___________________________________________________________ ESCÓCIA / EDIMBURGO – 26 a 30/05/24
Já na Idade Média, Edimburgo surge como um pequeno forte que, no século VII, os ingleses tomaram e nomearam de Eiden’s burgh (burgh é uma palavra que no passado significava forte). Foi apenas no século X que os escoceses recuperaram essa zona da Escócia.
No final do século XII, foi construído o castelo e começou a surgir uma pequena aldeia ao redor. Nesse mesmo século já se sabia que Edimburgo era um Burgo Real com capacidade de comercializar, um privilégio para a época.
Edimburgo é compacta, conta com um centro velho medieval e nos arredores uma cidade mais moderna que inclui jardins e construções neoclássicas. Em seu ponto mais elevado fica a maior atração, o Castelo de Edimburgo, que abriga as joias da coroa da Escócia e a Pedra do Destino, usada na coroação dos governantes escoceses.
*QUANDO FOMOS
Os meses de melhor clima em Edimburgo é de maio a setembro, ou seja, final da primavera e início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos. Visitamos Edimburgo no final de maio de 2024, temperaturas agradáveis variando entre 08 e 23 graus com dias ensolarados, parcialmente nublados com chuva fina e passageira.
*ONDE FICAMOS
Para nossa estada de 4 noites em Edimburgo nos hospedamos no Holyrood Aparthotel, centro histórico, a poucos passos do Museu de Edimburgo na Canongate Street. Hospedar-se na região central da capital escocesa é uma boa ideia, mesmo que pague um pouco mais, com isso não dependerá de transporte público. Outra vantagem é que as atrações turísticas da cidade estão concentradas no centro, podendo fazer quase tudo a pé.
-Holyrood Aparthotel**** -Endereço: 1 Nether Bakehouse. Ótima localização, excelente acomodação e funcionários agradáveis.
-Dica: O quarto é equipado com fogão, frigobar, pia, pratos, lava louça e demais utensílios, uma cozinha completa. Não vale a pena reservar com café da manhã, muito caro para o que é servido no quarto. Compre no Supermercado Tesco Express e faça seu café personalizado. Bem melhor!!!
*O QUE FIZEMOS
Nosso tour pelo Reino Unido e Irlanda começou em Londres, passamos por Cardiff, Liverpool, Glasgow e seguimos para Edimburgo. As duas maiores cidades da Escócia estão bem próximas. A viagem de trem, direto de Glasgow para Edimburgo, levou 00:52m. Às 10h:22m chegamos à Estação Central de Edimburgo, o tempo estava nublado e a temperatura era de 14 graus.
Tem muita coisa para fazer em Edimburgo! Além de uma arquitetura de cair o queixo a cidade reúne diversos museus, monumentos, palácios, passeios de dia inteiro pelas Highlands. Dentre as inúmeras atrações de Edimburgo fizemos as seguintes:
*Canongate Street
Essa é uma das principais ruas de Edimburgo, vai do Palácio de Holyrood até a colina do Castelo. A via é bastante movimentada. Lojas, restaurantes, mercados, pubs e muito calor humano dominam a Canongate, apesar do frio.
Hospedamo-nos bem ao lado dessa rua e o acesso para o Holyrood Aparthotel era pela Bakehouse Close.
*Bakehouse Close
Esse local foi um dos cenários da série “Outlander” da Netflix. Impressionante como a produção da série escolhe lugares simples e bonitos!
O lugar trata-se do beco e da casa, com sua escada externa, onde foram gravadas as cenas da Gráfica do Jamie Fraser do Outlander. Quem assistiu a série vai saber!
Outra atração da Canongate Street é o Museu de Edimburgo que conta a história da capital escocesa em diversos momentos de sua existência.
*Museum of Edinburgh
O prédio onde está instalado o museu é simples. Contudo, essa casa é a caixa do tesouro de Edimburgo com seus corredores que mais parecem um labirinto de salas históricas repletas de objetos icônicos do passado da capital escocesa.
O museu é o lar de importantes coleções sobre a história de cidade. Faça uma visita, é grátis, e descubra mais sobre a história escocesa desde os tempos pré-históricos até os dias atuais. O acervo contempla o seu povo e os belos objetos artesanais que eles criaram.
-Endereço: 42 Canongate, Royal Mile, Edinburgh. Entrada: Grátis. Horário: diariamente 10 às 17 horas.
Depois de visitar o Museu de Edimburgo seguimos até o final da Canongate Street onde fica o Parlamento e o Palácio Holyrood.
