_______________________________________________________________________________ INGLATERRA / LONDRES – 15 a 19/05/24
A capital inglesa se destaca como uma das cidades mais importantes do mundo e um grande destino turístico também. O rio Tâmisa serpenteia a cidade com suas belas pontes que ligam os dois lados da cidade dando vida e charme a Londres. Dentre nativos e imigrantes dos quatro cantos do mundo, a metrópole inglesa possui mais de sete milhões de habitantes que falam diversos idiomas e um grande número de crenças religiosas.
Londres é um caldeirão cultural do qual os londrinos têm orgulho. Cada zona da cidade tem sua própria característica e peculiaridade que oferece aos visitantes inúmeros pontos turísticos, dentre eles: palácios, parques, praças, avenidas, pontes do Tâmisa, museus, galerias de artes, teatros, restaurantes e pubs.
Diante de tantas atrações, a melhor maneira de começar a conhecer Londres é pelo centro. A cidade é movimentadíssima, organizada e possui um transporte público super eficiente!
*QUANDO FOMOS
Essa é a segunda vez que visitamos Londres, a primeira foi em 2018. Veja roteiro completo aqui Londres-Inglaterra. O Reino Unido é composto por quatro países: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, sendo que os três primeiros se localizam numa ilha ao norte da Europa e a Irlanda Norte está na Ilha da Irlanda.
A Inglaterra, é um excelente destino para visitar do final da primavera até final do verão, ou seja, de maio a setembro, período em que as temperaturas variam de 10 a 28 graus com dias ensolarados e nublados, sendo os meses de julho e agosto os mais quentes. Os demais meses do ano são frios e chuvosos, os meses mais frios são janeiro e fevereiro, quando as temperaturas ficam muito baixas.
Nosso giro de 24 dias pelo Reino Unido foi em maio e junho de 2024, meses em que as temperaturas variam de 08 a 23 graus com dias ensolarados, nublados e as vezes chuva leve e passageira. Excelente clima para caminhadas pelas ruas, praças e parques das cidades.
*ONDE FICAMOS
Londres possui uma infinidade de hotéis espalhados por todas as regiões da cidade, que atendem os mais diversos gostos. Na minha opinião, o melhor lugar para hospedagem é o centro da capital inglesa, principalmente se é a sua primeira vez em Londres. A região central divide-se em bairros e os mais procurados são: Westminster, Soho e Covent Garden. São neles que estão os principais pontos turísticos londrinos. Ficamos próximo ao Picadilly Circus.
Durante nossas viagens sempre procuramos nos hospedar no centro das cidades, assim fica fácil de fazer quase tudo a pé. Dessa vez, para nossa estada de 4 noites em Londres, reservamos o “A St Giles London Hotel”, próximo a Oxford Street e do “The British Museum” na região central de Londres. O local é bem servido de transporte público, inclusive a estação de metrô “Tottenham Court Road”, a 160m do hotel.
-St Giles London Hotel *** - Endereço: Bedford Avenue, WC1B 3GH – Londres. Ótimo café da manhã, funcionários atenciosos, ótima localização, perto de metrô, pontos de ônibus e da Oxford Street. Reserva: Booking.com
*O QUE FIZEMOS
A capital inglesa é uma cidade repleta de atrações que requer dos visitantes tempo para conhecê-la com calma. Por isso, nossa dica é dividir a cidade por região e explorar ao máximo o que cada uma delas oferece.
Nesse post acrescento coisas que não fizemos na primeira visita a Londres. Para saber mais sobre nossa primeira viagem a cidade click aqui... Portanto, dessa vez, em nossa estada de 4 noites em Londres, além de revisitar alguns pontos turísticos já postados anteriormente, visitamos também pela primeira vez o Bairro de Notting Hill, Tower of London, St. Katherine Docks, Sky Garden e Stonehenge. Começamos nosso tour pelo Big Bem.
*Big Ben
Registro nesse post o Big Ben novamente porque quando visitamos da outra vez estava em reforma e coberto por andaimes, impossibilitando boas fotos. O relógio não é uma torre separada, mas sim, parte do grande prédio do parlamento inglês. A torre tem mais de 150 anos e recentemente recebeu o nome de Elizabeth Tower, o nome Big Ben, na verdade é apenas o sino interno.
Terminada a visita externa ao relógio, caminhe pelo quarteirão para ver o prédio do Parlamento com mais detalhes. O prédio é todo ornamentado com pequenas e grandes torres.
Siga pela Ponte de Westminster e do lado da London Eye, passe por baixo da ponte e aproveite para fazer boas fotos com o Big Ben, Parlamento e o Rio Tâmisa. A ponte oferece os ângulos mais bonitos para fotografar o relógio e o parlamento.
*London Eye
Essa é a nossa segunda experiência na maior e mais alta roda-gigante da Europa. Aqui você irá desfrutar de 30 minutos a bordo da London Eye, a roda gigante que se tornou a imagem mais icônica do horizonte de Londres.
