__________________________________________________________________________ Campos do Jordão/Aparecida
Depois de visitar Holambra e Atibaia, chegamos a Campos do Jordão para uma estada de dois dias. Localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de 1.628 metros, a cidade é avaliada como o mais alto município brasileiro, tendo como base a altitude da zona urbana. Campos do Jordão é chamada de "Suíça Brasileira", pelo seu relevo acidentado coberto de floresta, casas de arquitetura fundamentada em construções europeias e pelo clima mais frio que a média brasileira, motivo pelo qual, Campos do Jordão recebe turistas brasileiros e estrangeiros o ano todo, especialmente nos meses de julho e agosto, quando o frio é mais presente.
Essa é a nossa segunda visita à cidade, a primeira aconteceu em julho/2010. Dessa vez, fomos a Campos do Jordão em setembro/2019, o clima não estava tão frio, média de 12 a 15ºC a noite.
*Dicas:
-Campos do Jordão é muito espalhada, se não estiver de carro, procure se hospedar no Capivari ou nas proximidades.
-Nós ficamos na Pousada das Hortênsias, ótimas acomodações, localização e bom café da manhã.
-Pousada das Hortênsias - Rua Eng. Adelardo S Caiuby, 197 Capivari, Campos do Jordão/SP.
Em Campos do Jordão, visitamos as seguintes atrações: Empório das Camponesas, Ducha de Prata, Morro do Elefante, Pico do Itapeva, Vila Holandesa, Fábrica de Chocolates, Mosteiro das Irmãs Beneditinas, Palácio da Boa vista e a Vila Capivari.
*Empório das Camponesas
O aprazível Empório nasceu da ideia de 4 amigas, que sentiram a necessidade de criar um local pitoresco com as características de Campos do Jordão.
No charmoso Empório são comercializados licores, vinhos, temperos, artesanatos, geleias, mel, chocolate quente, bolos e tortas, onde os visitantes são recepcionados por moças vestidas de camponesas. Aproveite o local e divirta-se com o cenário para fazer fotos. Vale a pena visitar!
-Endereço: Rua Francisco Romeiro, 640 – Campos do Jordão.
Depois dessa agradável visita ao Empório das Camponesas, seguimos para a Ducha de Prata.
*Ducha de Prata
O lugar possui uma queda d’água construída artificialmente com a finalidade de atrair visitantes. No passado as pessoas se banhavam nas águas que desciam do Ribeirão Perdizes. Hoje, os frequentadores apenas admiram a queda d’água, sem aquele banho.
No local também possui várias lojas que comercializam produtos da cidade, como chocolate, camisetas, casacos e artesanatos em geral. Finalizada a vista, seguimos para o Morro do Elefante.
-Endereço: Av. Roberto Simonsen, sentido Alto da Vila Inglesa.
*Morro do Elefante
O Morro do Elefante é o mirante mais visitado na cidade, por estar próximo ao centro turístico do Capivari e oferecer belas vistas de Campos do Jordão e da Vila Capivari.
Há duas formas de chegar ao Morro, carro ou Teleférico. Acho a subida por teleférico pitoresca e ao chegar no alto da colina, o visitante encontrará uma pracinha e o Parque dos Elefantes com estátuas desses animais em tamanho real.
O local é ótimo para visitar nos fins de tarde e contemplar o pôr-do-sol.
Finalizada a visita já era início da noite, daí seguimos para o Capivari, onde ficamos para jantar. No dia seguinte nosso tour começou pelo Pico de Itapeva.
4º Dia - Nosso quarto dia começou com visitação ao Pico do Itapeva, um dos mirantes mais visitados de Campos do Jordão.
*Pico do Itapeva
O Pico do Itapeva na verdade pertence a cidade vizinha de Pindamonhangaba, porém o acesso é por Campos do Jordão. Distante apenas 14 km da Vila Capivari, o Pico faz parte da Serra da Mantiqueira e está a 2.030 metros de altitude. A entrada até o topo do mirante se dá por um caminho repleto de lavandas.
No topo do mirante, visitantes se aglomeram na busca de admirar a natureza e observar também, algumas cidades do Vale do Paraíba. O local está bem estruturado para receber turistas. Vale a pena conferir!
Depois da visita ao Pico do Itapeva, Retornamos a Campos do Jordão e fomos para a Vila Holandesa.
*Vila Holandesa
A Vila Holandesa é um condomínio residencial, localizado no Capivari, a 5 minutos a pé do centro turístico e gastronômico de Campos do Jordão. O suntuoso condomínio é um atrativo turístico devido a arquitetura genuinamente holandesa que domina a fachada dos prédios. O local sempre seduz turistas para admirar a beleza desse pedacinho da Holanda.
Visite-a e faça suas fotos! Daqui fomos para a Fábrica de Chocolates.
*Fábrica de Chocolates
A Fábrica e Loja Spinassi em Campos do Jordão, produz e vende chocolates dos mais variados tipos. O estabelecimento ocupa dois pavimentos, no primeiro funciona a loja e a fábrica está no sobsolo, onde os turistas também podem visitar e ver de perto a produção artesanal dos saborosos chocolates.