*Parlamento Escocês
O Parlamento está instalado num prédio de arquitetura moderna e arrojada, bem diferente da medieval Edimburgo.
A Casa Parlamentar Escocesa é uma ótima pedida para quem quer saber um pouco mais da Escócia. A entrada é gratuita, basta passar pela segurança. Não tem problema levar bolsa ou mochila! A visita é guiada ou não. Há alguns painéis explicando o sistema parlamentar e a construção do prédio.
Do outro lado da rua fica o Palácio Holyrood e a The King’s Gallery.
*Palácio Holyrood
O Palácio Escocês foi fundado como um mosteiro no ano de 1128 e posteriormente, a partir do século XV, serviu como residência dos reis e das rainhas da Escócia.
O Palácio atualmente pertence à Família Real Britânica e é utilizado para passar o verão. A visita é paga, custa 18 libras e dá direito a conhecer os jardins e salas com um áudio guia.
Toda a área verde em volta do Palácio é chamada de Holyrood Park, ótimo lugar para descansar, relaxar ou caminhar.
Daqui seguimos pela Canongate Street até a agência de turismo “Highland Explorer Tours”, pela qual, faríamos no outro dia um giro pelo interior da Escócia. Assim foi nosso primeiro dia em Edimburgo.
Nosso segundo dia na Escócia foi dedicado ao roteiro de um dia inteiro pelo interior do país. O passeio inclui as Highlands, Castelos e vilarejos que serviram de cenário para a série “Outlander” da Netflix. Imperdível!!!
*Tour da série Outlander – Dia Inteiro
O passeio é bem interessante, principalmente para os fãs que assistiram Outlander. Já imaginou seguir os passos de Jamie e Claire? Veja as Highlands pela janela de um dos inúmeros castelos e conheça vilarejos de contos de fadas que serviram de cenário para a série. Fantástico!!!
Às 08h:45m nos reunimos na agencia “Highland Explorer Tours”. Em um micro-ônibus deixamos Edimburgo para trás rumo ao interior da Escócia. Nossa primeira parada do dia foi no Castelo Midhope
*Castelo Midhope – “Castelo Lallybroch”
O Midhope data sua construção do século XV e a época pertencia ao clã Drummond, quando no século XVII foi adquirido por John Hope e até hoje é propriedade da família Hope.
O Castelo é a lendária casa de James Fraser, conhecida na série como Castelo Lallybroch do clã Fraser.
O castelo pode ser visitado todos os dias. Mas, não há acesso ao seu interior. O tempo de visita é de uns 30 minutos, o suficiente para fazer fotos.
-No local não há banheiros, lojinhas ou lanchonetes.
-Entrada: £7.00 por pessoa, pode comprar no local mesmo.
-Depois de visitar o Midhope seguimos para o Castelo de Doune.
*Castelo Doune – “Castelo Leoch”
A chegar no castelo, se você não o reconhece pelo nome, não se preocupe, ao vê-lo você irá identificar como o Castelo Leoch de Outlander, residência do Clã Mackenzie.
O medieval Castelo de Doune foi erguido no final do século XIV e passou por diversos proprietários durantes séculos. Em meados do século XVII, durante a Guerra dos Três Reinos, com os Levantes Jacobitas, o castelo sofreu ação militar, vindo a ser destruído e em 1800 foi restaurado. O castelo possui pátios imensos, percorra seu interior e descubra a grandeza.
O castelo pode ser visitado internamente e possui ambientes bem preservados. Compre seu ticket e circule por todos os corredores, salas, pátios e sinta-se na era medieval, ou um membro do Clã Mackenzie, ou figurante da série Outlander.
Finalizada a visita ao Castelo Doune, partimos rumo ao Reino do Fogo, uma área de grande importância histórica e lar dos antigos monarcas escoceses, nessa região visitamos o Vilarejo de Culross.
*Vilarejo de Culross – “Cranesmuir”
Culross é uma vila e antigo burgo real escocês. Originalmente, a vila de Culross serviu como uma pequena cidade portuária do Rio Forth. Acredita-se que a vila tenha sido fundada durante o século VI e parece que parou no tempo.
Culross é o povoado fictício de Cranesmuir da série Outlander, onde Claire é acusada de bruxaria. Essa charmosa vila é o melhor exemplo da arquitetura típica escocesa dos séculos XVII e XVIII.
Aqui fizemos uma pausa para almoçar. Depois partimos para a vila de Falkland.
*Falkland – “Inverness”
A charmosa vila medieval de Falkland, com uma população pouco mais de 1.200 habitantes, parece que realmente parou no tempo. Não tem com não se encantar por essa vila!!!
