek, a Rotschild Boulervad, o Carmel Market e a Estação Velha.

*Jaffa – A cidade Velha, Torre do Relógio, Flea Market, A Ponte dos Desejos, o Mirante de Jaffa, o Cais Porto.

Veja roteiro completo click aqui Tel Aviv

Cesareia - Haifa - Tel Aviv - Jaffa

Diante desse rico roteiro, nossa viagem por Israel teve início pela capital Jerusalém, onde permanecemos por quatro dias para explorar as atrações da Judeia, seguindo depois para a Galileia, onde ficamos dois dias e, por derradeiro, quatro dias em Tel Aviv, Costa do Mediterrâneo, onde todos os dias tínhamos esse incrível pôr-do-sol.

Tel Aviv - Jaffa 

Toda viagem muda um pouco o nosso interior. Quando viajamos, estamos a vivenciar, aprender e experimentar coisas novas. É lógico que existem viagens que marcam mais que outras e viajar pelo Oriente Médio, envolvendo o Egito, a Jordânia e Israel, a Terra Santa, foi uma experiência única. Não temos como negar, essa viagem foi muito marcante e emocionante. Marcante, do ponto de vista histórico, por nos levar a cidades e lugares milenares.

Emocionante, do ponto de vista religioso, por andar pelas terras dos profetas e personagens bíblicos. Difícil de esquecer!

O pacote da viagem pelo Oriente Médio (Egito, Jordânia e Israel) foi adquirido na Home Office Turismo. www.homeofficeturismo.com.br

Todo roteiro pela Terra Santa foi executado pela operadora Israelense. Genesis Tours - www.genesis-tours.com

Sinto-me, também, no dever de citar e deixar aqui o contato do nosso competente guia, a simpática, Gal Wajskop, brasileira, residente em Tel Aviv, que conviveu conosco por dez dias, desde a recepção do grupo na fronteira de Israel/Jordânia, em Allenby, até nossa saída por Tel Aviv. 

Tel Aviv - Israel

-Gal Wajskop - Guia Turístico – Profunda conhecedora da história de Israel e da Terra Santa.

-Contato: +972.54-789-8081 – WhatsApp

________________________________________________________________________________________________________    Eu Fui e Recomendo – Fevereiro de 2019