______________________________________________________________________
BUENOS AIRES
Buenos Aires é excelente para caminhar por ser plana e organizada em quadras de forma bem definidas, com tom de urbanização europeia, possui parques bem movimentados aos domingos. Aproveite bastante à cidade andando de um ponto ao outro na região central e assim conheça lojas, bares, restaurantes, monumentos e pontos turísticos.
Viajar pelo mundo com a documentação atualizada exigida por cada país é uma tranquilidade para qualquer viajante. O iVisa.com torna sua viagem mais suave, solicite no site: Vistos, Declarações de Saúde, Inscrições na Embaixada, Renovação de Passaportes. É só clicar www.ivisa.com/?utm_source=eufuierecomendo e obtenha tudo isso com rapidez.
Porto Madero
Reserve alguns dias para esta bela cidade e desfrute de lugares clássicos como o Caminito, uma espécie de Pelourinho portenho, cheio de casinhas coloridas, restaurantes, artistas de rua e lojas de souvenir. Visite a Plaza de Mayo com a Casa Rosada e a Catedral, caminhe pela Avenida 9 de Julho, uma das mais largas do mundo, veja o Obelisco e o Teatro Colón. Ande pela Rua Florida, Av. Corrientes, Av. Santa Fé, vá aos bairros de San Telmo, Palermo, Recoleta e Puerto Madero, nesse sinta a atmosfera moderna do bairro as margens do Rio da Prata, vá também pelo menos a uma casa de Show de Tango - Imperdível.
Abasto Shopping
Não vá embora sem conhecer o saboroso sorvete de Dulce de Leche da Freddo. Há vários endereços, fomos em dois.
Av. Santa Fé, 1600 - Abasto Shopping – Av. Corrientes
*QUANDO FOMOS
Sempre é bom visitar Buenos Aires. Decidir que época do ano é escolher a maneira como encontrará a cidade, mais quente ou mais fria. Com estações bem definidas, uma boa ideia é ir à cidade na primavera ou no outono, temporadas de transição, sem calor ou frio extremo. Já visitamos a cidade no inverno (julho) e na primavera, início de dezembro de 2009. Aproveitamos melhor na primavera.
*ONDE FICAMOS
Onde se hospedar em Buenos Aires depende muito do perfil do visitante e de seus gostos. Independentemente da região escolhida, há uma grande quantidade de hotéis e muitas opções de preços por toda cidade. Nos hospedamos num hotel na região central de Buenos Aires ótima localização e bom café da manhã.
Hotel Howard Johnson Plaza
Rua Florida, 944 - Centro
*O QUE FIZEMOS
1º Dia - RUA FLORIDA – Chegamos a Buenos Aires no inicio da tarde, nos hospedamos e logo em seguida começamos a explorar a cidade. Quem pensa em compras, pensa na Rua Florida, a rua é um dos principais pontos de Buenos Aires para quem pretende comprar. Há lojas de todos os tipos, especialmente de sapatos de couro, tradição da cidade. É nessa rua que ficam as Galerias Pacífico, que, em contraste com as características simples da rua, exibem um ambiente refinado, cheio de lojas famosas. Na mesma rua está a Livraria Ateneo.
Dica: Tenha cuidado com seus pertences ao caminhar em ruas movimentadas. Se você estiver distraído será mais fácil para os batedores de carteiras.
Calle Florida, Centro, Buenos Aires.
*GALERIA PACÍFICO
O lugar é como um shopping, com muitas lojas modernas e de marcas famosas. A arquitetura das Galerias é singular, o edifício é tão imponente que é considerado monumento histórico nacional, possui murais, belas colunas e teto com pinturas.
Rua Florida – Centro - Buenos Aires.
*AVENIDA SANTA FÉ
A Santa Fé é uma longa Avenida de Buenos Aires, muito conhecida e movimentada. Uma das grandes opções para compras da cidade, afinal, são inúmeras as opções de lojas. Por lá você encontra muita variedade e ofertas. Existem lojas de roupas, calçados, acessórios, bancos, farmácias, restaurantes.
Av. Santa Fé, Centro - Buenos Aires
*PUERTO MADERO
Puerto Madero esteve abandonado depois da desativação de um antigo terminal portuário, porém, depois de um grande investimento imobiliário se tornou sinônimo de modernidade. O bairro, hoje é conhecido como um centro financeiro e gastronômico da cidade, devido à enorme quantidade de prédios com escritórios e restaurantes.