Do ponto mais alto, você poderá contemplar Londres inteira aos seus pés. O Palácio de Buckingham, o Parlamento, o Big Ben, a Tower Bridge e a St. Paul’s Cathedral são só alguns dos monumentos que irá avistar a 135 metros de altura.
-Reserva: www.headout.com/pt - valor: £32,00 por pessoa.
*Barco pelo Tamisa
Embarque no “London Eye Waterloo Pier” e Desembarque no London Bridge City Pier”. Depois do giro na roda gigante seguimos de Uber Boat com destino a Cidade de Londres, região da Tower Bridge.
*Southwark Cathedral
A Igreja Colegiada de São Salvador e Santa Maria Overie. É a igreja mãe da Diocese Anglicana de Southwark. Tem sido um lugar de adoração cristã há mais de mil anos. É Catedral da cidade desde a criação da diocese de Southwark em 1905.
*Borough Market
Cerca de mil anos de história. O Mercado é administrado por uma instituição de caridade em benefício da comunidade. Há algumas décadas, era um mercado atacadista que atendia às mercearias do sul de Londres, agora funciona como um grande espaço repleto bares, lanchonetes, restaurantes e inúmeras tendas que vendem pescados, especiarias, e outras mercadorias.
O mercado funciona das 10 às 17 horas e atrai visitantes de todo o mundo. Aqui almoçamos e em seguida fomos para o Sky Garden.
*Sky Garden
O Sky Garden é um jardim aberto ao público no topo do edifício The Fenchurch Building, mais conhecido como Walkie-Talkie em razão do seu formato inusitado. Do 35º andar, você terá a vista de 360º de Londres. O espaço interno também é incrível, com bares, cafés, mesas, sofás e várias espécies de plantas.
Dica importante: Os agendamentos para visitas abrem as segundas-feiras, de três a quatro semanas antes da data da visitação. É necessário reservar com o máximo de antecedência, pois é uma das atrações mais disputadas de Londres e as vagas podem acabar.
-Aberto: das 8 às 23 horas. Entrada grátis / Reservas no site:
https://tickets.skygarden.london/WebStore/shop/viewitems.aspx?cg=SkyGarden&c=Tickets
Depois de visitar o Sky Garden seguimos para a Tower of London.
*Tower of London
O Palácio e Fortaleza Real de Sua Majestade da Torre de Londres ou, simplesmente, Torre de Londres é um castelo histórico localizado na margem norte do rio Tâmisa. Foi fundado por volta do ano 1066 depois da conquista normanda da Inglaterra.
*St. Katherine Docks
As docas de St Katharine, foram uma das docas comerciais que serviram Londres, no rio Tâmisa, próxima da Torre de Londres e da Tower Bridge. Essas docas faziam parte do Porto de Londres, atualmente é conhecida como Docklands, e constituem uma zona habitacional e de lazer. Aberto diariamente das 9 às 17 horas.
*Tower Bridge
A famosa ponte vitoriana de mais de 120 anos que sobe e desce para a passagem de grandes navios que navegam pelo Tâmisa. Quando foi construída, em 1886, a Tower Bridge era a maior e mais sofisticada ponte basculante do mundo. Apesar da complexidade do sistema, as básculas levam apenas 60 segundos para atingir o ângulo máximo de 86 graus para dar passagem as embarcações. Foi nesse cenário que finalizamos nosso segundo dia em Londres.
Nosso terceiro dia dedicamos ao Centro de Londres, explorando o Convent Garden Market, Chinatown, Picadilly Circus, Trafalgar Square, Galeria Nacional, St James Park, Palacio de Buckingham, Hyde Park e a Oxford Street.
*Convent Garden Market
Estabelecido em 1845, o Mercado é um dos marcos culturais mais preciosos de Londres. No passado, agricultores e compradores misturavam-se em pisos cobertos de serragem, onde se vendia tudo. Hoje, o Mercado continua a ser um centro de intercâmbio rural e urbano, onde a qualidade saudável e fresca da fazenda pode ser encontrada todos os dias da semana alimentos orgânicos, carnes e a maior variedade de queijos, doces e restaurantes. Aberto de Segunda a sábado: 8 às 18h, Domingo: 11 às 16h.
*Chinatown
A comunidade chinesa realiza vários festivais ao longo do ano e possui cerca de 100 restaurantes com culinária de todo o Leste Asiático, dezenas de lojas, incluindo tratamentos fitoterápicos, cabeleireiros, farmacêuticos, especialistas em reflexologia e agências de viagens, além de alguns bares, pubs e ruas com decoração típica.
*Picadilly Circus
A praça é conhecida por seus painéis luminosos e pela fonte de Eros situada no centro. A oferta de lazer é muito extensa, desde uma grande quantidade de lojas, cinemas e teatros e restaurantes para todos os gostos. Recomendamos visitá-la especialmente à noite, quando as luzes de neon começam a brilhar, deixando a região ainda mais especial. O problema é que o anoitecer de Londres na primavera e verão só acontece depois das 22:30h.
