______________________________________________________________ INGLATERRA / LIVERPOOL - 21 a 24/05/24

 

Liverpool é uma cidade portuária situada no noroeste da Inglaterra, onde o rio Mersey se encontra com o Mar da Irlanda. A cidade foi um importante porto de comércio e migração do século XVIII ao começo do século XX. A arquitetura da cidade é uma mistura do passado com o moderno.

Liverpool também é famosa por ser a cidade natal dos Beatles, a famosa banda de sucesso mundial formada por rapazes (John, Paul, Ringo e George).

Barcos e Balsas navegam pelo rio Mersey onde há extensa orla, onde estão os três edifícios mercantis conhecidos como "Three Graces" (o Edifício Royal Liver, o Edifício Cunard e o Edifício do Porto de Liverpool) localizados em Pier Head embelezando a costa fluvial de Liverpool.

*QUANDO FOMOS

Os meses de melhor clima em Liverpool é de maio a setembro, ou seja, final da primavera e início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos.

Visitamos Liverpool no final de maio de 2024, temperaturas agradáveis variando entre 10 e 25 graus com dias ensolarados e chuva leve, mas nada que atrapalhe.

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 2 noites em Liverpool nos hospedamos no Ibis Centre Albert Dock, próximo ao centro histórico e bem ao lado da Waterfront, a Orla de Liverpool. Uma dica importante é sempre se hospedar na região central de Liverpool, mesmo que pague um pouco mais, com isso não dependerá de transporte público, principalmente taxi que é extremamente caro não só em Liverpool, mas em todo Reino Unido.

-Ibis Liverpool Centre Albert Dock*** - Boa localização, bom café da manhã, funcionários agradáveis e ótimas acomodações.

*O QUE FIZEMOS

Nosso tour pelo Reino Unido e Irlanda começou em Londres, passamos Cardiff e seguimos para Liverpool. A viagem de trem de Cardiff a Liverpool levou 04h:15m incluindo uma conexão na cidade inglesa de Crewe. Às 13h chegamos à cidade dos Beatles, o tempo estava ensolarado e temperatura de 16 graus.

-Dica: Os bilhetes de trem foram adquiridos, ainda no Brasil, pelo site da companhia www.scotrail.co.uk.

*Waterfront – Orla de Liverpool

Nosso primeiro dia em Liverpool foi na Waterfront, uma área portuária renovada que vibra durante a primavera e o verão com muitos eventos gratuitos! O Liverpool Waterfront se estende ao longo do rio Mersey, incluindo o canal e uma rede de docas históricas da cidade, conhecido como Alberto Dock.  Aqui fizemos uma parada para almoçar.

A orla de Liverpool concentra boa parte das atrações turísticas da cidade dentre elas, o Museu de Liverpool.

*Museum of Liverpool

O prédio de arquitetura super moderna e de um visual externo incrível exibe a história da cidade em diversos ambientes que vale muito visitar.

O Museu reflete o significado global da cidade através da sua geografia, história e cultura única.  As coleções abrangem mais de 10.000 anos de história, incluindo história social, comunitária, arqueologia, Regimento do Rei e transporte.

-Ingresso: A entrada ao Museu de Liverpool é gratuita. Doações são bem-vindas. Horário: Diariamente das 10 às 17h

-Endereço: Pier Head, Liverpool, Reino Unido.

*The Three Graces

Três prédios imponentes que vale a pena contemplá-los. As três Graças são: O Royal Liver Building, Cunard Building e o Port of Liverpool Building. Os emblemáticos edifícios estão situados no Pier Head de Liverpool.

Estas majestosas construções foram concebidas e construídas em 1908 como símbolos visíveis do prestígio internacional de Liverpool, por sua capacidade comercial a época.

O Royal Liver Building, a joia da coroa, adornado por dois Liver Birds, é o marco característico da cidade. Os pássaros Liver são o emblema da cidade e você os encontrará espalhados pela preciosa arquitetura de Liverpool. Os edifícios foram a primeira grande construção na Grã-Bretanha em Liverpool. Bem próximo ao The Three Graces está a estátua dos Beatles.

*Estátuas dos Beatles

Os Beatles ganharam uma bela homenagem às margens do rio Mersey, trata-se das estátuas de bronze dos quatro rapazes que revolucionaram a mundo musical nos anos 60.

 

As esculturas de dois metros de altura foram inauguradas pessoalmente por Julia Baird, irmã de John Lennon e mostra Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon de terno, gravata e capa de chuva conversando enquanto caminham.

A obra é assinada pelo escultor Andy Edwars, e foi um presente ao Cavern Club, casa de shows onde a banda deu seus primeiros passos para o sucesso. O Cavern Club fica na Mathew Street, Centro Histórico de Liverpool. Até hoje o Pub funciona com música ao vivo e recebe muitos turistas e fãs da banda.

*Rio Mersey

É um dos principais rios do Noroeste da Inglaterra. O Mersey serpenteia Liverpool e desagua no Mar da Irlanda. Há passeios de barcos pelo rio. Visualmente não gostamos do passeio, por isso não fizemos. Mas fica ai a dica!

