_______________________________________________________________________________ FOZ DO IGUAÇU

 

A cidade paranaense de Foz do Iguaçu, localizada na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), é a principal base para quem deseja visitar as famosas Cataratas do Iguaçu. 

Foz do Iguaçu oferece aos visitantes inúmeras atrações turísticas, dentre elas: A hidrelétrica de Itaipu, o Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves, o Foz do Iguaçu Park Show, o Marco das 3 Fronteiras, bem como, conta com uma grande variedade de hotéis, restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas, dois shoppings centers. Tudo isso atrai turistas do Brasil e do mundo inteiro.

 

*QUANDO FOMOS

Essa é a terceira vez que visitamos Foz do Iguaçu, a primeira foi no mês de julho/1992 de clima pouco frio, a segunda viagem a Foz foi em dezembro/2010, o clima estava muito quente, abafado e as cataratas com elevadíssimo volume de água. Dessa vez, fomos em abril/2019, nesse mês, o clima é mais ameno com pouca chuva, o que deixa as cataratas com pequeno volume d’água. 

*ONDE FICAMOS

A escolha da hospedagem para qualquer viagem é muito importante. Foz do Iguaçu é uma cidade de porte médio, existe uma oferta muito grande de hotéis, espalhados por diversos bairros da cidade. Para nossa estada de 5 dias em Foz do Iguaçu nos hospedamos no centro da cidade, Hotel Pietro Ângelo, bom café da manhã, ótimas instalações.

-Hotel Pietro Ângelo: Rua Almirante Barroso, 1864 - Centro, Foz do Iguaçu, Paraná.

*O QUE FIZEMOS

Visitar as belezas nutarias e demais atrações que a região oferece aos turistas, incluindo Brasil, Argentina e Paraguai, o visitante necessitará de 4 a 5 dias. Para esta viagem, ficamos na cidade por 5 dias e durante nossa estada visitamos os seguintes pontos turísticos:

City Tour, Mesquita Muçulmana, Templo Budista, Hidrelétrica de Itaipu, Catedral de Guadalupe, Marco das 3 Fronteiras, Parque das Aves, Parque e Cataratas do Iguaçu, Cidade del Leste (Paraguai), Duty Free Shop (Argentina), Foz do Iguaçu Park Show e o Cataratas JL Shopping Center. 

1º DIA – Chegamos ao Aeroporto de Foz do Iguaçu por volta do meio dia, seguimos pela Av. das Cataratas, onde fizemos uma parada para o almoço. Dando sequência, fomos para o Hotel Pietro Ângelo. De acordo com o pacote de viagem, tivemos tarde livre e a noite a sugestão foi jantar em grupo na tradicional Rafain Churrascaria Show. Como já conhecíamos essa Churrascaria das outras viagens a Foz, optamos por não ir com o restante do grupo, decidimos visitar o Cataratas JL Shopping Center.

-Endereço: Av. Costa e Silva, 185 - Foz do Iguaçu, Paraná. 

No entanto, para quem vai à primeira vez a Foz do Iguaçu recomendo ir a Rafain Churrascaria Show, durante o jantar, exibe o folclore da América Latina, acompanhado de música popular brasileira, boliviana, harpa paraguaia, o tango argentino e a dança das garrafas. Fica ai dica!!!

-Rafain Churrascaria Show

-Endereço:  Av. das Cataratas, 1749 - Jardim Iguaçu, Foz do Iguaçu Paraná.

2º DIA – Nosso segundo dia em Foz do Iguaçu foi dedicado ao tour pela Ciudad del Leste no Paraguai e no final da tarde o Duty Free Shop, esse, localizado antes da cidade de Puerto Iguaçu na Argentina. Para quem vai a Foz do Iguaçu é interessante fazer esse tour, independentemente se pretende comprar ou não. Vale a pena conhecer, você acaba comprando algo, não tem como resistir!    

*Dicas:

-Vá a Ciudad del Este logo cedo, o trânsito na Ponte da Amizade é intenso;

-Não vá a Ciudad del Este de carro próprio, melhor agendar no seu hotel um receptivo, que fará em Van.

-Se pretende comprar eletroeletrônicos, perfumes, relógios, bebidas, etc. procure lojas de referência, tipo: Monalisa, Shopping del Leste, Shopping dos Eletrônicos. Cuidado com os produtos falsificados!

-O Duty Free Shop da Argentina, possui uma variedade muito grande de produtos, eletroeletrônicos, artigos de casa, decoração, bebidas, etc., porém achei os preços mais caros em relação aos da Ciudad del Este.

