______________________________________________________________ IRLANDA DO NORTE / BELFAST – 01 a 04/06/24
Belfast foi fundada como um assentamento inglês em 1613, o crescimento inicial da cidade foi impulsionado por presbiterianos escoceses. No século XVII Belfast era apenas uma vila e dois séculos depois se tornou uma potência industrial com diversas fábricas de tabaco, linho e navios.
A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido e sua capital, Belfast, foi o local de nascimento do RMS Titanic, o famoso transatlântico que no ano de 1912, em sua primeira viagem, bateu em um iceberg e naufragou. Conheça a história completa do navio no moderno museu Titanic Belfast.
Percorra praças, avenidas e museus, aprecie os painéis e murais estampados em vários pontos da cidade, uma arte de rua onde os artistas expressam diversos temas. Caminhe tranquilamente e relaxe nos jardins de Belfast, descubra bairros vibrantes e um centro histórico acolhedor.
*QUANDO FOMOS
Os meses de melhor clima em Belfast é de maio a setembro, ou seja, final da primavera ao início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos. Visitamos Belfast no início de junho de 2024, temperaturas agradáveis variando entre 08 e 22 graus com dias ensolarados, parcialmente nublados com possibilidade de chuva fina e passageira.
*ONDE FICAMOS
Para nossa estada de 3 noites em Belfast nos hospedamos no Quarter By The Warren, região central da cidade. Hospedar-se próximo ou no centro de Belfast é ótimo, mesmo que pague um pouco mais, com isso não dependerá de transporte público. Outra vantagem é que as atrações turísticas da cidade estão concentradas no centro podendo fazer quase tudo a pé.
-Hotel: Quarter By The Warren Collection****
-Endereço: 70-74 Donegall Street, Belfast, Irlanda do Norte. Ótima localização!
-Acomodações: O quarto possui tamanho bom. Mas a cama de casal é pequena e mal posicionada, encostada na parede. Difícil para quem quer se levantar a noite. O hotel possui uma cozinha em cada andar que serve café da manhã tipo continental.
-Funcionários agradáveis. Especialmente a recepcionista Ana, portuguesa do Porto. Simpaticíssima!
*O QUE FIZEMOS
Nosso tour pelo Reino Unido e Irlanda começou em Londres, passamos por Cardiff, Liverpool, Glasgow, Edimburgo, Inverness e seguimos para Belfast. A viagem de avião, direto de Inverness para Belfast, levou 01h:05m. Às 17h:05m chegamos ao Aeroporto de Belfast, o tempo estava ensolarado e a temperatura em torno de 15 graus.
A cidade de Belfast tem muitas atrações urbanas e que pode fazer tranquilamente em um dia. No entanto, há vários passeios de dia inteiro pelo interior do país. Dentre as atrações da Irlanda do Norte fizemos as seguintes: Tour a pé pelo centro histórico de Belfast, Tour pela Costa do Antrim e Calçada dos Gigantes e o Hop-on Hop-off.
Vindo de Inverness, Escócia, chegamos a Belfast no final da tarde, depois da hospedagem seguinte para o Belfast City Hall, o centrão da cidade.
*Belfast City Hall
No centro cidade está o emblemático prédio a Prefeitura de Belfast em estilo barroco, inaugurado em 1906. Essa bela edificação representa as mudanças históricas da cidade. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e abre para visitação.
Na esquina do lado esquerdo da City Hall, na Donegall Square, está a Pizza On The Square. Como já era noite, aqui ficamos para tomar um chopp escuro acompanhado de pizza. Muito bom!
Belfast é vibrante todos dias da semana. Chegamos à cidade num sábado e o centro estava repleto de jovem a se divertir nos pitorescos carros movidos a pedal. Eles alugam esses carros e saem pelas ruas a pedalar, bebendo, cantando, fazendo muito barulho, tudo isso acompanhado de música. Muito divertido!!!
No dia seguinte fizemos um passeio pelo interior da Irlanda do Norte, passando pela estrada Costeira de Antrim, indo até a Calçada dos Gigantes.
*Passeio Calçada dos Gigantes e Game of Thrones
Nosso segundo dia em Belfast fizemos um passeio de dia inteiro tendo como operador a agencia local “Allens Tour”. A reserva foi feita no site Get Your Guide, ainda no Brasil, antes de viajar.