Puente de La Mujer
Vale a pena caminhar pelo calçadão que fica às margens do Rio da Prata, conhecer a Fragata Sarmiento, atravessar a Ponte da Mulher (Puente de La Mujer) e observar o pôr do sol. Almoçar ou jantar em algum dos seus bons restaurantes, que normalmente são caros, também faz parte do passeio. Fomos para o Central Market e lá almoçamos, que não é tão caro quanto os restaurantes vizinhos.
Puerto Madero – Centro – Buenos Aires
Fragata Sarmiento
*PRAÇA SERRANO
No início da noite fomos a Plaza Serrano, que é um daqueles lugares que você pode ir tanto pelo dia como à noite. Nas redondezas da praça há muitas lojas, restaurantes, bares e boates. Para quem quer comprar roupas, artigos de decoração e até antiguidades, essa região de Palermo é uma boa opção. Na praça acontece uma feirinha e no final do dia, curta o burburinho nos arredores da Plaza Serrano como muita gente de todas as idades. Não deixe de ir.
Palermo - Buenos Aires
2º Dia
*DELTA DO TIGRE
Após café da manhã, através de um receptivo local, fizemos o passeio até a cidade de Tigre a 30 km de Buenos Aires. O roteiro é interessante para quem quer conhecer algo mais tranquilo. O Delta do Tigre é formado por cinco rios diferentes e oferece um cenário natural bem interessante, com florestas, animais, plantas e ilhas fluviais com muitas casas de veraneio. É um lugar muito procurado pelos portenhos para passar fim de semana.
Entre as principais coisas para conhecer durante o passeio estão, parque de diversão, cassino, andar pelo centrinho, passear de barco entre as ilhas que são bastante na região, pegar o turístico Trem Dela Costa e seguir por algumas estações. Depois do almoço retornamos a Buenos Aires.
Trem de La Costa
*PLAZA DE MAYO
À tarde visitamos a Praça de Maio que é o coração da cidade. Grandes avenidas da capital se iniciam a partir da praça, aqui os argentinos fazem comemorações e protestos também. Nela, as conhecidas Mães da Plaza de Mayo se reúnem para protestar contra a falta de notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar. Na Praça de Maio estão à Casa Rosada, sede do governo federal, e a Catedral Metropolitana.
Centro - Buenos Aires
*CASA ROSADA
É a Sede da presidência da Argentina, é nesse conhecido edifício, cor de rosa, que o presidente faz reuniões, realiza despachos, recebe outros chefes de estados e onde os turistas podem apreciar um museu que fica em seu interior.
Quanto a curiosa cor do palácio, não há uma definição: Alguns dizem que a tinta é rosada, porque antigamente era feita à base de sangue bovino; outros afirmam que o rosa se deve à junção das cores dos dois partidos políticos mais importantes do país.
Independentemente das explicações de sua cor, o fato é que esse palácio é um dos símbolos da Argentina.
Praça de Maio -Centro - Buenos Aires
*CATEDRAL METROPOLITANA
Na Praça de Maio está o mais importante edifício católico da capital argentina. O exterior da catedral não revela muita imponência, mas, na parte de dentro, com pé direito bem alto, as paredes e as janelas muito bonitas. Dentro da catedral encontra-se o mausoléu do general José de San Martín, libertador argentino.
Praça de Maio – Centro - Buenos Aires
Catedral de Buenos Aires - Praça de Mayo
3º Dia - FULL DAY - MONTEVIDÉU
AS 6:00 h da manhã fomos até ao Cais do Porto (Puerto Madero) para embarcar no Buquebus, um Ferry Boat que transporta pessoas e carros e faz a travessia do Rio de La Plata (Rio da Prata), interligando Buenos Aires a Montevidéu (Uruguai). O barco leva 3 horas para fazer a travessia.
Localização do Buquebus: Buenos Aires - Puerto Madero
Há diversos horários de travessia, a passagem pode ser comprada pela internet, www.buquebus.com.
*MONTEVIDÉU
Ao desembarcar no porto de Montevidéu fomos recepcionados e logo em seguida fizemos o city tour com a Agência Buquebus. A cidade é arborizada, tranquila e perfeita para caminhar.
Montevideu - Monumento La Carreta
Fazer um passeio pela orla fluvial para tomar sol na Rambla - a Avenida Costeira - e observa o movimento das águas do Rio da Prata que muito parecido com o mar, outra opção é uma caminhada pelo centro histórico e perceber os contrastes da cidade, onde o antigo e o moderno caminham juntos como o edifício da Torre das Telecomunicações e o Monumento La Carreta.