3º DIA – Logo cedo, após café da manhã saímos para um City Tour por foz do Iguaçu, conhecendo a Hidrelétrica de Itaipu, a Mesquita Muçulmana, o Templo Budista, almoço no Restaurante Barracão, Catedral N. Srª. Guadalupe, e final da tarde, o Marco das Três Fronteiras.

*Hidrelétrica de Itaipu

A majestosa usina ocupa uma área de 1.350 Km², possui 196 metros de altura e produz 14 mil MW de energia. Essa gigantesca obra prima da engenharia, localiza-se na fronteira do Brasil e Paraguai no Rio Paraná e seu nome Itaipu, vem do Guarani, que significa: “Ita” (pedra) “i” (água) e “pu” (barulho), “Pedra na qual a água faz Barulho”. 

A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982 e quando foi concluída, por 21 anos manteve-se como a maior barragem do mundo, perdendo esse título em 2003 para a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China. 

Quem vai a Foz do Iguaçu não pode deixar de fazer um tour panorâmico pela área principal da Usina. O visitante pode contratar um receptivo e fazer o percurso com guia ou usar seu próprio carro para percorrer a área aberta à visitação. Durante o tour fizemos diversas paradas em pontos estratégicos que permitem aos turistas amplas e belas paisagens.

-Ingresso para visita panorâmica da Usina custa R$ 42,00 por pessoa, aceita cartão.

Depois da visita a Hidrelétrica, seguimos para o Templo Budista de Foz do Iguaçu.

*Templo Budista

Templo Budista de Foz do Iguaçu foi construído em 1996 por comunidades chinesas da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 

O local é aberto à visitação, atrai muitos turistas que ficam impressionados com a beleza do lugar, principalmente com a réplica de concreto do famoso Buda sentado “Mi La Pu-San”, de 7 metros de altura. 

O local é bem agradável para visitar, além do Templo, existem várias estátuas enfileiradas no meio da jardinagem. Aproveite e faça belas fotos. 

*Dicas:

-Entrada grátis, porém, o local possui uma lojinha que vende souvenir para ajudar a manter o templo.

-Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 - Jardim Califórnia, Foz do Iguaçu – Paraná.

Dando sequência ao nosso tour por Foz, partimos para a Mesquita Muçulmana.

*Mesquita Muçulmana

A Mesquita faz referência a Omar Ibn Al-Khatab, o segundo dos califas muçulmanos, um dos mais influentes governantes muçulmanos. 

Na nossa última viagem a Foz, no ano de 2010, tivemos a oportunidade de visitar o interior da Mesquita, dessa vez a visitação foi somente lado externo. 

Conhecer a Mesquita é uma oportunidade muito interessante para sentir um pouco da cultura e dos costumes da religião muçulmana. Ao finalizar a visitação a Mesquita, seguimos rumo ao Restaurante Barracão.

*Dicas:

-A entrada na Mesquita é gratuita, a visitação acontece de Segunda à Sexta, das 9 às 11:30h e das 14 às 16:30h. Sábados das 9 às 11:30 horas.

-As mulheres devem usar véu cobrindo os cabelos até os ombros, não é permitido roupas curtas.

-Endereço: Rua Meca, 599 – Foz do Iguaçu, Paraná.

*Restaurante Barracão

O restaurante é descontraído, bem frequentado, com um serviço de Buffet à lenha, comida saborosa de diversas regiões, aperitivos grátis, móveis rústicos e fotos nas paredes que contam a história do lugar. Foi uma ótima e relaxante parada para o almoço. Maravilha! 

-Preço do buffer livre, sem bebida e sem sobremesa, R$ 30,00 por pessoa.

-Endereço: Av. Silvio Américo Sasdelli, 1010 - Vila A - Foz do Iguaçu, Paraná.

Depois de recompor as energias no Barracão, seguimos nosso tour por Foz do Iguaçu, dessa vez, nossa parada foi na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

*Catedral N. Srª. De Guadalupe

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe é a Igreja Mãe da Diocese de Foz do Iguaçu. Seu nome homenageia a padroeira da América Latina, N. Srª de Guadalupe. 

O templo está localizado em um dos pontos mais altos de Foz do Iguaçu, foi planejado em forma de cruz grega, traz uma arquitetura de traços moderno e arrojado, as janelas inferiores acompanham os arcos do teto e para completar, os vitrais se encaixam suavemente nas curvas do telhado. Independentemente de religião, o local merece ser visitado! 

-Endereço: Rua Marapa, 456 Vila A - Foz do Iguaçu, Paraná.

Depois dessa breve visita ao Templo de Guadalupe, o final de tarde aproximava-se, daí partimos para o Marco das 3 Fronteiras.