-Agencia Allens Tour – Endereço: 29 Donegall Rd, Belfast, UK
-Duração: 08:30min - Valor: £24,15 por pessoa.
-Inclui: Transporte em ônibus com ar condicionado
-Motorista/Guia: Idioma Inglês - Acesso a Calçada dos Gigantes - Não Inclui: Alimentos e bebidas.
Pela manhã deixamos Belfast para uma viagem pela Coast Road, a via costeira no Condado de Antrim e nossa primeira parada foi no Castelo de Carrickfergus.
*Castelo Carrickfergus
A edificação medieval de origem Normanda está situada à beira mar na cidade de Carrickfergus, no Condado de Antrim, próximo a Belfast. O grandioso castelo data do ano 1177, suas paredes atingem 30 metros de altura e 3 a 5 metros de largura. O imponente castelo domina a área costeira do porto da cidade.
Ao logo de sua existência foi sitiado por escoceses, irlandeses, ingleses e franceses, o castelo desempenhou um importante papel militar até 1928 e continua a ser uma das estruturas medievais mais bem preservadas de toda a Irlanda do Norte.
Por mais de 800 anos, o Castelo Carrickfergus tem sido um destaque na paisagem costeira da Irlanda do Norte. O castelo abriga exposições históricas, bem como canhões dos séculos XVII a XIX.
Atualmente, o castelo é mantido pela Agência do Meio Ambiente da Irlanda do Norte e é aberto para visitação. Fizemos apenas uma visita externa e ao pátio interno. Daqui seguimos para a Via Costeira do Antrim.
*Costa do Antrim
Viajar pela Costa do Antrim é de seduzir qualquer um! Ao longo da estrada estão belas paisagens, pequenas cidades e vilarejos a exemplo de Larne, uma simpática cidadezinha de casas charmosas na costa leste do país, no mar da Irlanda.
Saído de Larne retornamos a Antrim Coast Road, Estrada Costeira de Antrim, em direção a Giant’s Causeway, a Calçada dos Gigantes. A costa de Antrim se estende entre Larne, ao sul, e Cushendall, ao norte. Grande parte da estrada percorre na encosta do Mar da Irlanda com paisagens de tirar o folego.
Durante o percurso pela Antrim Coast Road passamos também por vales, montanhas, castelos, praias e penhascos onde a estrada se aperta para passar. Incríveis paisagens!!!
Viajamos diante de tudo isso até chegar no National Trust Carrick-a-Rede onde está a ponte suspensa de cordas. A ponte mede 20 metros de comprimento e 30 de altura, fica sobre o mar e une uma pequena ilha chamada Carrick-a-Rede. Fiz essa foto do mirante. Vocês estão vendo a ponte? Nem eu!
Nosso tour era apenas para contemplar a ponte, sem travessia. Até aí tudo bem! Porém, nos deixaram no mirante de Portaneevy que infelizmente nem se quer dava para vê-la, para piorar, estava nublado com chuva fina e vento. Ao lado do mirante há esse jardim natural, aproveitei e fiz essa foto!
Depois dessa, partimos para Ballymoney onde fizemos uma parada para almoçar no The Hedges Hotel e visitar The Dark Hedges, a floresta da série Game of Thrones da HBO.
*The Dar Hedges
The Dark Hedges é uma avenida de faias-europeias, espécie de árvore, entrelaçadas. As árvores formam um túnel atmosférico que foi usado como cenário da série de televisão da HBO, Game of Thrones. Caminhe entre as árvores que ficaram famosas por conta da série. Depois da visita, seguimos rumo a Bushmills Distillery.
*Bushmills Distillery
Não sou um degustador de uísque, mas sou admirador da existência secular da Destilaria Bushmills que tem licença para destilar desde 1608. Impressionante! A Bushmills é a destilaria de uísque licenciada mais antiga do mundo.
Por mais de 400 anos ela carrega uma tradição de gerações que passaram adiante a forma artesanal de produzir uísque triplamente destilado.
A tradicional Bushmills Distillery abre as portas para visitação guiada. Não é grátis! Há três modalidades de visitação, escolha a sua na recepção e mergulhe na história da Bushmills.