Torre das Telecomunicações
*AVENIDA 18 DE JULHO
Uma das principais avenidas de Montevidéu, caminhar por essa animada via com muitas lojas e observar os edifícios antigos ao longo do caminho é muito bom para sentir o clima da cidade. Durante o percurso conhece também a Praça da Independência. Vale a pena ir ao local tirar algumas fotos.
*MERCADO DO PORTO
O Mercado é um dos símbolos turísticos de Montevidéu, não dá para conhecer a cidade sem ir lá. É um lugar frequentado por turistas, com vários restaurantes e lojinhas de lembranças, mas também é famoso e procurado pelos uruguaios para comer boa carne.
O melhor momento de visitar o local é na hora do almoço, comer no El Palenque e tomar um medio y medio no Roldós, uma bebida tradicional do Mercado. Se pedir uma parrilla (Prato Tradicional) sairá satisfeito do lugar.
Cidade Velha – Em Frente Terminal Fluviomarítimo - Montevidéu
*RAMBLA
Rambla é a avenida beira-rio (Rio da Prata) de Montevidéu, que possui mais de 20km ao longo da costa. É um ótimo lugar para caminhar, observar o rio e suas praias, ou simplesmente curtir o lindo pôr do sol.
Os moradores da cidade utilizam o calçadão da Rambla para praticar exercícios, caminhar, sair com seus animais e apreciar o Rio da Prata.
Rambla - Praia Rio da Prata
*PALÁCIO SALVO
Inaugurado em 1928, localizado junto à Praça Independência, é um dos principais cartões-postais de Montevidéu. Durante anos o edifício de arquitetura majestosa foi o mais alto da América do Sul e ainda hoje pode ser visto de diversos pontos da cidade.
Não deixe de visitar e tirar fotos.
Praça da Independência - Centro–Montevidéu.
Final da tarde embarcamos no Buquebus retornando a Buenos Aires.
Buquebus: Montevidéu - Rambla 25 de Agosto Terminal Fluviomarítimo
4º Dia – SAN TELMO – É um bairro tradicional de Buenos Aires com casas antigas, ruas estreitas e charmosas, localizado próximo do centro e de Puerto Madero. O bairro é bom para conhecer caminhando e observar lojas de roupas, decoração e objetos antigos.
*FEIRA DE SAN TELMO
Acontece aos domingos numa pracinha e se estende pela Rua Defensa por quase todo o dia e fica lotada de vendedores e turistas. A feira possui exposição de produtos antigos, lembrancinhas, pinturas, artistas de rua, apresentação de tango e restaurantes aos arredores.
Artistas de Rua - Feira de San Telmo
Vale a pena caminhar pelas ruas de San Telmo, visitar a feirinha, fazer fotos, tomar uma cervejinha e almoçar em dos restaurantes. À tarde fomos caminhando para a Av. 9 de Julho.
Rua Defensa - San Telmo - Buenos Aires
*AVENIDA 9 DE JULHO
Caminhar por essa bela via pública de Buenos Aires é um bom programa para sentir sua imensidão. A avenida é uma das mais amplas do mundo, a 9 de Julho é a parte central e em suas laterais estão a Cerrito e a Carlos Pellegrini, inaugurada em 1937 no centro da cidade seu nome se deve ao dia da declaração da independência argentina.
Atravessar a avenida pode ser um pouco complicado, devido ao tráfego intenso, mas vale a pena passear pelos seus 140 m de largura, aproveitando para apreciar suas construções e belos monumentos.
Centro – Buenos Aires.
*O OBELISCO
É um monumento com 67m de altura, construído nos anos 30 para comemorar os 400 anos da fundação de Buenos Aires e está localizado na principal avenida da cidade, a 9 de Julho. A construção é uma das principais atrações no meio da avenida e é um símbolo da imponência da cidade.
Av. 9 de Julho com Corrientes - Buenos Aires
*TEATRO COLÓN
É um grande orgulho da capital argentina com sua estrutura neoclássica incrível, esse teatro é bastante conhecido por seus espetáculos e por estar entre os melhores teatros de ópera do mundo.
Pode-se fazer visita guiada e conhecer seu interior que é muito rico, mas terá que reserva com antecedência, ou correrá o risco de não poder conhecer as belas salas do lugar. Entre os destaques da visita guiada estão o saguão principal e os vitrais.