-Ponto de Partida: Píer Head, Orla de Liverpool. Valor: 12,70 libras por pessoa.

*Royal Albert Dock Liverpool

Nosso segundo dia em Liverpool amanheceu chuvoso. Devido a chuva fomos explorar melhor o Albert Dock, uma das áreas de lazer mais legais da cidade com diversos museus, lojinhas, restaurantes.

O Albert Dock no passado era as docas de Liverpool com ancoradouros para pequenas embarcações.

O lugar está rodeado por prédios de tijolinhos que abrigam diversas atrações como: The Beatles Story, Tate Moderno, Museu Marítimo, lojas e restaurantes.

*The Beatles Story

A maior exposição permanente sobre a banda. The Beatles Story de Liverpool é muito mais que um museu! Ao visitar você vai embarcar em uma incrível viagem no tempo e com certeza se sentirá na década de 60 em Liverpool. O local retrata a vida e a música dos Beatles. Imperdível!!!

Experimente a Beatlemania em primeira mão com recriações imersivas de locais importantes da carreira da banda, incluindo Hamburgo, The Cavern Club, Abbey Road Studios, além de instrumentos musicais, discos e muito mais.

Veja peças fascinantes, memoráveis, autênticas e originais enquanto percorre o longo e sinuoso caminho desde a primeira guitarra de George Harrison até o último piano de John Lennon.

-Entrada: £ 16.00 por pessoa

*Tate Liverpool

É uma das maiores e mais importantes galerias modernas e contemporâneas fora de Londres. Há diversas exibições gratuitas e eventos. Entrada gratuita. Não visitamos, estava fechado.

*Merseyside Maritime Museum

O Museu trata da importância marítima de Liverpool como porta de entrada para o mundo. A herança marítima da cidade ganha vida no histórico acervo do museu que inclui objetos associados à história social e comercial do porto da cidade, contendo maquetes de navios, pinturas marítimas, cartazes da época de ouro dos transatlânticos e do Titanic.

-Endereço: Royal Albert Dock, Liverpool, Reino Unido. Entrada gratuita.

Como o dia estava pouco chuvoso passamos boa parte explorando o Albert Dock com mais detalhes. Depois seguimos para o centro comercial da cidade onde percorremos diversas ruas, finalizado nossa estada em Liverpool.

No dia seguinte partiríamos para Glasgow, Escócia. Assim procedemos, fizemos o check-in no Ibis Albert Dock Hotel e seguimos para a estação central. Entretanto, ao chegarmos na Estação de Liverpool, a companhia ferroviária havia cancelado o trem devido a inundações nos trilhos na região de Glasgow, o que nos fez ficar mais um dia em Liverpool.

Devido ao imprevisto nos hospedamos por uma noite no Radisson Red Hotel, bem ao lado da estação, e fomos explorar melhor o centro comercial e histórico da cidade. No centro comercial de Liverpool está a torre “Radio City” aberta à visitação.

*A Torre Radio City

A Hits Radio Liverpool, uma das estações de rádio de maior sucesso do Reino Unido, dá oportunidade única de ver o horizonte de toda Liverpool a mais de 120m altura.

A torre é um dos marcos mais emblemáticos de Liverpool, oferece vistas panorâmicas deslumbrantes, mesmo em dia de chuva.

-Endereço: Houghton Street, Liverpool – Bem ao lado do St Johns Beacon Shopping. Ingresso: 8 libras.

*The Terrace “Liverpool One”

É um Shopping de dois pisos a céu aberto com muitas lojas de marcas (Zara, Apple, Levi’s, Ômega, Hollister) restaurantes, pizzaria, cafés. Tudo isso sob uma arquitetura moderna e descontraída do Liverpool One. Descubra alguns dos melhores restaurantes de Liverpool ou uma loja de sua marca favorita e divirta-se.

Mesmo sendo um shopping a céu aberto, o acesso ao segundo piso poder ser feito por escadas rolantes ou por essa bela escada coberta por tapete verde. Depois de visitar o Liverpool One, a próxima parada foi na Mathew Street.

-Endereço: 5 Wall St, Liverpool, L1 8JQ.

*Mathew Street

A Mathew Street é uma rua notável e muito visitada por ser o local do novo Cavern Club, onde os Beatles tocaram no clube original por inúmeras ocasiões do começo de sua carreira no início dos anos 60.

Milhares de turistas e fãs dos Beatles visitam o Cavern Club. Na mesma rua há muitas atrações, incluindo uma estátua de John Lennon, uma loja dos Beatles, o Liverpool Beatles Museum e vários pubs anteriormente frequentados pela banda.

Paredes da Mathew Street são adornadas por fotos, gravuras e tudo que lembra a Banda dos quatro rapazes que abalaram o mundo.

Foi nesse cenário privilegiado que encerramos nossa estada em Liverpool.

No dia seguinte partimos de trem para Glasgow, a maior cidade da Escócia. Veja roteiro completo aqui Escócia-Glasgow.

*Dica: Os tickets de trem para Glasgow adquirimos diretamente no site da companhia ScotRail. www.scotrail.co.uk

*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de pequenas lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis.

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Maio/2024