Depois de deixar a Destilaria fizemos um curto percurso, cerca de 30 minutos, para chegar ao destino mais esperado do passeio, A Calçada dos Gigantes.
*A Calçada dos Gigante - The Giant’s Causeway
A Calçada dos Gigantes fica na encosta das falésias de basalto na costa marítima, planalto de Antrim, na Irlanda do Norte. É composto por cerca de 40 mil colunas de basalto negro que se projetam do mar. A incrível formação inspirou lendas de gigantes caminhando sobre o mar até a Escócia.
“Mitos e lendas em torno da Calçada dos Gigantes - Era uma vez um gigante irlandês mitológico chamado Finn McCool que se meteu em uma confusão com um gigante escocês de temperamento explosivo chamado Benandonner, que havia reivindicado a ilha da Irlanda de Finn”. Fonte: www.wildernessireland.com
“Enfurecido com a reivindicação de Benandonner sobre a Irlanda, o gigante Finn McCool começa a atirar pedras furiosamente no mar na costa de Antrim. Inspirado pela forma como elas caíam na água, Finn decidiu usar suas pedras para fazer uma ponte ou uma calçada - uma Calçada dos Gigantes - até a Ilha de Staffa, na Escócia. Usando sua calçada para a Escócia, ele poderia desafiar seu rival para um duelo apropriado sobre o destino da Irlanda”. Fonte: www.wildernessireland.com
Mas se você se considera mais um cientista, talvez goste dessa versão. Segundo a ciência, essa formação rochosa é o resultado de uma antiga explosão vulcânica há cerca de 60 milhões de anos. A queima e o rápido resfriamento da lava vulcânica deixaram essas impressionantes colunas de basalto interconectadas formando a dita, Calçada dos Gigantes.
Mito ou ciência? A verdade é que a paisagem impressiona a todos os visitantes! Aproveite e faça sua caminhada sobre esse icônico lugar de rochas históricas que parecem que foram cortadas sob medida e iguais. Mas, se encontrara algum gigante não faça confusão!
-Informação: Não é permitido ir até a calçada de carro, os veículos ficam num estacionamento próximo a um hotel de onde partem os ônibus. Pode-se ir a pé, cerca de 1.6km ou no ônibus do próprio parque. Há apenas dois ônibus, muito concorrido. Fui a pé, como muitas pessoas fizeram, curtindo a paisagem.
Aqui foi a última parada do dia, final da tarde retornamos a Belfast. No dia seguinte fizemos o tour do Ônibus Turístico de Belfast.
*Ônibus Turístico - Hop-on Hop-off
O ônibus turístico de Belfast realiza uma rota com diferentes paradas, que permite desfrutar dos principais pontos turísticos da capital da Irlanda do Norte. Na minha opinião as paradas mais interessantes do roteiro são: City Hall, SS Nomadic, Titanic Belfast, St Georges Market, Europa Hotel, Divis Street (os murais políticos).
O ponto de partida é ao lado do City Hall, prefeitura de Belfast. Aqui pegamos o ônibus e nossa primeira parada no Titanic Belfast, região do porto de Belfast.
*Titanic Belfast
Você sabia que o famoso Navio Titanic foi construído em Belfast? Se não sabia a resposta é, sim. O RMS Titanic foi construído em Belfast, mas sua partida para a América em 1912 foi do porto de Liverpool, Inglaterra. Era sua primeira viagem, quando já próximo da costa americana o mega e luxuoso navio de passageiros bateu num iceberg e afundou.
É possível ver toda a história do navio no Museu Titanic Belfast, onde conta os desafios da construção, a inauguração, curiosidades e o design dos interiores de todos os ambientes. A exposição também aborda tudo sobre o naufrágio: a batida no iceberg, quem são os heróis, os sobreviventes e também os resquícios no mar. A arquitetura externa do museu é muito interessante, representa 4 proas de um navio.
O museu é superconcorrido, infelizmente não visitamos! Chegamos as 11 horas, quando fomos comprar os bilhetes somente tinha disponibilidade para as 14:30 horas. Nosso tempo era curto, não esperamos e visitamos apenas a loja de presentes e souvenirs.