Falkland, que no passado foi um antigo Burgo Real Escoceses (Forte Real), até hoje mantem um excelente grau de preservação. Na série da Netflix, a vila de Falkland, representa a cidade escocesa de Inverness dos anos 1940.
Na praça principal da pacata Falkland estão um grande chafariz, restaurantes, lojas, museu e igreja. Foi nessa praça que foram gravadas cenas da série “Outlander” onde Claire e Frank foram passar sua segunda lua de mel. Visita imperdível para os amantes do seriado!!!
De Falkland seguimos para a última parada do dia antes de chegar a Edimburgo. Dessa vez fomos até o Castelo Blackness.
*Castelo Blackness – “Forte William”
O Blackness foi erguido no século XV por uma das mais poderosas famílias da Escócia, os Crichtons.
O castelo nunca foi uma pacífica mansão senhorial, entre os seus diversos usos, foi uma fortaleza e utilizado também como prisão do Estado.
Na série Outlander foi rebatizado de Forte William, onde abrigava a guarda inglesa que combatia os Jacobitas.
Depois de um dia completo pelos castelos, vilas, Highlands e cenários de Outlander, final da tarde retornamos a Edimburgo.
-Dicas: O passeio foi reservado no site Civitatis, ainda no Brasil, antes de viajar.
-Operador: Highland Explorer Tours
-Endereço: 60 High St, Edinburgh EH1 1TB, Reino Unido
-Duração: 9 horas. Valor: £65 por pessoa.
-Idioma: Motorista/Guia em Inglês – Audioguia em Português (Levar fone de ouvido).
O terceiro dia em Edimburgo reservamos para visitar o Castelo, fazer um tour a pé pelo Centro Histórico e explorar outras atrações da cidade. Começamos o dia pela Canongate e a Castlehill Street.
*Castlehill
Essa é a rua que dá acesso ao castelo, é uma subidinha suave, cheia de lojas de marcas, souvenirs, muitos turistas e escoceses tocando gaita de foles.
Nessa rua também está o Scotch Whisky Experience que além de vender várias garrafas de whisky, faz um tour e degustação. Outra atração da Castlehill é a Câmera Obscura & World of Illusions, uma atração interativa com ilusão de ótica, luzes, jogos e uma visita virtual pela cidade. Não visitamos o Câmera Obscura, mas fica aí a dica. A Castlehill é bem agitada o dia todo, no final dela está o Castelo de Edimburgo.
*Castelo de Edimburgo
A atração mais visitada da Escócia é essa, o Castelo de Edimburgo. A mega Fortaleza e Castelo Medieval fica no final da Castlehill Street, no topo de uma colina à vista de todos e para toda a cidade. Magnifico!
O Castelo está repleto de histórias emocionantes de sua época como fortaleza militar, residência real e prisão de guerra. Ao escalar a poderosa Colina do Castelo, você seguirá os passos de soldados, reis e rainhas. Visita imperdível!
A visita ao Castelo de Edimburgo passa por diversos pátios, canhões cravados na muralha, sala do monarca, museu de guerra, palácio, biblioteca e a Capela de Santa Margarida.
Percorra calmamente por todos ambientes internos e externos e sinta a grandiosidade do Castelo. Aproxime-se das muralhas e tenha vistas incríveis da notável Edimburgo.
*Dica: O Castelo por ser muito visitado, sugiro comprar o ingresso antecipado e chegar cedo para não pegar filas longas. Compramos os ingressos ainda no Brasil para o primeiro horário, às 09:30h.
-Ingresso site: www.edinburghcastle.scot
-Adulto: £19.50 - Áudio guia em Português £3.50
-Sênior: £15.50 - Áudio guia em Português £2.50
Depois do meio-dia, finalizamos a visita ao castelo e seguimos para Victoria Street.
*Victoria Street
Essa é a rua mais fotografada da Escócia com diversos prédios bem coloridos e muitas lojas de coisas do Harry Potter. Dizem que a autora J. K. Rowling se inspirou nessa rua de Edimburgo para criar o Beco Diagonal.
As casas possuem dois andares, sendo que o superior é um terraço dedicado aos restaurantes e o inferior às lojinhas. Caminhe pela Victoria Street e quando chegar na descida dela tem uma curva, olhe para traz e veja que a rua é extremamente bonita!
Daqui fomos para a National Cycle, passamos pela George IV Bridge, com destino ao Museu Nacional da Escócia, mas antes fizemos uma para em Greyfriars, onde há uma estátua do cachorrinho Bobby.
