__________________________________________________________________________________________________ ATENAS - GRÉCIA
A história da Grécia é repleta de conflitos, invasões e uma série de enfrentamentos entre os gregos e os persas. Outros impérios e povos dominaram por séculos esse país, a exemplo dos impérios Bizantino e o Turco-Otomano. Este último dominou a Grécia por quatro séculos e somente em 1827 é que a Grécia ficou independente, tornando-se uma nação livre e autônoma.
A Grécia, com quase toda sua população Cristã Ortodoxa, localiza-se no continente europeu e possui mais de 1.400 ilhas sobre o Mar Egeu, sendo 277 habitadas. É nesse país cheio de histórias e mitos que o povo grego se orgulha de possuir língua própria, a "Helênica", falada unicamente no seu território e na República de Chipre.
Visitar a Grécia é mergulhar na história da humanidade. Quem gosta de mitologia, arte e história, se encantará não só com Atenas, mas com toda a Grécia. O encanto de suas praias e o belo pôr-do-sol nas ilhas de Mikonos e Santorini atraem casais românticos há centenas de anos. Esse país foi escolhido para comemor nossa Bodas de Prata. Ótima escolha!
-QUANDO FOMOS
A melhor época para visitar a Grécia é no verão, de julho a setembro, sempre com dias ensolarados. A alta temporada começa na segunda quinzena de julho, o calor aumenta e os preços também. Visitamos a Grécia no início do verão de 2015, as temperaturas ainda estavam em torno de 28 a 32ºC em Atenas. No entanto, o ar seco e a falta de vento aumentavam a sensação de calor, diferentemente das ilhas, onde a brisa marinha contribuía para aliviar o sol forte, mas não tanto.
-ONDE FICAMOS
Escolher o local certo para se hospedar em Atenas é algo importante e o bairro de Plaka era o mais indicado em todos os blogs e sites que lemos. Boa parte das atrações turísticas da cidade está concentrada nos bairros de Plaka, Monastiraki e Psirí, ótimas áreas para quem quer ficar bem perto da principal atração, a Acrópole de Atenas.
Esses bairros não deixam a desejar devido à grande quantidade de restaurantes, bares, lojas de souvenirs, sítios históricos e transportes públicos. Hospedamo-nos no Intercontinental, excelentes acomodações e ótimo café da manhã, porém com Wi-Fi pago. O hotel não fica em Plaka, mas com apenas 20 minutos de caminhada chega-se a esse bairro.
Hotel Intercontinental Athenaeum
Endereço: Syngrou Avenue 89-93, Atenas – Grécia.
*Dica:
-Reserve sua estada com antecedência no bairro de Plaka, pois é bastante concorrido.
-O QUE FIZEMOS
A riqueza histórica e mitológica da Grécia é imensa, portanto, visitar as principais atrações do país requer tempo e calma. Atenas dispõe de ótimos museus e belos lugares históricos, a exemplo da Acrópole. Ir a Grécia não é apenas ver Atenas e algumas ilhas, é também percorrer o interior do país visitando sítios arqueológicos de Olímpia e Delfos, bem como, chegar até Kalambaka e presenciar os incríveis mosteiros de Meteora erguidos sobre penhascos e rochedos, simplesmente fantásticos!
Reservamos 17 noites para fazer o roteiro da Grécia incluindo Atenas, circuito Olímpia, Delfos, Meteora e duas ilhas, Mikonos e Santorini, tempo razoável para passeios com tranquilidade.
*INFORMAÇÕES ÚTEIS:
*Entenda como é o centro histórico de Atenas:
-A Acrópole de Atenas está no centro das atrações, bem no alto de uma colina rochosa de aproximadamente 150 metros de altitude, cercada pelos bairros de Plaka, Psirí e Monastiraki. Esses bairros concentram os principais pontos turísticos da cidade que você pode visitar tudo a pé. No entorno da Acrópole estão o Teatro Dionísio e o Teatro de Herodes Atticus.