*Dica: Compre seu ticket antecipadamente pelo site titanicbelfast.com. Fica aí o alerta! A poucos passos do Museu Titanic Belfast está o navio SS Nomadic.
*SS Nomadic
É um barco a vapor lançado, no dia 25 de abril de 1911, em Belfast. Ele foi construído como um barco auxiliar para o Titanic quando transportou passageiros de primeira e segunda classe, mas este foi apenas o começo de sua jornada extraordinária que se estendeu por mais de 100 anos. Restaurado à sua forma original de 1911, hoje repousa aqui em Belfast, onde foi projetado e construído.
Bem ao lado do SS Nomadic está um dos vitrais em homenagem a Série de TV “Game of Thrones”.
*Glass of Thrones
Sabia que várias cenas de Game of Thrones foram gravadas na Irlanda do Norte? Foram cerca de 25 locais, desde castelos, praias e até florestas! Em Belfast você encontrará vitrais super coloridos. Os paneis foram feitos para comemorar as 8 temporadas gravadas no país. Visitamos esse ao lado do navio SS Nomadic.
O projeto Glass of Thrones está espalhado em 5 lugares de Belfast: No City Hall, Lagan Weir Odissey, ICC Belfast, SS Nomadic e Titanic Slipway. Se puder coloque todos no seu roteiro!
De volta ao Hop-on Hop-off nossa próxima parada foi no centro da cidade, no Europa Hotel.
*Europa Belfast Hotel
O hotel foi o prédio mais bombardeado do mundo. Ele foi atacado 36 vezes durante o conflito dos Protestantes com os Católicos, ocorrido entre 1968 e 1998. A maioria protestante da província britânica defendia a permanência como parte do Reino Unido, enquanto a católica queria a reunificação com a República da Irlanda. O conflito ficou conhecido como "The Troubles". Hoje, o Europa Belfast Hotel é um 4 estrelas e você pode se hospedar tranquilamente.
Durante essa parada, na Great Victoria Street, almoçamos e depois seguimos no ônibus turístico rumo aos muros de Belfast, onde os artistas expressam temas políticos, religiosos e pela paz.
*International Wall Murals
Localizado na Divis Street, o local é conhecido como Muro Internacional ou Muro da Solidariedade. Em grande trecho do muro há vários painéis lado a lado criados por artistas locais.
As obras artísticas estampadas expressam diversos temas de repercussão internacional. Os autores dos murais manifestam apoio ou crítica a personalidades, a assuntos políticos, religiosos, ecológicos, guerras e paz.
*Peace Walls
A Irlanda sempre sofreu as diferenças entre católicos e protestantes. A partir de 1969 alguns muros foram construídos nos bairros para dividir e evitar brigas. Foram mais de 30 anos de conflito, ataques entre grupos onde muita gente morreu. Hoje os muros são muito coloridos e com mensagens de paz.
Diante dos incríveis murais encerramos nosso tour no ônibus turístico, retomando ao City Hall e fomos para a Catedral de Belfast e o Victoria Square.
*Catedral de Belfast
A catedral da capital norte-irlandesa, conhecida localmente como St Anne's, Catedral de Santa Ana, faz parte da Comunhão Anglicana da Irlanda do Norte.
Esta Igreja Paroquial foi consagrada em 1776 e chamada St Anne's, em homenagem à mãe da Virgem Maria. Depois de passar pela Catedral fomos para o Victoria Square.
*Victoria Square
Apesar do nome, o Victoria Square não é uma praça e sim, um shopping! O centro comercial, com sua moderna arquitetura, abriga diversas lojas, cinemas e restaurantes.
O incrível design do hall principal, onde há uma escada e um elevador que levam ao terraço coberto por uma cúpula de vidro. Daqui teremos ótima vista para boa parte de Belfast. E o melhor é grátis!
Aqui finalizamos nossa estada em Belfast. No dia seguinte, partimos de trem rumo a Dublin, capital da Irlanda. Veja roteiro completo aqui Irlanda-Dublin.
*Dica: Os tickets de trem de Belfast para Dublin adquirimos no site da Translink www.translink.co.uk e viajamos pela Cia Irishrail.
*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de pequenas lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis.
__________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Junho/2024