________________________________________________________________________________ ESCÓCIA / INVERNESS - 30/05 a 01/06/24

 

Inverness, é a maior cidade e capital cultural das Terras Altas, as Highlands. A pequena e aconchegante cidade localiza-se na costa nordeste da Escócia e foi fundada em 1746.

O rio Ness, com suas pontes que lingam os dois flancos da cidade velha, atravessa o centro histórico, que abriga a Catedral de Inverness, do século XIX, a igreja Old High St. Stephen's, do século XVIII, e um mercado vitoriano coberto que vende alimentos, roupas e artesanato.

Outra atração imponente é o Castelo de Inverness, localizado em uma colina com vista para o rio Ness. Uma sucessão de castelos existiu neste local desde o ano 1057, a atual estrutura é data de 1836.

*QUANDO FOMOS

Os meses de melhor clima em Inverness é de maio a setembro, ou seja, final da primavera a início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos. Visitamos Inverness no final de maio de 2024, temperaturas agradáveis variando entre 08 e 23 graus com dias ensolarados, parcialmente nublados com possibilidade de chuva fina e passageira.

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 2 noites em Inverness nos hospedamos no Silverstrands, região central da cidade. Hospedar-se próximo ao centro de Inverness é uma boa ideia, mesmo que pague um pouco mais. Outra vantagem é que as atrações turísticas da cidade estão concentradas no centro podendo fazer tudo a pé.

-Silverstrands House****. Ótimas acomodações, bom café da manhã e muita simpatia do anfitrião.

-Endereço: 7 Broadstone Avenue, Inverness, Escócia.

*O QUE FIZEMOS

Nosso tour pelo Reino Unido e Irlanda começou em Londres, passamos por Cardiff, Liverpool, Glasgow, Edimburgo e seguimos para Inverness. A viagem de trem, direto de Edimburgo para Inverness, levou 03h:23m. Às 12h:01m chegamos à Estação Central de Inverness, o tempo estava nublado e a temperatura era de 15 graus.

A cidade de Inverness é pequena e suas atrações urbanas pode-se fazer tranquilamente em um dia. No entanto, há vários passeios de dia inteiro pelas Highlands. Dentre as atrações de Inverness fizemos as seguintes: Tour a pé pelo centro histórico, Tour Outlander e Lago Ness.

*Centro histórico – Caminhada por Inverness

O centro de Inverness é perfeito para quem deseja comprar algumas lembrancinhas, o local conta com diversas lojas de souvenir e roupas. A principal via da cidade é a High Street, uma rua só de pedestres. No final dela fica o prédio da prefeitura e o castelo de Inverness.

Aproveite ainda para conhecer o Victorian Market, construído no século XIX, onde possui muitas lojas de artesanato e butiques independentes, além de uma seleção de cafés e restaurantes.

O centro também conta com outras ruas bem interessantes. A Church Street, conta com muitos restaurantes e bares, assim como a Bank Street e as belas edificações que seguem as margens do rio Ness.

*O Rio Ness

Siga sem destino, passando por pontes suspensas da era vitoriana. Desfrute das paisagens com as pequenas Ilhas do Ness, prédios históricos e torres de igrejas que emolduram os dois lados da Cidade torna Inverness uma cidade aconchegante.

Caminhe tranquilamente pelas marginais o rio Ness. Cruze alternadamente as pontes e sinta a beleza da pequenina Inverness com vista para o Castelo.

*Castelo de Inverness

O Castelo fica em um penhasco com vista para o rio Ness. O edifício atual foi construído em 1836 e abriga o “Inverness Sheriff Court”, o Tribunal de Inverness. No entanto, a colina foi o local de um castelo desde o ano 1057. Com o tempo, o castelo foi sitiado, destruído e reconstruído em várias ocasiões. Atualmente, apenas o andar terreno está aberto ao público.