*Marco das 3 Fronteiras

Inaugurado em 1903, o Marco das 3 Fronteiras, é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu no Brasil, uma em Ciudad del Este no Paraguai, a outra em Puerto Iguazú na Argentina e ao meio, o encontro dos rios Iguaçu e Paraná, delimitando as fronteiras entre esses três países. 

O Marco do lado brasileiro, depois de muito tempo esquecido, é verdade, no ano de 2010 tivemos aqui e tudo estava completamente abandonado. Mas, no ano de 2015 foi inteiramente revitalizado, com a implantação de um novo projeto transformando o lugar num belo ponto turístico. 

O local é bastante visitado, especialmente nos fins de tarde, para apreciar o pôr-do-sol, jantar, tomar uns drinks e assistir aos shows dos grupos folclóricos latinos americanos que se apresentam no início da noite. Diante desse belo crepúsculo vespertino, encerramos nosso terceiro dia em Foz do Iguaçu. 

4º DIA – O quarto dia em Foz do Iguaçu, foi dedicado para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves, o Foz do Iguaçu Park Show e a noite fomos ao “4 Sorelle Restaurante”.

*Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica do sul do Brasil.

O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como: a onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa e araucária.

A floresta do Parque Nacional possui paisagens de rara beleza cênica devido a presença da imponente Cataratas do Iguaçu.

*Cataratas do Iguaçu

Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, respectivamente.  As Cataratas do Iguaçu é uma imersão na natureza para quem as vistam.

O acesso para chegar as cataratas é através de uma caminhada por trilhas no meio da mata atlântica, logo no início, o visitante começa a encher o olhar com as primeiras quedas d’água do Rio Iguaçu. Mas isso é só o começo! 

À medida que a caminhada avança pela floresta, até chegar na principal catarata do Rio Iguaçu, inúmeras quedas d’agua vão aparecendo, formando um cenário de beleza única. 

No final da trilha está a maior das cataratas, onde existe uma passarela que completa o passeio, chegando até o ponto conhecido como “Garganta do Diabo”. Aqui os turistas se aglomeram na busca de melhores ângulos para ver de perto a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu.

O complexo das Cataratas do Iguaçu possui uma ótima estrutura para receber turistas do mundo inteiro, tipo: estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, lojas de lembranças, praça de alimentação, passeio de bote pelo estuário do Rio Iguaçu, que leva os turistas até as proximidades das quedas d’agua, esse passeio é conhecido por “Macuco Safari”. Depois desse fabuloso tour extremamente ecológico, almoçamos no Restaurante Porto Canoa, em seguida, fomos visitar outro parque, dessa vez, o das Aves.

*Dicas:

-Há duas maneiras para visitar as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. Consulte agência de turismo local.

-Entrada no Parque do Iguaçu e Cataratas custa 41 reais.

-Restaurante Porto Canoa, buffet livre sem bebidas e sem sobremesa, 65 reais por pessoa.

*Parque das Aves

O Parque das Aves é um Centro de Conservação que busca de forma integrada preservar aves e outros animais, no próprio habitat natural da Mata Atlântica.

Entre as espécies presentes estão flamingos, araras, papagaios, urubus, periquitos, tucanos, corujas, entre outras. Além de répteis como sucuris, jiboias, jacarés e belas borboletas. 

O parque é a segunda atração mais visitada em Foz do Iguaçu, o passeio tem duração de 1 a 2 horas de caminhada por trilhas suaves, sob um ambiente de flora exuberante decorada por diversos tipos de flores e bromélias que juntos com as aves dão um colorido especial a mata nativa. 

As trilhas levam os visitantes aos viveiros integrados a mata, onde as pessoas entram e aproximam-se das aves, sentindo de perto o quanto a natureza é espetacular.

O Parque das Aves é um dos maiores parques do gênero em toda América Latina, tendo como princípio básico a conservação das 120 espécies de aves da Mata Atlântica, algumas com risco de extinção.

Visite e ajude a preservar a natureza! Encerrada a visitação, já era final da tarde, retornamos ao hotel e a noite fomos ao Foz do Iguaçu Park Show.

*Dicas:

-O Parque das Aves abre diariamente, das 8h30 às 17h.

-Entrada custa 45 reais por pessoa.

-O Parque é um local de preservação ambiental.

-Não toque nem alimente as Aves, respeite as normas.