-Antes de começar a visita à Acrópole de Atenas, é importante saber que o ticket comprado na bilheteria da própria Acrópole ou no Templo de Zeus tem validade para os 4 dias seguintes e custa 12 euros, dando direito a entrar nas seguintes atrações de Atenas: a própria Acrópole, o Templo de Zeus, Agora Antiga e Romana, a Biblioteca de Adriano, o Teatro Dionísio e o cemitério Kerameikos. Atenção, então, guarde seu ticket! Idosos e crianças pagam meia!
-Cada uma dessas atrações tem um horário de funcionamento especificado no ticket. No entanto, a última admissão é feita 30 minutos antes do horário de fechamento.
-Tenha muito cuidado com o piso ao caminhar pela Acrópole, pois as pedras são, em grande parte, lisas e escorregadias. Nem pense em ir de sapato com alguma espécie e salto, é tudo terra batida ou com pedra!
-Leve uma garrafa com água, protetor solar, boné, e vá de roupa bem leve; no verão faz bastante calor.
*Vida noturna
-A Acrópole é cercada por uma enorme área exclusiva para pedestres, que abrange os bairros de Plaka, Monastiraki e Psirí. Caminhe por esse calçamento e contorne toda a Acrópole. Fazendo isso você passará pelos bairros citados e encontrará uma vida noturna maravilhosa em Atenas. Existem muitos restaurantes com mesinhas nas ruas e bastante gente passeando. Recomendo!
*Culinária grega
-Entre um passeio e outro não deixe de provar a deliciosa gastronomia grega, especialmente "O Pita Gyro" (carne de carneiro ou pernil), Moussaka, souvlaki e a salada grega. Gostamos muito do Kalamari (fruto do mar) e do prato à base de carneiro grelhado.
*Taxi
-Vale a pena pegar táxi para se locomover pela cidade, pois não é caro. À noite pegávamos táxi do bairro Plaka para o hotel, e às vezes negociávamos o valor com o motorista, porque (acho que pelo horário) não usam o taxímetro. Entretanto, no geral o valor não passava de 8 euros.
*Segurança
-A cidade é segura, mas como qualquer cidade do mundo, o ideal é evitar circular à noite em locais isolados e não deixar pertences à mostra.
*Idioma
-O grego é a língua oficial, mas o inglês é o segundo idioma mais usado.
*Embaixada do Brasil em Atenas
-Avenida Vasilissis Sofias, 23 – 3º andar CEP 10674 – Kolomaki, Atenas – Grécia – Tel: (+30) 210-7213039 – Fax: (+30) 210-7244731.
*Gorjetas
-É comum oferecer em hotéis. Nos restaurantes a gorjeta já vem inclusa.
*Moeda e Visto
-A moeda é o Euro e o cidadão brasileiro não precisa de visto para visitar a Grécia para uma permanência de até 3 meses.
1º DIA
De Aracaju (SE) até o Aeroporto Internacional de Atenas Elefthérios Venizélos foram quase 28 horas em trânsito, passando por duas conexões aéreas. Ao chegarmos ao aeroporto, às 17 horas, fomos recepcionados por Miguel da Athens Express, responsável pelo nosso transfer e seguimos para o hotel. Realizado o check-in caminhamos rumo ao bairro de Plaka e durante o percurso visitamos o Arco ou Portal de Adriano, que fica em frente a uma das ruas do bairro Plaka.
Esse bairro, com suas ruas estreitas e calçamento em mármore, está repleto de lojinhas, cafés, bares e restaurantes. Foi nesse cenário que jantamos um Spaghetti a Bolognese (7,50 euros) e Penne à La Creme (10 euros) no Restaurante Taberna Diógenes, pratos saborosos e bem servidos. Por volta das 23 horas retornamos de táxi ao hotel para o merecido descanso.