*Cemitério Greyfriars
Pode ser um pouco estranho visitar um cemitério durante a sua viagem a Edimburgo, porém existe uma razão para isso: O cachorrinho Bobby. Na frente do cemitério possui uma estátua de Bobby.
Ele guardou o túmulo do seu dono por 14 anos sendo que viveu por 16 anos. Todo dia ia lá e ficava ao lado do sepultado. Ele ganhou um túmulo também quando morreu em 1872.
Bem em frente à estátua do Bobby encontra-se o Museu Nacional da Escócia.
*Museu Nacional da Escócia
O museu mais importante da Escócia reúne diversos artefatos interessantes desde moedas super antigas até a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado com sucesso do mundo!
O Museu é imenso e abrange a histórica da Escócia, escoceses em outros países como Austrália, Índia.
Possui também uma ala da história natural como grande acervo de animais empalhados, mamíferos, répteis, fósseis de dinossauros, meteoritos.
-Entrada grátis! Endereço: Chambers Street, Edimburgo. Depois da visita ao museu fomos a High Street, onde está a Catedral.
*Catedral St Giles
Localizada no The Royal Mile, coração de Edimburgo. A bela Catedral de St Giles data do ano 1124 e é dedicada a Santo Egídio ou São Gil, santo padroeiro da capital escocesa. A igreja tem sido local de culto cristão desde o século XII.
A arquitetura externa e interna do templo é muito bonita! Colunas bem reforçadas, arcos bem definidos e vitrais coloridos adornam a catedral de encher o olhar dos visitantes. Tudo isso dedicado ao Santo Egídio.
A visita é gratuita, mas aceita doações. Endereço: High St, Edinburgh EH1 1RE, Reino Unido. Aqui encerramos nosso terceiro dia em Edimburgo. No dia seguinte fizemos o ônibus turístico, Hop On – Hop Off.
*Ônibus Turístico – Hop-on Hop-off
O ônibus turístico de Edimburgo realiza uma rota com diferentes paradas, que permite desfrutar dos principais pontos turísticos da capital escocesa.
As paradas mais interessantes do roteiro são: Princes Street, Grassmarket, Palacio Holyrood, Castelo de Edimburgo e o Calton Hill.
*Princes Street Gardens
Essa é a rua das compras de Edimburgo onde se encontra as principais lojas como Primark, Boots, Gap, Dr Martens, H&M, Top Shop e outras. Na elegante rua também está o Scott Monument.
*Scott Monument
É um monumento histórico dedicado ao escritor escocês Sir Walter Scott. O obelisco, construído em forma de torre gótica, tem cerca de 60m de altura. Sua parte superior é aberta para visitação e pode ser alcançada por meio de 300 degraus garantindo uma vista panorâmica única do coração de Edimburgo. O problema é encarar a subida!!! Ao lado da torre possui uma grande área verde, o Princes St Garden.
*Princes St Garden
Esse parque fica na base da colina do Castelo de Edimburgo. Os Jardins foram criados na década de 1820 durante a construção da Cidade Nova, que começou na década de 1760. O lugar é ótimo para caminhar!
*Grassmarket Square
Nessa praça comprida ficam diversos restaurantes e lojas e é um mercado histórico que funciona desde 1477 sob a autorização do Rei James III. Era usado como ponto de encontro para trocar mercadorias e havia também diversas bodegas e hospedarias até o ano de 1911. Aqui fizemos uma parada para almoçar e depois seguimos para o Calton Hill.
*Calton Hill
O Calton Hill é um dos lugares mais atraentes da cidade! Trata-se de uma colina com alguns monumentos importantes, considerados patrimônios mundiais da Unesco. Dentre os patrimônios históricos estão: Monumento ao Almirante Nelson e Monumento Nacional da Escócia.
Infelizmente não visitamos, quando chegamos ao local começou a chover, impossibilitando subir a colina. Com isso retornamos ao hotel e no dia seguinte partimos para a cidade de Inverness, Escócia, região do Lago Ness.Veja roteiro completo aqui Escócia-Inverness.
*Dica: Os tickets de trem para Inverness adquirimos diretamente no site da companhia ScotRail. www.scotrail.co.uk
*Dica: O Reino Unido e Irlanda são muito bem servidos com a rede de pequenas lojas do Tesco Express. Suas minilojas são excelentes para comprar água, lanches, frutas, até refeição pronta no Tesco tem. Sempre tinha um Tesco pertinho de nossos hotéis.
_______________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Maio/2024