*Foz do Iguaçu Park Show

O Foz do Iguaçu Park Show é um grande complexo de entretenimento composto pelo Museu de Cera Dreamland, o Vale dos Dinossauros, a Coleção Maravilhas do Mundo e o Dreams Ice Bar. O local é cheio de magia e imaginação, suas atrações colocam os visitantes em ambientes encantadores. Nossa vista foi a noite, portanto, das quatro atrações citadas vistamos apenas duas: o Museu de Cera Dreamland e o Dreams Ice Bar, mas fica aí a dica para quem desejar visitar as demais também.

*Dicas:

-Ingresso: varia de 51 a 150 reais, conforme o número de atrações que deseja visitar.

-Av. das Cataratas, KM 14, nº 8.100 Foz do Iguaçu

*Museu de Cera Dreamland

Já visitamos os museus de cera Madame Tussauds de Nova York e o de Londres-Inglaterra, ambos possuem rico e fabuloso acervo. Já o Museu de Cera Dreamland, também possui peças e personalidades do mesmo nível, qualidade e perfeição aos do Madame Tussauds, porém o acervo do Dreamland é bem menor. O Dreamland, está dividido em 16 ambientes com réplicas em tamanho real de celebridades de diversas áreas do mundo musical, cinema, futebol, político, ciência, religioso e das series do cinema e TV. 

*Da música: Michael Jackson, Elton John, Amy Winehouse, Madonna, Justin Bieber, Elvis Presley, Beyoncé, e Frank Sinatra.

*Do cinema: George Clooney, Marilyn Monroe, Clint Eastwood e Leonardo Di Caprio.

*Do futebol: Messi, Pelé.

*Da política: Presidente Barack Obama, Rainha Elizabeth.

*Da ciência: Albert Einstein.

*Da religião: Papa João Paulo II e Papa Francisco.

*Das séries Guerra nas Estrelas, Piratas do Caribe, “James Bond”, Homem de Ferro.

A lista e variada, são mais de 100 personalidades, deixando o visitante frente a frente diante dessas estátuas cera, que parecem reais. Percorra todos os ambientes, divirta-se com os personagens participando das cenas.

Finalizada a visita ao Museu de Cera, fomos tomar um drink no Dreams Ice Bar.

*Dreams Ice Bar

Esse é segundo Ice Bar que conhecemos, o primeiro foi em Amsterdã-Holanda. O Ice Bar de Foz do Iguaçu é considerado o maior bar de gelo do mundo. Se é verdade não sei, que é bem maior que o de Amsterdam, isso é verdade. Entrar num Ice Bar, a sensação é de estar dentro de uma caverna gelada, a 11ºC negativos.

O Ice de Foz é amplo, decorado com peças temáticas, possui belas esculturas de moveis, paredes, bonecos e animais, tudo esculpido no gelo cristalizado. Segundo informações do guia, o Dreams Ice Bar sempre renova a decoração e as esculturas.

O Ice Bar pode ser frequentado até por crianças, além de se divertirem, elas também terão o que beber, coquetéis não alcoólicos, deliciosos chocolates quentes e para os adultos ótimos drinks. Entre e cai no clima, amenize o frio com aperitivos quentes!

*Dicas:

-O Ice Bar fornece aos visitantes agasalhos e luvas de frio.

-O visitante tem direito a drinks e coquetéis.

-A permanência é no máximo 30 minutos por grupo.

Depois desse friozinho intenso, aquecido por aperitivos, encerramos nossa vista ao Foz do Iguaçu Park Show e, não é que bateu aquela vontade de saborear uma massa, daí nos dirigimos para o “4 Sorelle Restaurante”, especializado na cozinha italiana, risotos, massas, carnes e pizzas. O estabelecimento é muito agradável, ótimo cardápio e excelente carta de vinhos. Uma verdadeira experiência italiana! Assim foi nosso quarto dia em Foz do Iguaçu.

*Dicas:

-Aberto diariamente para almoço e jantar.

-Oferece traslado grátis do seu hotel – Fone:3523.1707

-Endereço: Rua Almirante Barroso, 1336 - Foz do Iguaçu/PR.

5º DIA – Esse foi nosso último dia em Foz do Iguaçu, como o traslado para o aeroporto seria somente no final da tarde, após o check out, guardamos as malas no próprio hotel e fomos conhecer de perto o centro comercial de Foz do Iguaçu e posteriormente, o Cataratas JL Shopping. Mais uma vez, adoramos a estada em Foz do Iguaçu.

*Dicas:

-O Pacote de viagem, incluindo aéreo, terrestre, guia acompanhante e local, foi organizado por:

-CACILDA ARAGÃO TOURS.

-Endereço: Av. Pedro Valadares, 150 – Galeria Tramandaí, Bairro Jardins – Aracaju/SE – Fone: 2107-3555.

__________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Abril de 2019