*Dicas:
-Restaurante Taberna Diógenes – Pça de Lisícrates – Plaka – Atenas
Contato do Transfer e outros passeios opcionais em Atenas e Grécia Antiga:
-Athens Express – Rua Ermou, 18 – 1º andar, 105 63 – Atenas – Grécia. Tel: +30 210 331 6851 Fax: +30 210 331 6858 – e-mail: info@athens-express.com
*Arco ou Portal de Adriano
O portal foi construído pelos atenienses para homenagear o seu grande benfeitor, o imperador romano Adriano. O Pórtico, em mármore, erguido em 131 d.C., possui 18 metros de altura, tem na sua parte superior quatro colunas coríntias e está entre o bairro de Plaka e o Templo de Zeus. O Imperador Adriano foi realmente um marco na cidade de Atenas. Quase tudo em Atenas refere-se a Adriano!
2º DIA
Nesse dia tomamos o café da manhã um pouco mais tarde, mas mesmo assim deu tempo para irmos caminhando novamente ao bairro de Plaka. Depois voltamos para o hotel para fazermos o nosso tour guiado de 4 horas pela região de Acrópole e do Museu de Acrópole. O serviço personalizado em língua portuguesa foi realizado por Themistoklis, guia grego, muito educado e conhecedor da história da Grécia antiga.
Por indicação de amigos, contatamos com Themistoklis ainda no Brasil através de WhatsApp. Às 12:30 horas, pontualmente, Themistoklis nos pegou no hotel e primeiramente fizemos uma parada rápida para fotografar o Estádio Panathinaico, depois seguimos para o Museu e por último para Acrópole, onde ele nos prestou informações sobre Odeon Herodes Ático, o Propileu, o Parthenon, o Erectéion, o Templo de Atena Nike, entre outros. Ficamos muito satisfeitos com o nosso guia! Ele também faz passeios fora de Atenas, você envia e-mail e ele monta roteiros personalizados.
*Contato:
Themistoklis Dimitrios Chachavias – fala português, espanhol e inglês. WhatsApp: +30 694 875 8215 Celular: (0030) 6932.312986
e-mail: themisch77@hotmail.com ou themisch77@yahoo.gr
*Estádio Panathinaico
O estádio data da Grécia antiga e sua versão original tem mais de 2.500 anos, os assentos eram de madeira para os nobres, porém os espectadores sentavam no chão. Herodes Ático reconstruiu-o no século II d.C. e desta vez utilizou mármore e ampliou para 50.000 lugares. Durante os anos da ocupação turca o monumento foi destruído. Foi reconstruído no final do século XIX e revestido novamente em mármore para servir aos Jogos Olímpicos da era moderna em 1896. Nesse dia não entramos no estádio, decidimos retornar a sós outro dia. Daqui seguimos para o Museu de Acrópole.
*Informações:
-Ingresso custa 2 euros.
-Solicite na entrada o audioguide, possui em vários idiomas, inclusive em português.
*Museu da Acrópole
O primeiro Museu foi fundado em 1878, sendo que o novo Museu da Acrópole foi inaugurado em junho de 2009. Localizado a 300 metros do Parthenon, o museu é bastante espaçoso e foi construído sobre um sítio arqueológico, esse, protegido por piso de vidro. Tudo foi preservado.
O museu possui um acervo incrível nos seus três andares, objetos cerâmicos e estátuas onde cada pessoa pode observar os movimentos e os pormenores dos corpos esculpidos em mármore.
No terceiro andar encontram-se as esculturas do friso e do paredão do Santuário de Atena Nike. Sensacional! Finalizada a visita ao museu, Themistoklis nos levou para Acrópole.
*Dicas:
-Valor do ingresso: 5 euros para adultos, 3 euros para estudantes e maiores de 65 anos;
-Visite primeiramente o Museu e no final da tarde, a Acrópole; terá ótima chance de ver o pôr-do-sol e fazer boas fotos.
-Informe-se sobre o horário de funcionamento do museu, pois varia de acordo com a época do ano.
*Acrópole
Acrópole significa o ponto mais alto da cidade. Quase todas as cidades gregas têm sua acrópole, eram nessas colinas que se erguiam as povoações em busca de segurança em tempos de guerra.