A loja também comercializa geleias, licores, cachaças, deliciosos queijos recheados de sabores diversos, entre outros produtos, tudo 100% artesanal. O queijo sabor vinho é delicioso!!!
-Endereço: Av. Frei Orestes Girard, 3359 Vila Jaguaribe – Campos do Jordão/SP.
Depois dessa descontraída visita, comprinhas e degustação de algumas cachaças, fomos pedir perdão no Mosteiro das Irmãs Beneditinas. Uma boa ideia!!!
*Mosteiro das Irmãs Beneditinas
Fundado em 1964 pela Madre Margarida Hertel e mais 17 irmãs vindas de Uberaba, Minas Gerais, o Mosteiro está localizado no alto do Bairro Boa Vista, dentro de um bosque sombreado por árvores, decorado por jardins e por uma pequena gruta com uma santinha.
É neste cenário que reside as monjas, conhecidas como “As Beneditinas”, ganham esse nome, porque pertencem à Ordem Religiosa fundada por São Bento. Ao submergir neste espaço sagrado a sensação é de paz e harmonia.
As Beneditinas se reúnem sete vezes ao dia na Igreja para orar e praticar cantos gregorianos. Todos os visitantes podem participar desses momentos de elevação espiritual.
-Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 – Boa Vista – Campos do Jordão.
Não muito longe do Mosteiro das Beneditinas, está o Palácio da Boa Vista.
*Palácio da Boa vista
Essa é a nossa segunda visita ao Palácio Boa Vista, a primeira vez fizemos uma visitação pelo seu interior, dessa vez foi apenas panorâmica. O Palácio é a residência de inverno do governador do Estado de São Paulo. Inaugurado em 1964, o Palácio possui uma arquitetura inspirada nos castelos europeus. A Mansão acumula um acervo artístico com mais de 3.500 obras, além de realizar exibições periódicas de artistas brasileiros.
São 35 ambientes e 105 cômodos, decorados com mobiliário de época, porcelanas, peças religiosas, prataria, pinturas e esculturas, dentre elas de Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti. Imperdível!!
*Dicas:
-Aberto: quarta-feira a domingo, das 10 às 12h e das 14 às 17h.
-Visitação guiada com entrada gratuita.
-Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 - Alto da Boa Vista, Campos do Jordão/SP.
Ao termino da visita panorâmica ao Palácio Boa Vista, já era final da tarde, retornamos ao hotel e a noite fomos para a Vila Capivari.
*Vila Capivari
O Capivari é o Centro Turístico e Gastronômico de Campos do Jordão. Onde acontece as apresentações gratuitas do Festival de Inverno. O Capivari é o ponto de encontro de todos os turistas que visitam a cidade. Turmas jovens, gente elegante, casais apaixonados, famílias e caravanas da terceira idade se aglomeram nesse pedacinho da “Suíça Brasileira”, principalmente à noite, em lojas, restaurantes e nos bares mais animados.
Optamos pelo Restaurante e Cervejaria Baden Baden para degustar a ótima cerveja artesanal, acompanhada de um Mix de Salsichas e Linguiças da culinária alemã. Irresistíveis! Aqui finalizou nossa estada em Campos do Jordão, no dia seguinte partimos para São Paulo com uma parada em Aparecida.
*Basílica de N. Srª. Aparecida
Essa é a terceira vez que visitamos a majestosa Basílica que foi edificada em 1955 para hospedar a imagem de N. Srª. Aparecida, encontrada por pescadores no rio Paraíba. Construído em formato de cruz grega em estilo neoclássico, o Santuário Nacional de Aparecida, atrai diariamente devotos de todo o Brasil, mas, é no mês de outubro que aumentam as peregrinações quando se comemora o dia da Padroeira do Brasil, 12 de outubro. Aproveite e faça o passeio de teleférico e tenha vistas incríveis da cidade e da Basílica.
A dimensão do Santuário só perde para a Basílica de São Pedro, em Roma. O complexo da Basílica possui uma superestrutura, praça de alimentação, lojas de artigos religiosos, amplos estacionamentos, etc.
Dentro da Basílica, além do imenso salão onde acontecem as missas, o turista pode visitar a Capela das Velas, a Sala das Promessas e o local em que está a verdadeira imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Diante desse panorama encerramos nosso tour pelo interior de São Paulo, nas cidades de Holambra, Atibaia, Campos Jordão e Aparecida. Daqui seguimos para o aeroporto de Guarulhos sob um belo pôr-do-sol.
*Dicas:
-O Pacote de viagem, incluindo aéreo, terrestre, guia acompanhante e local, foi organizado por:
-Cacilda Aragão Tours.
-Endereço: Av. Pedro Valadares, 150 – Galeria Tramandaí, Bairro Jardins – Aracaju/SE – Fone: 2107-3555.
__________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Setembro de 2019