________________________________________________________________________________ IRLANDA / DUBLIN - 04 a 07/05/24
A capital da República da Irlanda, Dublin, é a maior e a mais importante cidade do país com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Dublin é uma das cidades mais antigas da Europa. Há muita cultura e história espalhada pela cidade. Sabia que o Símbolo Nacional da Irlanda é a Harpa? Sim, é verdade! Existe até uma ponte sobre o Rio Liffey em forma do instrumento.
O Rio Liffey serpenteia a cidade, prédios históricos se estendem por suas margens e pontes ligam os dois lados de Dublin embelezando-a ainda mais.
Outros destaques da cidade é o Castelo de Dublin, que data do século XIII, a imponente Catedral de St Patrick, fundada em 1191, e o Museu Nacional da Irlanda que expõe o patrimônio histórico e da cultural irlandês.
Dublin é alegre, vibrante e recebe bem seus visitantes. Os dublinenses estão sempre se divertindo em um bar, café ou pub, principalmente nas ruas estreitas do pitoresco bairro Temple Bar.
*QUANDO FOMOS
Os meses de melhor clima em Dublin é de maio a setembro, ou seja, final da primavera ao início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos. Visitamos Dublin no início de junho de 2024, temperaturas agradáveis variando entre 08 e 22 graus com dias ensolarados, parcialmente nublados e momentos com ventos, elevando a sensação de frio.
*ONDE FICAMOS
Para nossa estada de 3 noites na capital irlandesa nos hospedamos no Beresford Hotel, região central da cidade, pertinho da Estação Central de Trem. Hospedar-se no centro de Dublin é a melhor opção, mesmo que pague um pouco mais, com isso não dependerá de transporte público. A cidade é dividida em Dublin 1, 2, 3..., ficamos em Dublin 1, centro da cidade, onde está maior parte das atrações turísticas, podendo fazer quase tudo a pé.
-Hotel: Beresford Hotel*** -Endereço: Store Street, Dublin 1.
-Funcionários excelentes, especialmente, os recepcionistas Lucas, brasileiro, e o Ariel, argentino.
-O Beresford Hotel, possui ótimo café da manhã, é bem localizado, pertinho da Estação de Trem. Sua fachada externa é simples, mas seu interior é incrível! A acomodação possui uma ala com decoração de época, com quartos grandes, cama super confortável, tudo espaçoso e com mobília tipo, século XVIII. Nossa estada foi nessa ala. Sentimo-nos em um palácio. Foi bem interessante!
*O QUE FIZEMOS
Nosso tour pelo Reino Unido e Irlanda começou em Londres, passamos por Cardiff, Liverpool, Glasgow, Edimburgo, Inverness, Belfast e por derradeiro a capital irlandesa, Dublin. A viagem de trem direto de Belfast para Dublin, levou 02h:05m. Às 12h:40m chegamos a Estação Central de Dublin, o tempo estava ensolarado e temperatura em torno de 14 graus.
A cidade de Dublin tem muitas atrações que podem ser visitadas tranquilamente em 2 ou 3 dias. Também há passeios de dia inteiro pelo interior do país. Mas, optamos por explorar apenas a capital irlandesa.
Vindo de Belfast, Irlanda do Norte, chegamos a Dublin no início da tarde, depois da hospedagem seguimos para o Old Town, centro velho da cidade.
*Old Town – Centro Velho
O centro velho de Dublin é uma ótima opção para visitar. Caminhe como não se tivesse destino certo, perca-se por ruas e avenidas, ande pelas margens do Rio Liffey, cruze pontes sem pressa e sinta os aires da capital irlandesa.
Visite o Museu do Whisky, vá até a Trinity College, a Universidade mais antiga da Irlanda, fundada em 1592. No final da tarde siga para o Temple Bar, um bairro central de Dublin de ruas estreitas, charmosas e muita agitação. Imperdível!
*Irish Whiskey Museum – Museu do Uísque da Irlanda
O museu é uma empresa familiar apaixonada por uísque irlandês e sua história. O estabelecimento é independente, não tem vínculo com nenhuma destilaria, por isso que a seleção de uísque é extensa abrangendo várias marcas.
Fizemos uma visitação panorâmica. Mas, o museu oferece visita guiada sobre a história do uísque irlandês e no final há degustação variada de uísques. Daqui seguimos para o Trinity College.
*Trinity College – Universidade
Uma das atrações principais da Trinity College é a biblioteca e a The Long Room, uma sala com vários armários de madeira com mais de 20 mil livros! Um cenário mágico que inspirou até Harry Potter! A biblioteca pode ser visitada em conjunto com o Book of Kells, um dos maiores tesouros da Irlanda. Book of Kells, é um manuscrito religioso do século IX escrito por monges celtas e com diversos desenhos coloridos.
Nossa visita foi apenas ao pátio da Universidade. Quando chegamos já estava fechando. Fica ai a dica! Continuando nosso tour pelo Old Town, caminhamos em direção ao Temple Bar.
*Bairro Temple Bar
O Temple Bar é um bairro agitado à beira do Rio Liffey, com ruas estreitas e de paralelepípedos.