A Acrópole ateniense é um complexo que compreende o Odeon Herodes Ático, o Propileu, o Parthenon, o Erectéion, o Templo de Atena Nike, entre outros. Impressionante a estrutura do local! Imagina num passado tão remoto construir tudo isso numa época que não tinha tanta tecnologia.
A Acrópole de Atenas é um Patrimônio da Humanidade, título conferido pela UNESCO e em 2007 foi eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
Colina Philipappou - Acrópole de Atenas
A vista da cidade alta de Acrópole para Atenas é fenomenal!
*Odeon Herodes Ático
Em memória da sua mulher, Herodes Ático construiu o Odeon em 161 d.C. O monumento foi erguido seguindo a forma dos teatros romanos. O velho teatro a céu aberto fica no caminho de acesso à Acrópole. O local ainda hoje é utilizado para grandes concertos e espetáculos de músicos por ter uma acústica fantástica.
*Propileu
O Propileu é porta de entrada da Acrópole que fora construída quando o local se tornou definitivamente como um lugar de culto. O monumento é enorme e imponente, sua beleza é comprada à do Parthenon. Adentrar por essa porta é conhecer um local tão importante da história da humanidade. Grandioso!
*Templo de Atena Nike
O Templo foi dedicado à deusa grega Atena. "Nike" significa vitória em grego antigo. Fica na entrada da Acrópole do lado direito, é o único cuja reforma já está completa. O Templo possui uma bela arquitetura. Imperdível apreciá-lo!
*Erectéion
O Erectéion era o lugar mais sagrado da Acrópole, o templo de muitos deuses e reis, erguido em homenagem a Erecteu, mítico rei de Atenas. Construído todo em mármore e sua finalização ocorreu em 406 a.C.
*Parthenon
No ponto mais elevado e notável da colina sagrada ergue-se o Parthenon, o ápice da civilização grega antiga. O templo antigo foi destruído pelos persas em 480 a.C. sendo reconstruído em 438 a.C. e essa magnífica obra com suas colunas imponentes, esculpidas no mármore, mede 69,50 metros de comprimento por 30,75 metros de largura.
É simplesmente fantástico visitar o lugar e saber um pouco de sua história, ainda mais acompanhado por um guia especializado. Acrópole é o símbolo da Grécia Antiga. Presenciar tanta história, que só conhecia através dos livros, é simplesmente fantástico. Na manhã seguinte retornamos para visitar outras atrações dentro do complexo Acrópole.
Finalizado o tour com o guia Themistoklis, seguimos para a Praça do Parlamento e presenciamos de perto as manifestações contra a crise econômica grega.
*A Crise Econômica na Grécia
No final da tarde, fomos até a Praça de Sintagma, onde está o Parlamento Grego, para ver de perto as manifestações diárias contra a grave crise econômica que o país enfrenta. Para ter uma ideia, chegamos à Atenas num domingo e na segunda os bancos fecharam as portas, permanecendo assim por três semanas, e os correntistas só podiam sacar 60 euros por dia nos caixas eletrônicos espalhados pelo país.
Mesmo com toda essa crise, taxa de desemprego de 25% e saques bancários limitados, é claro que a insatisfação é geral, porém encontramos um povo ordeiro, civilizado e nada de saques e quebra-quebra ao patrimônio público e privado. Andamos muito pelas ruas de Atenas com muita tranquilidade e segurança, afinal o IDH da Grécia é 0,86, considerado muito elevado. Parabéns ao povo grego! Não pela crise, e sim pela civilidade, educação, simpatia e acolhimento aos turistas.
3º DIA
Nesse dia, após o café da manhã, fizemos um tour guiado de meio dia, visitando outros pontos turísticos da cidade, sendo encerrado na Acrópole. Após a finalização do tour, fomos visitar outras atrações localizadas dentro do Complexo Acrópole. Saindo da Acrópole, em frente está o Areópago e com uma breve caminhada encontrará a Ágora Antiga, o Templo de Hefesto e Museu da Ágora.