Av. 9 de Julho - Cerrito e Viamonte, 618 – Centro - Buenos Aires
5° Dia - LA BOCA – O bairro de Boca é conhecido pó abrigar o estádio do Boca Juniors - La Bombonera - e o Caminito, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Buenos Aires. Visitando esses dois lugares não há muito que fazer na localidade.
Boca - Buenos Aires.
Tango em La Boca
*CAMINITO
É uma versão argentina menor e menos bonita do nosso Pelourinho, em Salvador, com casas coloridas, sobrados, lojinhas e restaurantes, é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Tirar uma foto no edifício principal do lugar, onde hoje está uma loja da Havana, é bastante tradicional entre os turistas.
O local mais indicado para admirar, tirar fotos e se você pensa em comprar algumas lembranças, o Caminito é uma ótima opção devido à grande variedade de galerias e lojinhas. Existem também diversos artistas de rua que se oferecem para tirar fotos em troca de gorjetas.
O Caminito - La boca
Dica: Não saia da região turística do bairro restrinja seu passeio à parte principal, pois todos alertam que o bairro é perigoso.
Boca - Buenos Aires.
*LA BOMBONERA
Não precisa ser fanático por futebol para fazer uma visita a La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, principal time da Argentina. Em dias de jogo, o lugar fica lotado de torcedores, que gostam tanto de futebol quanto os brasileiros.
É possível fazer uma visita guiada pelo estádio, passando pela loja do time, pelo vestiário, pela arquibancada, pela sala de imprensa e galeria de fotos.
Estádio do Boca Júnior
Mesmo para quem não gosta de futebol, conhecer o estádio é interessante!
Boca - Buenos Aires.
*SEÑOR TANGO
À noite fomos ao Señor Tango, considerada uma das melhores casas de tango de Buenos Aires, oferece um espetáculo inesquecível e envolvente do início ao fim, apresentando diversas coreografias de tango que encanta a todo o tipo de público. A apresentação conta com a participação de vários cantores e músicos que, em alguns momentos do show interagem com o público. Antes do espetáculo, a casa oferece um jantar acompanhado de uma garrafa de vinho (opcional). Para garantir sua presença, a melhor opção é inclui seu ingresso no pacote viagem ou comprar com antecedência na recepção do seu hotel. O ingresso pode ser com ou sem jantar. Show muito bom!
Show de Tango - Casa Señor Tango
Dica: Ao comprar o ingresso confirme se já inclui no preço o transfer ida e volta.
Horários: Jantar: 20:30 h e show: 22 h
Vieytes 1655 – Barracas - Buenos Aires
6º Dia – LUJÁN - Localizada a 73 km de Buenos Aires indo pela Rodovia do Oeste (Autopista del Oeste), a cidade de Luján dispõe de duas atrações: o Zoo Luján e o Santuário de Luján. Você pode fazer um tour saindo de Buenos Aires pela manhã e retornando no final da tarde.
*ZOO LUJÁN
No Zoológico vive e reproduz uma grande variedade de animais e aves de diferentes espécies, como leões, tigres, pumas, elefantes, camelos, macacos, tucanos, araras, veados, antílopes, lhamas, ursos.
É possível o contato com os animais, entrar nas jaulas dos tigres, leões e outros desde que acompanhado por tratadores que tiram fotos pra você. Foi incrível a oportunidade de pode entrar na jaula dos felinos, alimentá-los, tirar fotos e passar as mãos nos pelos do tigre foi uma experiência única! Os animais são muito dóceis mas siga as orientações dos funcionários do Zoo.
Há também fotógrafos profissionais que fazem diversas fotos durante a visita sem compromisso e no final você escolhe. Eu escolhi o CD com fotos que saiu mais barato. Almoçamos no restaurante do Zoo. Muito bom! Há também lanchonete. Este passeio, já com ingressos para o zoológico, foi adquirido ainda incluso no pacote viagem. Excelente passeio!
Zoológico Interativo - Luján
Aberto todos os dias do ano a partir de 09:00 h.
*SANTUÁRIO DE LUJÁN
Na cidade de Luján localiza-se o imponente templo dedicado à Virgem Maria, conhecido como “Santuário de Luján”. Nesse belo santuário os argentinos veneram, há séculos, uma pequena imagem de Nossa Senhora. A importante desse Santuário para os católicos da Argentina é como o Santuário de Aparecida para os católicos brasileiros. Nossa Senhora de Luján é a padroeira da Argentina e o santuário de Luján, todos os anos no dia 8 de dezembro, recebe milhares de peregrinos.