Os pubs movimentados contam com apresentações de música ao vivo e de DJs, conta também com restaurantes de culinária asiática, americana e irlandesa. Um dos pontos mais famosos é o Temple Bar Pub que fica numa esquina e sua fachada é toda vermelha e decorada.
Dentro do pub, você só vê turistas embalados por música ao vivo e muita cerveja. Imperdível essa visita, mesmo para quem não bebe!
Depois de caminhar pelo Temple Bar, atravessamos a Ha’Penny Bridge com destino ao centro comercial de Dublin.
*Ha’Penny Bridge
A Ha'penny é uma passagem para pedestres edificada sobre as águas do Rio Liffey, ligando as duas margens do rio. A ponte foi construída graças a uma vaquinha das pessoas que não queriam usar mais os barcos.
A Ha’Penny Bridge foi inaugurada em 19 de maio de 1816 e os cidadãos desfrutaram de dez dias de pedágio gratuito. Depois disso, a cobrança pela travessia foi necessária para pagar o custo da mesma, o pedágio se estendeu até 1919. Despois de passar pela ponte, sem pagar pedágio, seguimos para a Mary Street, uma das principais ruas comercias de Dublin.
*Mary Street
A Mary Street é uma rua de pedestres no centro comercial de Dublin, como muitas lojas de departamentos e o ILAC Shopping Center. Circule pela Mary Street, vá ao ILAC, misture-se aos nativos, turistas e viva o cotidiano da capital irlandesa.
A longa Mary Street é contígua com a Henry Street até o cruzamento da O’Connell Street. Nesse encontro das vias está o Spire e o Portal de Dublin.
*Spire de Dublin
O Spire é um monumento altíssimo, em forma de agulha, com 120 metros de altura, situado na O'Connell Street, uma das ruas mais centrais e movimentadas de Dublin. Tem como nome oficial “Monumento da Luz”.
Logo depois do cruzamento, bem ao lado do Spire, está o Portal de Dublin.
*Portal de Dublin
O Portal New York-Dublin é uma instalação interativa criada pelo artista lituano Benediktas Gylys para permitir que as pessoas na cidade de Nova York e Dublin interajam entre si usando duas telas de vídeo ao vivo 24 horas por dia. Muito legal!
O portal interativo está localizado no centro da “N Earl Street”, cruzamento com a O’Connell Street. O local atrai muitas pessoas para interagir em tempo real com quem está em New York. Excelente ideia do lituano!
Assim foi nosso dia em Dublin, no dia seguinte pegamos Ônibus Turístico.
*Ônibus Turístico – Hop-on Hop-off
O ônibus turístico percorre Dublin fazendo paradas nos principais lugares de interesse da cidade. A rota completa é de 01h:45m, durante o trajeto você escutará comentários, gravados em português ou em outros idiomas, sobre os lugares pelos quais passará. Um dos trechos mais bonitos da rota acontece quando passa pela margem do Rio Liffey.
O ônibus parte da Dame Street, ao lado do Museu do Whisky, e segue por 31 paradas. Algumas das paradas mais interessantes são: Temple Bar, o Museu Irlandês de Arte Moderna ou a Guinness Store House. Na verdade, o passeio não é tão interessante, fizemos para sair um pouco do centro de Dublin e ver o lado moderno da cidade.
Durante toda rota paramos apenas no Museu de Arte Moderna e no Museu da Imigração, passamos também pela Cervejaria Guiness.
*Fábrica da Cerveja Guiness
Aqui não paramos! Mas, para os amantes de cerveja é uma boa ideia. A cervejaria mais famosa da Irlanda oferece tour guiado, durante a visita você vai ver como é o processo de fabricação da cerveja, as propagandas da Guiness ao longo dos anos e história da cervejaria. Compre seu ticket com antecedência, a visita é concorrida!
Nossa primeira parada foi no Museu de Arte Moderna onde há um parque ao lado.
*Museu de Arte Moderna
The IMMA – Irish Museum of Modern Art, abriga a Coleção Nacional de Arte Moderna e Contemporânea. O Museu possui um acervo de mais de 3.500 obras de artistas irlandeses e internacionais. A coleção tem ênfase nas obras da década de 1940 em diante.
O Museu está nos edifícios construídos em torno a um grande pátio central. No passado essa construção abrigou militares entre 1684 e 1928, e em 1991 as antigas salas residenciais se tornaram a sede do Museu Irlandês de Arte Moderna. Quando fomos, prédio do museu estava passando por reformas.
-Endereço: Military Road, Kilmainham, Dublin.
-Funcionamento: De terça a sábado, das 10 às 17:30 horas. Domingos e feriados, das 12 às 17:30 horas. Entrada: Grátis
Finalizada nossa visita retornamos ao ponto do Hop-on Hop-off e seguimos por várias paradas e desembarcamos nas proximidades do Famine Memorial. Antes de visitar esse monumento, fomos almoçar no La Rocha restaurant Dublin, cozinha brasileira. Maravilha nossa comida!!!