*O Areópago
Ao lado do magnífico sítio arqueológico da Acrópole está o Areópago que no grego antigo significa Areios Pagos “Colinas de Ares”. Foi aqui que, por volta do ano 50 da era cristã, o Apóstolo Paulo pregou uma das mais célebres mensagens do seu ministério. Nesse lugar, os cidadãos de Atenas livremente se reuniam para discutir assuntos filosóficos e espirituais. Paulo observa que a religiosidade dos atenienses estava distorcida, uma vez que existiam altares para todo tipo de deuses, inclusive um altar dedicado ao "Deus Desconhecido”.
Paulo sabiamente passa a apresentá-los este Deus e que a morte foi vencida pelo Messias, pois Ele ao terceiro dia ressuscitou. Bela história! É emocionante caminhar sobre as mesmas rochas que o Apóstolo Paulo pisou! Finalizada a visita ao Areópago fomos em direção a Ágora.
*Ágora Antiga
Na Grécia antiga, Ágora eram praças públicas onde se realizavam as assembleias políticas e encontros religiosos. Atualmente, a Ágora de Atenas encontra-se em ruínas e é um importante espaço turístico da cidade de Atenas. A Ágora possuía papel fundamental na configuração da democracia ateniense na política da cidade, sendo o local, por excelência, da manifestação e da opinião pública.
*Dica: Leve sua água, protetor solar e um boné, a área é bastante ampla, muito sol e calor no verão.
*Templo de Hefesto
O Templo de Hefesto, localizado no Sítio Arqueológico da Ágora, é o templo da Grécia Antiga mais bem preservado do mundo, mas é bem menos conhecido que seu vizinho, o Parthenon. O Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva seu teto original. Construído em 449 a.C., é o templo mais bem preservado de Atenas, símbolo da arquitetura grega. Imperdível!
*Museu da Ágora
O Museu está abrigado em um edifício com longas colunas de mármore erguidas por Átalo II, rei de Pérgamo no século II a.C. A coleção do museu engloba as descobertas relacionadas à vida social e política da Ágora. Este foi o centro efetivo da cidade por trinta e seis séculos a.C. O Museu é imenso e repleto de relíquias históricas. Tem estátuas e esculturas com milhares de anos. Recomendo a visita! Daqui seguimos para o bairro de Plaka.
*Plaka
Vindo da Ágora, chegamos ao pitoresco bairro de Plaka no meio da tarde, almoçamos novamente no Restaurante Taberna Diógenes localizado na Praça de Lisícrates, no centro da qual fica um monumento antigo que o povo chama “a Lanterna de Diógenes”. O local é bem agradável repleto de restaurantes e fica pertinho da Adrianou Street. Essa rua é a mais famosa do bairro, casas de belas fachadas, calçamento de mármore, bons sorvetes, restaurantes, muitas lojas de artigos para presente e souvenirs.
No final da tarde, fizemos um tour em ônibus aberto, tipo jardineira, pela empresa citysightseeing.gr, com audioguide em vários idiomas, inclusive português. O circuito inclui todo centro histórico e seus arredores. Ótimo para relaxar e apreciar a cidade.
*Dicas:
-À noite o bairro de Plaka fica bem movimentado, ótimo para passear e ver o vai e vem das pessoas. Muito bom!
-O passeio do ônibus custou 18 euros por pessoa e o bilhete pode ser usado por 24 horas durante todo o dia. Pode-se subir e descer em vários pontos da cidade.
4º DIA
Após café da manhã, sempre com mapa da cidade devidamente marcado com os pontos turísticos, seguimos a pé pela Avenida Syngrou sentido bairro de Plaka para visitar o Templo de Zeus Olímpio, Teatro Dionísio, Biblioteca de Adriano e Bairro de Monastiraki. Nosso passeio do dia começou pelo Templo de Zeus e terminou curtindo um pouco da vida noturna no bairro de Psirí.
*Templo de Zeus Olímpico
Localizado perto do Portal de Adriano ao lado do bairro Plaka. Com o mesmo ingresso da Acrópole terá acesso ao monumental Templo de Zeus Olímpico do século VI a.C. É fantástica a ruína do antigo templo dedicado a Zeus o rei dos deuses do Olímpio. O Templo é simplesmente sensacional de qualquer ângulo que seja visto e é realmente impactante mesmo com apenas 15 colunas em pé das 104 originais.