*Trafalgar Square
Continue a caminhada e dê uma voltinha por uma das praças mais bonitas de Londres, a Trafalgar Square, e aparecei os leões gigantes e as fontes gêmeas que compõem o cenário do local. Nessa praça está a Galeria Nacional.
*Galeria Nacional
O prédio principal da Trafalgar Square abriga a galeria. O edifício imponente de colunas gregas e cúpula arredondada, abriga as melhores coleções de arte do mundo como Picasso, Van Gogh, Vermeer e muitos outros quadros para nenhum amante de arte botar defeito.
Entrada: Gratuita - Aberta: 10 ÀS 18 horas.
Depois da visita a galeria, seguimos para o St James Park.
*St James Park
É o mais antigo dos parques Reais de Londres localizado em Westminster. O parque possui cerca de 23 hectares e fica próximo ao Palácio de Buckingham, de onde se tem uma bela vista para um lago.
*Palacio de Buckingham
O Palácio de Buckingham é a sede administrativa e residência oficial da monarquia britânica desde 1837. Era onde morava a rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos. Construído em 1703, o prédio é gigante e tem 775 quartos, 92 escritórios e 78 banheiros. Conta também com uma agência de Correios, cinema, piscina, consultório médico e joalheria. O jardim do palácio conta com quadra de tênis, lago e um heliponto.
*Hyde Park
Do lado esquerdo do Palácio de Buckingham estar o Hyde Park. A área pertencia inicialmente aos monges da Abadia de Westminster, mas foi comprada em 1536 pelo rei Henrique VIII que costumava caçar veados por lá. O parque foi aberto em 1637 ao público em geral.
Um fato curioso é que, em 1665, durante a epidemia de peste bubônica, muitas pessoas fugiram da cidade para acampar no Hyde Park na esperança de escapar da doença. Depois de atravessar o parque, fomos a Oxford Street.
*Oxford Street
É uma importante avenida na área de Westminster que tem 1.9km de extensão. Possui mais de 300 lojas e é a rua comercial mais movimentada de toda a Europa. Seu nome é derivado da rodovia que liga Londres a Oxford. Nessa avenida finalizamos nosso terceiro dia em Londres.
O quarto e último dia em Londres reservamos para duas atividades que não conhecíamos. Pela manhã fomos até Stonehenge e a tarde Notting Hill.
*Stonehenge
Localiza-se na planície de Salisbury distante cerca de 88 milhas, 140km de Londres. Visitar o Círculo de Pedras é o ponto mais alto de qualquer visita a Stonehenge.
Ao chegar em Stonehenge siga até o monumento em caminhada pelo campo ou utilize o ônibus de translado e vá até o Círculo de Pedras. Não se pode entrar no círculo propriamente dito para evitar danos. A visita é feita circulando o monumento.
Stonehenge é um marco megalítico formado por grandes blocos de pedras que foram trazidos de longe, chegaram ao local há 4000 anos. Há rochas que pesam mais de 30 toneladas. Como que naquela época puderam fazer esse majestoso monumento? Inexplicável e muito misterioso! Não acha?
Apesar de haver muitas teorias, seu objetivo continua sendo um mistério. Servia como observatório lunar? Como templo do Sol? Era um cemitério? Seja qual for a resposta, devido sua importância histórica o lugar foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987.
Depois de fazer um giro completo ao Círculo de Pedras retorne no mesmo ônibus e vá até o memorial e visite réplicas de casas da época.
Há também uma apresentação de vídeo em 360°, aproveite e faça um tour virtual e veja tudo sobre Stonehenge em diferentes épocas. A apresentação é fantástica!!!
*Dica: Esse passeio foi reservado no App do “Get Your Guide”
-Incluído: Transporte de ônibus, Audioguia App do seu celular em vários idiomas, inclusive português.
-Duração: 6,5 horas. Motorista/Idioma: Inglês.
-Valor: €77 por pessoa com Ingresso completo para Stonehenge.
-Saída às 07:30h – Endereço: 35 Cromwell Rd, South Kensington, London SW7 2DG, UK. Em frete ao Museu de História Natural de Londres.
Ao retornar de Stonehenge seguimos para Notting Hill, o bairro de casas coloridas e onde há uma feirinha aos sábados à tarde na Portobello Road.
*Notting Hill
Um dos bairros mais charmosos de Londres, Notting Hill ficou famoso pelo filme “Um lugar Chamado Notting Hill”, com a Julia Roberts lançado em 1999.
O lugar e repleto de casinhas típicas no estilo vitoriano e coloridas. A rua das lojas e feirinha de artesanatos, antiguidades, comidas e doces acontece na Portobello Road Market.
O local também possui muitos pubs e restaurantes para todos os gostos. Vale a pena visitar Notting Hill, aqui nos almoçamos.
Assim foi nossa breve estada em Londres. No dia seguinte, partimos para Cardiff, a capital do País de Gales. Veja roteiro aqui País de Gales-Cardiff.
*Dica: Os tickets de trem para Cardiff adquirimos diretamente no site da companhia ScotRail. www.scotrail.co.uk
*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis. Maravilha!!!
_______________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Maio 2024