-Endereço: 6 Ormond Quay Upper, Dublin, D07 H324, Irlanda.
*The Famine Memorial
O memorial fica no cais da alfândega e é uma lembrança da Grande Fome, que viu a população do país ser reduzida pela metade devido à morte e à emigração.
Em 1845, um fungo se espalhou pela Europa e destruiu as plantações de batata em toda a Irlanda. Também conhecida como a “Fome da Batata Irlandesa”. O episódio foi devastador na história da Irlanda que ocorreu entre 1845 e 1852. Por causa disso, mais de 3 milhões de irlandeses emigraram para Estados Unidos, (inclusive a família Kenedy), Canadá, Austrália, Inglaterra e Escócia. Estima-se que 1 milhão de pessoas morreram devido à fome.
Do outro lado da rua encontra-se o Museu da Emigração da Irlanda.
*The Irish Emigration Museum - EPIC
Localizada no CHQ Building, em um dos locais mais históricos de Dublin, às margens do rio Liffey, ponto de partida original de muitos dos emigrantes da Irlanda em direção aos quatro cantos do mundo. O Museu da Emigração Irlandesa, traz a história da dispersão do povo irlandês e da emigração para outros países.
O Museu, através da interatividade mostra a influência Irlandesa pelo mundo.
-Endereço: Docklands de Dublin
-Ingresso: Varia de €10,50 a €23, conforme a idade.
Depois da visita, já era final da tarde, saímos a caminhar pelas margens do Rio Liffey a contemplar Dublin com suas pontes que cruzam o Liffey.
O terceiro e último dia na capital irlandesa foi marcado para visitar o City Hall-Prefeitura de Dublin, o Castelo de Dublin, a St. Patrick’s Cathedral, a Christ Church Cathedral, Dublinia e O’Connell Street.
*City Hall-Prefeitura de Dublin
O prédio da Prefeitura de Dublin foi construído entre 1769 e 1779 pela associação dos comerciantes, o edifício foi criado como sede da Câmara de Comércio. Funcionou como centro da administração municipal de Dublin até 1995 e desde então é usado para a realização de sessões do Conselho Municipal.
-Endereço: Dame Street. Horário: segunda a sexta, das 10 às 16 horas. Entrada: gratuita.
Não muito distante, logo atrás da City Hall, está o Castelo de Dublin e seu lado a Chester Beatty Library.
*Castelo de Dublin
Fizemos uma visita ao exterior do castelo de Dublin. O complexo conta com edifícios de diferentes séculos e já serviu de fortaleza, residência real, parlamento e foi também a antiga sede fortificada do governo britânico na Irlanda até 1922. Hoje o castelo é um importante complexo governamental irlandês.
-Endereço: Dame St, Dublin 2, Irlanda. Ingresso: €12. Horário: Segunda a domingo das 09:45 às 17:15 horas.
*Chester Beatty Library
A Biblioteca Chester Beatty, conhecida como Chester Beatty, é um museu e biblioteca localizado bem ao lado do Castelo de Dublin. O Museu e Biblioteca foi criado em 1953, para abrigar as coleções do magnata da mineração, Sir Alfred Chester Beatty. O local é bem agradável, dispõe de uma área verde e uma cafeteria. Daqui seguimos em direção à St. Patrick’s Cathedral.
*St. Patrick’s Cathedral
A Catedral de São Patrício foi fundada em 1191 como a catedral católica romana. Atualmente é a catedral nacional da Igreja da Irlanda. A catedral está localizada em uma praça rodeada por um belo jardim.
Pertinho da St. Patrick’s Cathedral, fica a Christ Church Cathedral.
*Christ Church Cathedral
A Catedral de Cristo da cidade de Dublin foi fundada em 1028. O templo católico é tido como a Catedral da Santíssima Trindade e popularmente conhecida como Igreja de Cristo. A Christ Church, é a mais antiga das duas catedrais medievais de Dublim, sendo a outra a Catedral de São Patrício. Do outro lado da rua está a Dublinia.
*Dublinia
Dublinia é um museu com foco na história viking e medieval da cidade. O Dublinia está localizado em uma parte da Catedral da Igreja de Cristo. Uma atração diferente e perfeita para quem gosta da história viking na Irlanda.
Não entramos nesse museu! Quando fomos a Estocolmo, Suécia, visitamos o extraordinário The Viking Museum da capital sueca.
Depois de percorrer esses monumentos históricos e medievais de Dublin, completamos nosso dia no pitoresco bairro Temple Bar, seguido pela O’Connell Street, centro comercial da capital irlandesa, onde há diversos bares, lojas e restaurantes.
Dublin, foi a última cidade que visitamos durante nosso tour de 24 dias pelo Reino Unido e a Irlanda. Visite os links e viaje na viagem!!! Reino Unido e Irlanda, Inglaterra-Londres, País de Gales-Cardiff, Inglaterra-Liverpool, Escócia-Glasgow, Escócia-Edimburgo, Escócia-Inverness, Irlanda do Norte, Irlanda-Dublin.
*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de pequenas lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis.
________________________________________________________________________________ Fui e Recomendo - Junho/2024