Finalizada a visita seguimos para o Teatro Dionísio.
*Teatro Dionísio
O Teatro de Dioniso foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Situado na encosta da Acrópole de Atenas, o seu nome é devido a Dionísio, deus do vinho, equivalente a Baco, o deus romano do vinho. Aqui você terá acesso com o ingresso da Acrópole.
Depois da visita ao Teatro, fomos almoçar em Plaka e dando continuidade seguimos pela Adrianou Street no sentido a Monastiraki e visitamos as ruínas da Biblioteca de Adriano.
*Biblioteca de Adriano
Localizada bem ao lado da estação do metrô e da Praça Monastiraki, a Biblioteca de Adriano construída entre 132-134 a.C. foi doada pelo próprio imperador romano, possuía estrutura retangular e entrada única, através de um Propileu suntuoso com colunas coríntias de mármore. Belas ruínas!
*Monastiraki
Monastiraki é um bairro de Atenas com praça de mesmo nome. Esta região chama-se assim devido ao Mosteiro do século XVII, hoje é a Igreja de Pantanassa. Os Monges da época produziam tecidos e vendiam no comercio local. O lugar é bem movimentado, possui restaurantes de comida típica grega, comércio popular, o mercado das pulgas com variados tipos de lojas. Ótimo lugar para visitar e sentir turistas e gregos misturados no cotidiano do comércio popular.
Praça Monastiraki e ao Fundo Colina de Acrópole - Atenas
-O local possui uma grande estação de metrô, a Monastiraki.
-A partir do Bairro Plaka, siga direto pela Adrianou Street que chegará a Biblioteca de Adriano e ao lado está a Praça Monastiraki.
-No final da tarde faça o passeio do trenzinho turístico por todo centro histórico de Atenas. Muito divertido! Fizemos pela athensbytrain.gr.
-O trenzinho tem vários pontos de partida/chegada, pegamos nas proximidades do Museu da Acrópole em Plaka.
*Psirí
Ao entardecer, após o pitoresco passeio de trenzinho pelo centro histórico de Atenas, seguimos em direção ao Bairro Psirí localizado no lado oposto de Plaka próximo a Monastiraki. O local pelo dia é bastante calmo, mas durante a noite transforma-se com gregos e turistas misturando-se nos bares, clubes, teatros, restaurantes e tabernas com música ao vivo o que completa o agito do lugar. Vale à pena conferir! Recomendamos!
*Dica:
-Quer curtir a noite em Psirí? Então, partindo de Plaka, siga pela rua de pedestre do Museu da Acrópole e contorne todo o Complexo da Acrópole que chegará a Psirí, Monastiraki e se desejar retorne novamente a Plaka, sempre procurando as vias movimentadas. Você faz esse circuito a pé. Não perca essa!
5º DIA
Pela manhã, logo cedo, partimos a pé para explorar outras atrações que Atenas oferece. Dessa vez para visitar o Zappeion, o Jardim Nacional, a troca da guarda no Parlamento, a Trilogia, essa, formada pela Universidade, a Academia e a Biblioteca Nacional, uma caminhada pela Rua Ermou, e por derradeiro, a colina Licavitós para ver o pôr-do-sol. Dando continuidade, primeiramente visitamos o Zappeion em seguida o Jardim Nacional e assim por diante.
*Zappeion
O Zappeion Megaron é um palácio que serve para exposições, congressos internacionais, reuniões de cientistas e eventos de caráter social. No auditório do Zappeion foi assinado em maio de 1979 à anexação da Grécia à Comunidade Econômica Europeia. Muito bonito o prédio com seu pórtico em estilo coríntio. Daqui seguimos para o Jardim Nacional.