Santuário de N. S. de Luján
7º Dia – RETIRO - Bonito bairro de Buenos Aires, para se visitar preferencialmente pelo dia, bom para tirar fotos da torre dos ingleses e seu relógio, o momento a Evita Peron e imediações. Essa parte da cidade localizada na região central é muito chique, onde estão vários consulados e embaixadas, incluindo o do Brasil e algumas igrejas, como a do Santíssimo Sacramento e a de N. Sra. do Socorro.
Torre dos Ingleses e Monumento Evita Peron
*RECOLETA
Bairro nobre e supervalorizado de Buenos Aires que mistura ruas arborizadas com edifícios antigos e muito bonitos. É um bom lugar para se hospedar devido ao movimento do comércio, shoppings, pontos turísticos e por ter uma localização central.
Hospedar-se nesse bairro é ficar pertinho do Museu Nacional de Belas Artes, do Cemitério da Recoleta, da Floralis Genérica e do Pátio Bullrich - shopping de luxo da capital.
Caminhar pelo bairro sem compromisso e devagar é descobrir uma Buenos Aires muito elegante.
Recoleta - Buenos Aires.
*CEMITÉRIO D RECOLETA
Você pode achar estranho incluir um cemitério entre os pontos turísticos da cidade, mas em Buenos Aires o cemitério da Recoleta é diferente. O cemitério é bastante caro e reservado às famílias com ótimas condições financeiras.
O cemitério pode ser conhecido através de uma visita guiada, onde será possível entender um pouco da história das tumbas e de Buenos Aires. As visitas são gratuitas, com duração de uma hora. Muitas celebridades estão sepultadas no local, como General Alvear e Evita Perón
Recoleta - Buenos Aires.
*A FLORALIS GENÉRICA
A Floralis Genérica é um monumento metálico em forma de flor. A escultura fica num parque onde os argentinos gostam de frequentar para tomar sol e bater papo. A flor possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram e fechem em determinados momentos do dia.
Entrada gratuita.
Recoleta - Buenos Aires.
Floralis Genérica
*PALERMO
Palermo é um bairro bem tranquilo, com parques, muita área verde, bom para se hospedar, fazer compras em suas ruas tranquilas cheias de lojinhas alternativas e famosas, especialmente na região da Plaza Serrano.
O bairro possui muitos restaurantes e bares, isso faz com que a vida noturna seja uma das melhores da cidade e não faltam opções de lugares para ir durante a noite. Visitamos o bairro tanto pelo dia como pela noite.
Palermo - Buenos Aires.
8º Dia - Retorno ao Brasil - Eu Fui & Recomendo.
*DICAS:
-A PÉ
Para circular por Buenos Aires as melhores opções são as caminhadas combinadas com percursos de metrô e táxis, que têm corridas muito baratas!
*TAXI
-Ande sempre com um mapa da cidade em mãos para ter uma ideia do percurso a ser feito.
-Utilize sempre o rádio táxi, pintados de amarelo e preto. Basta olhar a lateral do carro e conferir se ele faz parte de uma cooperativa.
-Não ande em táxi sem taxímetro.
-Sempre tenha dinheiro trocado para pagar as corridas.
-Nunca pague ao taxista com nota de 100 pesos, assim você evita de receber troco em notas falsas.
-Ao dizer para o taxista onde deve levá-lo diga o nome da rua e se possível informe uma referência.
*SEGURANÇA
-Evite andar com objetos desnecessários em bolsas e mochilas ou carregar muito dinheiro. Sempre que possível, carregue-as próximo ao corpo, especialmente no metrô e em ruas movimentadas.
-Não descuide de sua bolsa, mesmo em lojas.
*DOCUMENTOS
-Para ingressar na Argentina não há necessidade de passaporte. Brasileiros portando RG poderão passar pela imigração com tranquilidade, conforme acordo do Mercosul.
-CNH ou Carteira de Trabalho não são documentos aceitos para o serviço imigração, porém a CNH deverá ser utilizada caso opte por alugar um carro.
Obs: Todo o Pacote, hotéis, passeios, transfer e shows, foi adquirido na Agência de Turismo Cacilda Viagens - Aracaju-Sergipe-Brasil. www.cacildaaragaotours.com.br
-Finalizada nossa visita a Buenos Aires seguimos para a Patagônia, extremo sul da Argentina. Veja roteiro completo nos links: Ushuaia El Calafate
Patagônia Argentina, Ushuaia e El Calafate, Pura Natureza
_________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Dezembro de 2009