*Old High Church

Conhecida como “A Velha Igreja Alta”. Esta é a igreja de St Mary’s e é, a construção mais antiga ainda usada como local de adoração em Inverness. Ela foi construída em 1770 sobre um morro e há diversos túmulos ao seu redor. Vá num final de tarde, à vista para o Rio Ness é incrível!

*Leakey’s Bookshop

Logo atrás da Igreja de St Mary’s “Old High Church”, bem ao lado das escadas da igreja, está o maior sebo da Escócia! Antigamente o local era uma Igreja Gaélica, “Old Gaelic Church”, onde os fiéis de língua gaélica se reuniam para louvar. O interior do Sebo é cheio de prateleiras recheadas de livros e um belo café. Na mesma rua, Church Street, Logo a frente está a Abertarff House.

*Abertarff House

Construída em 1593, a Abertarff House é a casa mais antiga de Inverness. O exército de Oliver Cromwell, Comandante da Cavalaria e Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda, passou pela Abertarff House, bem como os soldados jacobitas caminharam pelas ruas ao seu redor. A casa foi restaurada, apresentando ótimo estado de conservação.

Assim foi nosso primeiro dia em Inverness, a capital das Highlands. No dia seguinte fizemos um tour de dia inteiro pelas Terras Altas – “Outlander e Lago Ness”.

*Tour de Outlander e Lago Ness

Com saída de Inverness o tour da série Outlander da Netflix percorre as Terras Altas da Escócia, levando você a se sentir como Claire e Jamie Fraser, os protagonistas de Outlander.

Durante o roteiro visitamos lugares cheios de histórias como o Castelo de Urquhart, campo da Batalha de Culloden, a Clava Cairns, uma destilaria de whisky e, é claro, uma navegação pelo Lago Ness, lar do famoso monstro.

*Lago Ness

O lago Ness é mundialmente conhecido pelas prováveis aparições de um monstro, conhecido pelos habitantes locais por Nessie. Daí a lendária fama do Monstro do Lado Ness.

Duante a navegação conhecemos a sua história e procuramos o monstro nas águas escuras e profundas do lago Ness. Será que você teve a sorte de vê-lo? Eu não Vi!!!

A navegação pelo Ness finaliza no ancoradouro ao lado do das ruínas do Castelo de Urquhart.

*Castelo Urquhart

O Castelo original foi construído no século XIII, posteriormente foi fortificado e por séculos aconteceu muitas mudanças de controle e passou por uma abundante reconstrução na era medieval.

Em 1692, o castelo foi desprezado pelas forças do governo. Nos séculos seguintes o castelo caiu em ruínas, tendo os moradores da região reaproveitado as suas pedras em suas construções.

De volta a terra firme seguimos para uma visita a destilaria de whisky “The Singleton”

*The Singleton Destilaria

A destilaria Singleton foi construída em 1897. Os alambiques em forma de cebola produzem um whisky delicado com perfil de maçã verde.

A maior parte da bebida é envelhecida em barris de carvalho americano, que conferem doçura e um rico sabor de nozes.

É possível visitar as instalações da destilaria por meio de um guia da própria empresa. Se você não deseja fazer essa visita guiada pode ficar na loja e degustar algumas bebidas e apreciar as belas e caríssimas garrafas do Singleton. Finalizada a visita a destilaria, seguimos rumo a vila de Beauly.

*Beauly

É uma cidadezinha nas Highlands da Escócia, localizada no extremo norte do país, que carrega muita história. No final do século XIII, o Castelo de Beaufort, perto de Beauly, caiu nas mãos do Clã Fraser que era a residência tradicional dos Lordes Lovat. Há muita história dos Lovat e Fraser, que circulam a cidade. O interesse em visitar a cidade aumentou por parte dos fãs do livro Outlander e da série da Netflix, na qual o clã Fraser aparece.

Aqui fizemos uma parada para almoço, depois partimos para visitar o sitio histórico e milenar, o Clava Cairns.