*Jardim Nacional
No centro de Atenas atrás do Zappeion, encontra-se o jardim Nacional que cobre uma área de 16 hectares de vegetação exuberante. No ano de 1839, por decisão da rainha Amália, passou a se chamar Jardim Real e o local era de uso exclusivo da família real. Somente em 1923 o parque transformou-se no Jardim Nacional e foi aberto ao público. Desde então até hoje é o local preferido dos Atenienses para seus passeios em meio a muito verde.
*Troca da Guarda
A cerimônia da troca de guarda em Atenas ocorre em frente ao prédio do parlamento grego que fica na Praça Syntagma, centro da cidade, no início da Rua Ermou e bem próximo do Jardim Nacional. Aqui também está a tumba do soldado desconhecido.
Esse monumento é guardado pelos “Évzones” guardas presidenciais que usam o traje tradicional grego, mais conhecido como a “Fustanela” tipo um saiote e calçam sapatos gigantes e em alguns momentos fazem movimentos lentos e sincronizados.
A troca completa da guarda ocorre apenas aos domingos, mas durante todo o dia, a cada hora, há troca de soldados. Vale à pena conferir! Daqui seguimos a pé, por cerca de 10 minutos, em direção à Avenida Eleftheriou Venizelou para visitar a beleza arquitetônica da trilogia neoclássica de Atenas.
*A trilogia – Universidade – Academia – Biblioteca Nacional
*A Universidade
Fundada pelo rei Oto, em julho de 1839 foi o primeiro dos três edifícios de estilo neoclássico. Esse conjunto arquitetônico, Universidade, Academia e Biblioteca Nacional, forma a conhecida “Trilogia Neoclássica de Atenas”.
*A Academia
A Academia de Atenas, o segundo edifício da trilogia neoclássica, é uma das principais instituições científicas da Grécia, e seu nome deriva da Academia de Platão, uma antiga instituição exclusiva para filósofos, fundada pelo próprio em 387 a.C. Não é aberta à visitação, mas vale a visita para admirar a estrutura que logo na entrada, sobre duas colunas jônicas, estão às estátuas de Platão e Sócrates.
*A Biblioteca Nacional
O terceiro e último edifício da trilogia, é uma verdadeira obra prima, todo construído em mármore, com suas imponentes colunas que se assemelham muito com as do Parthenon, na Acrópole. É permitida a entrada na biblioteca, e você encontrará um enorme acervo de livros mapas, jornais e coleções bem conservadas de manuscritos, alguns com mais de 1.400 anos, além de fragmentos da Bíblia do século VI.
Após visita, seguimos em direção à Rua Ermou.
*Rua Ermou
A Ermou é a principal e mais famosa rua de comércio de Atenas. Ligando a Praça Syntagma até o Bairro Monastiraki, é uma rua com alguns trechos somente para pedestres, repleta de lojas de marca como Zara, Sephora, Mac, Nike, entre outras. Muito boa para apreciar o comércio local!
Depois do passeio pela Ermou, seguimos para Plaka, almoçamos e no final da tarde pegamos um taxi e fomos para Licavitós.
*Colina Licavitós
Licavitós é a colina mais alta de Atenas com 280 metros de altura. Pode-se acessar a colina através do teleférico, carro ou ainda a pé pelos caminhos que existem na encosta da colina. No topo da colina encontram-se uma capela, restaurante e o teatro Licavitós que no verão há apresentações e concertos. Mas, o momento mágico da visita à colina é ver o belo pôr-do-sol sobre Atenas. Fantástico!
Finalizada a visita a Licavitós, jantamos e retornamos ao hotel e no dia seguinte fizemos um tour de quatro dias pelo interior da Grécia visitando Olímpia, Delfos e os Mosteiros de Meteora na cidade de Kalambaka.
*Dicas:
-Taxi de Plaka até a Colina custou 10 euros;
-Teleférico custa 7 euros por pessoa, ida e voltta;
-O teleférico é todo subterrâneo, não tem nenhuma visão externa.
-Pôr-do-sol acontece às 20:45 horas no mês de julho.
-Para visitar o roteiro Grécia Clássica clique aqui: Gréci a Clássica
_________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - julho de 2015