*Calva Cairns

O marco de Clava é um tipo de túmulo de câmara circular da Idade do Bronze da Escócia. Existem cerca de 50 montes de pedras desse tipo na redondeza de Inverness.

Os Clavas Cairns têm cerca de 4.000 anos e foram construídos para abrigar os mortos. O cemitério permaneceu um local sagrado na paisagem durante milénios e fornece muitas pistas sobre as crenças da sociedade da Idade do Bronze.

O que resta hoje seria parte de um complexo maior. Duas partes do complexo, Balnuaran de Clava e Milton de Clava, estão abertas ao público. Os locais contêm uma série de monumentos funerários pré-históricos em forma circular e pedras postas na vertical em meio a uma tranquila floresta.

Devido a série Outlander, o Clava Cairns passou a ser um lugar muito procurado por turistas e fãs. Na série, Claire vai à um círculo de pedras chamado “Craigh na Dun”, e ao tocar em uma delas, viaja no tempo, sai de 1942 para 1742, duzentos anos atrás. Também toquei na pedra e não é que passei!!!

Na verdade, Craigh na Dun não existe. As cenas foram gravadas em Kinloch Rannoch, região central da Escócia. Mas, o Clava Cairns lembra muito o Craigh na Dun de Outlander.

A visite é gratuita e o lugar fica aberto 24 horas todos os dias da semana. Vale muito visitar, afinal o sitio é da Idade do Bronze! Daqui seguimos para o Campo da Batalha de Culloden, nossa última parada pelas Terras Altas da Escócia.

*Campo da Batalha de Culloden

Viajamos por belas paisagens com florestas naturais, grandes planícies das Highlands e aos poucos conhecemos a história da luta entre clãs que ocorreu nessa área pantanosa do norte da Escócia, que ficou conhecido como Campo da Batalha de Culloden.

Em 1707 a Inglaterra, Escócia e País de Gales formaram o Reino Unido da Grã-Bretanha. Os Clãs Jacobitas ofereceram resistência ao Reino, que foi combatida pelo exército britânico por décadas. No dia 16 de abril de 1746, aconteceu a Batalha de Culloden entre as tropas do governo britânico e os rebeldes jacobitas.

A violeta guerra ocorreu no pântano de Culloden perto de Inverness e terminou com uma vitória para as tropas do governo inglês pondo fim a resistência dos Jacobitas. Diversas lápides estão espalhadas pelo campo em memória aos clãs jacobitas.

Turistas e fãs de Outlander se misturam nesse histórico campo para ver de perto esse grande memorial a céu aberto com monumentos e inúmeras lápides que representam os clãs da época, dentre elas, a lápide que representa o Clã Fraser.

Assim foi nosso tour de um dia inteiro pelas Terras Altas da Escócia, as Highlands. Fantástico!!!

-Dicas: O passeio foi reservado no site Civitatis, ainda no Brasil, antes de viajar.

-Operador: Highland Explorer Tours

-Endereço/Saída: 19 Union Street, Inverness, Reino Unido

-Duração: 9 horas. Valor: Adulto £82, Sênior £79 por pessoa.

-Idioma: Motorista/Guia em Inglês.

-Inclui: Transporte em ônibus ou micro–ônibus, Audioguia em português (levar fone de ouvido), passeio de 1 hora pelo Lago Ness, ingresso do Castelo de Urquart.

No dia seguinte partimos para Belfast, Irlanda do Norte. Como nosso voo seria a tarde, fomos novamente ao centrinho de Inverness e o Eastgate Shopping Centre.

Às 16 horas voamos pela Cia Loganair para Belfast, capital da Irlanda do Norte, chegando as 17h:05m. Veja roteiro completo aqui Irlanda do NorteOs bilhetes aéreos foram reservados no site da British Airways, www.britishairways.com

*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de pequenas lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis.

_______________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Maio 2024